Gustavo Gómez marca pelo 2º jogo seguido e se torna o artilheiro do Palmeiras no Brasileirão

Gustavo Gómez comemora seu gol pelo Palmeiras contra o SPFC, durante partida válida pela décima terceira rodada do Brasileirão 2022, no Morumbi.
Cesar Greco

Gustavo Gómez marcou contra o SPFC e chegou a seis gols no Campeonato Brasileiro

Seja atuando como zagueiro ou improvisado na lateral-direita, Gustavo Gómez, nos últimos dois jogos, vem decidindo no ataque para o Palmeiras. Depois de marcar duas vezes contra o Atlético-GO, o camisa 15 balançou as redes do SPFC, no Morumbi, na noite de segunda-feira.

O gol do capitão palmeirense ocorreu aos 44 minutos do segundo tempo, de cabeça, após cruzamento de Gustavo Scarpa, quando o placar ainda apontava 1 a 0 para o rival. O tento, além de empatar o duelo, motivou ainda mais o Verdão a buscar a virada, que ocorreu minutos depois, com Murilo.

Gómez chegou a seis gols na temporada, sendo todos pelo Campeonato Brasileiro, números que o fazem ser o artilheiro do Palmeiras na competição, ao lado de Rony.

Zagueiro-artilheiro, o paraguaio é um dos quatro atletas do atual elenco a ter balançado as redes de todos os rivais do Palmeiras; as estatísticas apontam seis gols, sendo dois contra o SPFC, três frente ao Santos e um sobre o SCCP.

Gustavo Gómez se isola em lista dos maiores zagueiros-artilheiros do Palmeiras

Gustavo Gómez do Palmeiras em disputa com Patrick do SPFC, durante partida válida pela décima terceira rodada do Brasileirão 2022, no Morumbi.
Cesar Greco

Ao marcar contra o SPFC, Gustavo Gómez ultrapassou Vágner Bacharel em números de gols anotados com a camisa do Palmeiras e se isolou na terceira posição, com 22 tentos, logo atrás de Loschiavo (32) e Luís Pereira (36).

Além disso, o defensor alcançou outro feito: ele chegou a 115 vitórias pelo clube, igualou Arce, e atualmente é o segundo estrangeiro com mais triunfos na História do Verdão, ficando atrás apenas de Valdivia, com 122.

Gustavo Gómez marca duas vezes e se torna o 3º zagueiro-artilheiro da História do Palmeiras

Gustavo Gómez comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Atlético-GO, durante partida válida pela décima segunda rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Gustavo Gómez chegou a 22 gols pelo clube e deixou para trás o ex-zagueiro Cléber

De volta à equipe titular do Palmeiras após período com a seleção paraguaia, Gustavo Gómez precisou de apenas cinco minutos para fazer história. Ao marcar dois gols diante do Atlético-GO (aos 43’ e 48’ do primeiro tempo), o camisa 15 se tornou o terceiro maior zagueiro-artilheiro da História do Verdão.

São 22 bolas na rede para o capitão, que deixou para trás Cléber e empatou com Vágner BacharelLoschiavo, com 32, e Luís Pereira, com 36, vêm logo à frente. Na atual temporada, o paraguaio contabiliza cinco tentos.

Contratado em 2018, Gómez soma 187 partidas pelo Palmeiras e sete títulos conquistados. Líder do elenco e ídolo da torcida palmeirense, o defensor acumula outros feitos pelo clube; confira:

  • 22º zagueiro com mais jogos pelo Palmeiras: 187;
  • 3º estrangeiro com mais jogos pelo Palmeiras e mais vitórias (114);
  • Estrangeiro com mais títulos na História do Palmeiras: 7;
  • Jogador de linha com mais vitórias pelo Palmeiras na Libertadores: 33;
  • 10º jogador com mais partidas no Allianz Parque: 76;
  • Nunca passou uma temporada sem ir às redes.

Gustavo Gómez quebra tabu

Gustavo Gómez comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Atlético-GO, durante partida válida pela décima segunda rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Os dois gols de Gustavo Gómez também quebraram um tabu de quase 10 anos sem que um zagueiro marcasse ao menos duas vezes em uma partida do Verdão. O último a conseguir o feito foi Henrique, no empate em 3 a 3 com o XV de Piracicaba, em 3 de fevereiro de 2013.

Com Gómez em campo, o Palmeiras enfrenta na próxima segunda-feira o SPFC, no Morumbi, às 20h, pelo Brasileirão. Enquanto o Verdão é o líder com 25 pontos, o rival ocupa a quinta colocação, com 18.

Com atividades técnicas e táticas, Palmeiras treina na Academia de Futebol

Danilo e Rony durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Palmeiras enfrenta o Atlético-GO nesta quinta-feira, no Allianz Parque; Jorge e Marcos Rocha devem ser desfalques

Dando sequência à preparação para o confronto diante do Atlético-GO, que acontece na noite de quinta-feira, no Allianz Parque, o Palmeiras realizou mais uma sessão de treinos na manhã desta quarta-feira, na Academia de Futebol; Abel Ferreira e seus auxiliares comandaram atividades técnico-táticas.

De início, os jogadores formaram dois times em campo reduzido e ensaiaram algumas situações de jogo, como compactação, balanço, marcação, entre outros fundamentos. Em seguida, foram colocados em prática exercícios específicos, nos quais os atletas dos setores ofensivos e defensivos foram separados para trabalhos individualizados.

Com desgaste muscular, Marcos Rocha não foi a campo e permaneceu na parte interna do Centro de Excelência, assim como Jorge, que se recupera de um trauma no joelho direito. Sem o camisa 2 à disposição, a vaga na lateral-direita pode ser preenchida por Garcia ou Mayke, que treinou normalmente.

O meia Raphael Veiga, em tratamento de lesão na coxa direita, realizou atividades na parte interna e no campo, acompanhado de membros do Núcleo de Saúde e Performance.

Gustavo Gómez comenta Palmeiras x Atlético-GO

Gustavo Gómez durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Ao final do treinamento, o zagueiro Gustavo Gómez, de volta ao clube após período com a seleção paraguaia, celebrou o retorno e projetou o duelo contra os goianos.

“O período na Seleção Paraguaia foi legal. Estamos em uma nova etapa lá e era importante jogar e armar um grupo forte. Agora a minha cabeça já está aqui no Palmeiras, pois já temos um jogo importante e vamos fazer de tudo para conseguir a vitória”, disse o jogador.

“Amanhã é um jogo para mantermos a liderança e depois temos uma sequência de jogos fora, que a gente precisa trabalhar bem e mentalizar para ganharmos o maior número de partidas possível”, completou o capitão palmeirense.

Líder do Brasileirão, o Palmeiras está invicto há dez partidas e ostenta a melhor defesa e o melhor ataque da competição. No último encontro entre as equipes no Allianz Parque, em novembro do ano passado, o Verdão goleou o adversário por 4 a 0.

Gustavo Gómez retorna em meio à sequência recorde de ‘baliza a zero’ do Palmeiras no Brasileirão 2022

Gustavo Gómez durante treinamento do Pameiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Desfalque do Palmeiras nos últimos jogos, Gustavo Gómez trabalhou na Academia de Futebol na segunda-feira

Vindo de uma vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, o Palmeiras enfrenta na quinta-feira o Atlético-GO, no Allianz Parque, podendo ter o reforço de Gustavo Gómez, que retornou à equipe após período com a seleção paraguaia. O camisa 15 se reapresentou ontem à Academia de Futebol e realizou atividades na parte interna.

A volta de Gómez ocorre num momento em que o Palmeiras está há seis jogos seguidos do Campeonato Brasileiro sem sofrer gols, sequência recorde da História do clube na era dos pontos corridos – contabilizando todos formatos da competição, a série atual está atrás apenas das sequências obtidas na edição de 1978 (sete jogos) e 1973 (dez partidas). Além disso, o Palmeiras só foi vazado em três dos 11 jogos que disputou na competição – contra Ceará, Goiás e Fluminense – e detém o posto de melhor defesa.

A solidez defensiva do time no Brasileirão é reflexo do que a equipe vem apresentando em toda a temporada, que já se destaca como a menos vazada da História palmeirense na média: 0,51 gol sofrido por jogo (19 em 37 duelos) – números que representam que o clube passou 62% das partidas com a ‘baliza a zero’.

Quem joga ao lado de Gustavo Gómez?

Luan e Murilo em jogo do Palmeiras contra o Coritiba, durante partida válida pela décima primeira rodada do Brasileirão 2022, no Couto Pereira.
Cesar Greco

Sendo Gustavo Gómez titular indiscutível, a comissão técnica precisará escolher entre Murilo e Luan para ser o parceiro do paraguaio. “É ótimo [ter que escolher], adoro ter dor de cabeça. Quando essa situação chegar, de forma fácil e simples eu vou escolher”, revelou Abel Ferreira, logo após o empate em 0 a 0 com o Atlético-MG.

Luan voltou ao time após mais de três meses longe dos gramados e mostrou o mesmo desempenho de antes da lesão; Murilo, por sua vez, aproveitou a contusão do camisa 13 para ter sequência e ajudar o time nas conquistas da Recopa e Campeonato Paulista. Os dois atuaram juntos nos últimos três jogos e tiveram números parecidos, de acordo com o SofaScore:

  • Luan: 14 cortes – 5 interceptações – 3 desarmes – 2 dribles sofridos – 85% de acerto nos passes – 55% de aproveitamento nos lançamentos;
  • Murilo: 15 cortes – 2 interceptações – 1 desarme – 1 drible sofrido – 90% de acerto nos passes – 60,4% de aproveitamento nos lançamentos.

Gustavo Scarpa chega a 6 assistências na temporada e iguala números de Raphael Veiga

Gustavo Scarpa em jogo do Palmeiras contra o Santos, durante partida válida pela oitava rodada do Brasileirão 2022, na Vila Belmiro.
Cesar Greco

Líder do Palmeiras no quesito no ano passado, Gustavo Scarpa alcançou companheiro de equipe após cruzamento para o gol de Gustavo Gómez

Toda vez que Gustavo Scarpa se prepara para cobrar um escanteio ou uma falta lateral, a torcida do Palmeiras já sabe que a chance de o time marcar um gol é grande. Dono de uma perna esquerda calibrada, o camisa 14 se destaca por esse tipo de jogada desde seus tempos de Fluminense.

No último domingo, no duelo do Palmeiras diante do Santos, outra vez a bola parada de Scarpa foi decisiva. Foi dele o cruzamento para o gol de Gustavo Gómez, que deu a vitória ao Verdão por 1 a 0, em partida disputada na Vila Belmiro.

Com o passe para o zagueiro, o camisa 14 chegou a seis assistências na temporada e empatou com Raphael Veiga no topo da lista deste ano. Seja atuando mais centralizado ou caindo mais pelas pontas, Scarpa melhorou seus números nos últimos jogos.

Até o confronto diante da Juazeirense pela Copa do Brasil, que aconteceu no dia 30 de abril, o jogador tinha um gol e duas assistências. Desde então, foi às redes quatro vezes e distribuiu outros quatro passes para gol.

Veja as estatísticas de Scarpa no último mês:

  • 30/04 – Palmeiras 2 x 1 Juazeirense (gol)
  • 03/05 – Independiente Petrolero 0 x 5 Palmeiras (assistência)
  • 08/05 – Palmeiras 1 x 1 Fluminense (assistência)
  • 14/05 – Palmeiras 2 x 0 Red Bull Bragantino (assistência)
  • 24/05 – Palmeiras 4 x 1 Deportivo Táchira (três gols)
  • 29/05 – Santos 0 x 1 Palmeiras (assistência)

Gustavo Scarpa foi o líder de assistências do Palmeiras na temporada passada

Santos 0x1 Palmeiras
Cesar Greco

Na temporada de 2021, o meio-campista deu 22 assistências em 57 partidas. Somente no Brasileirão, foram 14 passes para gol, que o fez ser o líder do quesito bem à frente do segundo colocado que foi Bruno Henrique, atacante do Flamengo (8). No geral, entre os jogadores do atual elenco, apenas Dudu tem números melhores que Scarpa: 85 contra 45.

Um dos jogadores que mais vezes vestiu a camisa do Palmeiras comandado por Abel Ferreira (110 partidas), Scarpa está próximo de alcançar a marca de 200 jogos pelo clube. Atualmente, ele contabiliza 199 e pode atingir o feito no duelo do Verdão contra o Atlético-MG, que acontece neste domingo.

Aos 28 anos, o jogador tem contrato com o Palmeiras até o final de 2022. O clube tenta a renovação do vínculo, mas ainda não há nada acertado.