Atuando mais recuado, Zé Rafael precisou ser convencido por Abel Ferreira para mudar de função
Com a saída de Danilo e sem a chegada de um reforço para a função, a comissão técnica de Abel Ferreira encontrou em Zé Rafael a solução para substituir o ex-camisa 28. Com o encaixe do jogador na ‘5’, Gabriel Menino ganhou a oportunidade no meio-campo e ganhou a vaga de titular.
“Eu dizia para o Zé ano passado: “Você acha que é 8, mas é 5. Você é o único que recupera bolas na nossa equipe, o Danilo não recupera, é você”, disse o treinador, após a vitória sobre o Ituano.
Os números corroboram com a fala de Abel. Em 2020 e 2022, Zé Rafael foi o segundo jogador do elenco com mais desarmes realizados, com 109 e 104 ações respectivamente. Já em 2021, ele foi o líder do quesito com 85 bolas recuperadas.
“O Zé me disse no começo do ano que queria fazer mais gols nesta temporada. Tive que convencê-lo a jogar mais recuado, não entrar tanto na área e não foi fácil. Tanto que falei para o Barros o valorizar. Ele agora estava fazendo duas funções, precisava ganhar mais (risos)”, completou. Em janeiro deste ano, o jogador renovou seu contrato com o Palmeiras até o final de 2025.
Chamado de ‘Robocop’ pelo comandante, Zé participou de 12 dos 14 jogos do Verdão no Paulistão. Ele é o principal jogador do time em desarmes na competição (31) e o quarto colocado entre todos os atletas da competição.
“Ele é um campeão. Quando o chamei de Robocop é porque é muito competitivo, de 10 bolas ganha 8, não nega um sprint. Nossos camisas 5 hoje são o Zé e o Fabinho e se tiver que jogar com eles, vamos jogar, mas não mudo nada do que disse no passado [em relação a reforços]. Confio em todos”, acrescentou. Confira outros números do jogador no Paulistão, de acordo com o Sofascore:
- 9 cortes;
- 16 interceptações;
- 63 duelos ganhos no chão (50%);
- 7 duelos aéreos ganhos (35%);
- 70 disputas de bola vencidas (48%);
Zé Rafael fala sobre nova função
Na zona mista do Allianz Parque, Zé Rafael foi questionado sobre a nova função em campo e a parceria com Gabriel Menino. O camisa 8 disse estar satisfeito com o rendimento, prevê evolução e fala também em adaptação.
“O Abel é um cara muito inteligente, então por característica, assim que o Danilo saiu, ele conversou comigo para fazer esta função. Não pensei duas vezes. Estou aqui para servir o Palmeiras e fazer meu melhor”, disse.
“Claro que há a adaptação, são quase 15 jogos fazendo esta função, mas acho que tenho ido bem. Posso evoluir ainda mais. Assim consigo dar mais liberdade ao Gabriel [Menino], que joga mais solto. Encaixamos a forma de jogar, estamos nos encontrando, mas já estamos organizados. Espero que a equipe consiga evoluir ainda mais durante o ano”, completou.