Descanso? Gustavo Gómez atuou como titular nas últimas 7 partidas do Palmeiras

Gustavo Gómez do Palmeiras em disputa com Pedro Raul do Goiás, durante partida válida pela segunda rodada do Brasileirão 2022, no Estádio Hailé Pinheiro.
Cesar Greco

Apesar da corriqueira prática de gestão de energia feita pela comissão técnica, Gustavo Gómez é o jogador do elenco com mais minutos em campo

Desde que foi contratado, Abel Ferreira sempre teve que lidar com o fato de o Palmeiras não ter tempo para descansar e treinar. Primeiro, os jogos se acumularam devido à pandemia de Covid-19; e depois por conta do desempenho esportivo do clube, que nos últimos anos vem chegando às fases finais de quase todas as competições que disputa.

Em 2022, a sequência pesada de jogos se manteve. O Palmeiras iniciou o ano no dia 23 de janeiro, contra o Novorizontino, fora de casa. Desde então, em apenas uma vez a equipe teve sete dias entre um jogo e outro (antes do início do Mundial de Clubes). Por conta disso, a comissão técnica recorreu novamente à prática de gestão de energia no elenco. “Não sei como vamos fazer quando chegarmos ao meio da temporada”, chegou a dizer Abel Ferreira em entrevista coletiva.

Nos últimos jogos, o treinador e seus auxiliares optaram por escalar força total no Brasileirão e colocar uma equipe alternativa na Libertadores. Para o zagueiro Gustavo Gómez, no entanto, não houve descanso. Atualmente ele é o jogador com mais partidas consecutivas iniciando como titular, com sete.

Foram jogos contra Red Bull Bragantino e SPFC (duas vezes), pelo Paulistão; Deportivo Táchira (VEN) e Independiente Petrolero (BOL), pela Libertadores; e Ceará e Goiás, válidos pelo Campeonato Brasileiro. Além disso, apenas na goleada por 8 a 1 sobre os bolivianos em que o capitão palmeirense foi substituído; no restante, ele atuou por todos os 90 minutos.

Essa sequência de partidas ocorre por conta da pouca quantidade de defensores no elenco (4), já que Renan foi emprestado ao Bragantino, e Luan segue em recuperação de lesão. São três zagueiros disponíveis no momento e a comissão técnica vem optando por alterar sempre o parceiro de Gómez: Murilo atuou cinco vezes enquanto Kuscevic foi a campo em duas oportunidades.

Campeão da Copinha, Lucas Freitas estourou a idade da base, mas ainda não foi oficialmente integrado à equipe principal – ele vem apenas treinando com o elenco. Outra opção é Naves, que pertence ao time Sub-20.

Apesar da sequência sem ser poupado, Gustavo Gómez mantém um bom desempenho na temporada, segundo os dados estatísticos. Nesses sete jogos, foram: quatro cortes de média por partida, 83% de acerto nos passes e 65% nos lançamentos.

Gustavo Gómez é o atleta com mais minutos em campo

Gustavo Gómez comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Ceará, durante partida válida pela primeira rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Entre todos os jogadores do atual elenco, Gustavo Gómez é o que mais acumula minutos dentro de campo, com 1.554 – na sequência vem o goleiro Weverton, que soma 1.483 minutos.

O Palmeiras terá na sequência dois jogos difíceis pelo Brasileirão (Flamengo e SCCP) e um fora de casa na Libertadores, contra o Emelec. Um dos pilares da equipe, Gómez provavelmente não sairá do time e deve aumentar sua sequência como titular.