Apesar da corriqueira prática de gestão de energia feita pela comissão técnica, Gustavo Gómez é o jogador do elenco com mais minutos em campo
Desde que foi contratado, Abel Ferreira sempre teve que lidar com o fato de o Palmeiras não ter tempo para descansar e treinar. Primeiro, os jogos se acumularam devido à pandemia de Covid-19; e depois por conta do desempenho esportivo do clube, que nos últimos anos vem chegando às fases finais de quase todas as competições que disputa.
Em 2022, a sequência pesada de jogos se manteve. O Palmeiras iniciou o ano no dia 23 de janeiro, contra o Novorizontino, fora de casa. Desde então, em apenas uma vez a equipe teve sete dias entre um jogo e outro (antes do início do Mundial de Clubes). Por conta disso, a comissão técnica recorreu novamente à prática de gestão de energia no elenco. “Não sei como vamos fazer quando chegarmos ao meio da temporada”, chegou a dizer Abel Ferreira em entrevista coletiva.
Nos últimos jogos, o treinador e seus auxiliares optaram por escalar força total no Brasileirão e colocar uma equipe alternativa na Libertadores. Para o zagueiro Gustavo Gómez, no entanto, não houve descanso. Atualmente ele é o jogador com mais partidas consecutivas iniciando como titular, com sete.
Foram jogos contra Red Bull Bragantino e SPFC (duas vezes), pelo Paulistão; Deportivo Táchira (VEN) e Independiente Petrolero (BOL), pela Libertadores; e Ceará e Goiás, válidos pelo Campeonato Brasileiro. Além disso, apenas na goleada por 8 a 1 sobre os bolivianos em que o capitão palmeirense foi substituído; no restante, ele atuou por todos os 90 minutos.
Essa sequência de partidas ocorre por conta da pouca quantidade de defensores no elenco (4), já que Renan foi emprestado ao Bragantino, e Luan segue em recuperação de lesão. São três zagueiros disponíveis no momento e a comissão técnica vem optando por alterar sempre o parceiro de Gómez: Murilo atuou cinco vezes enquanto Kuscevic foi a campo em duas oportunidades.
Campeão da Copinha, Lucas Freitas estourou a idade da base, mas ainda não foi oficialmente integrado à equipe principal – ele vem apenas treinando com o elenco. Outra opção é Naves, que pertence ao time Sub-20.
Apesar da sequência sem ser poupado, Gustavo Gómez mantém um bom desempenho na temporada, segundo os dados estatísticos. Nesses sete jogos, foram: quatro cortes de média por partida, 83% de acerto nos passes e 65% nos lançamentos.
Gustavo Gómez é o atleta com mais minutos em campo
Entre todos os jogadores do atual elenco, Gustavo Gómez é o que mais acumula minutos dentro de campo, com 1.554 – na sequência vem o goleiro Weverton, que soma 1.483 minutos.
O Palmeiras terá na sequência dois jogos difíceis pelo Brasileirão (Flamengo e SCCP) e um fora de casa na Libertadores, contra o Emelec. Um dos pilares da equipe, Gómez provavelmente não sairá do time e deve aumentar sua sequência como titular.