Copa do Brasil 2023

Palmeiras 4x2 Tombense

A Copa do Brasil de 2023 foi disputada entre os meses de fevereiro e setembro por 92 times, seguindo o regulamento dos anos anteriores: 80 times jogaram as fases preliminares, em vinte chaves de quatro times, com o campeão de cada chave se juntando aos 12 pré-classificados – entre estes, o Palmeiras.

Os 32 clubes da fase final foram então emparelhados em mata-matas, com novos sorteios ao fim de cada fase até as quartas-de-final, quando a chave completa foi sorteada. O Palmeiras enfrentou na fase de 16 avos de final a Tombense, e encaminhou a classificação com uma tranquila vitória por 4 a 2 em Barueri. O empate por 1 a 1 no jogo da volta, em Uberlândia, foi protocolar.

Nas oitavas-de-final o Verdão pegou o Fortaleza, e novamente o primeiro jogo foi com mando do Palmeiras, definido por sorteio. Uma vitória tranquila por 3 a 0 praticamente selou a classificação às quartas-de-final. Mas já era possível notar a queda de produção do time, que não podia contar com Artur, já utilizado pelo Bragantino no início da competição. Endrick não conseguia o melhor encaixe e Abel experimentava, sem sucesso, Bruno Tabata no setor direito.

Palmeiras 3x0 Fortaleza

No jogo da volta, em ritmo ameno, o Fortaleza abriu o placar a quinze minutos do fim e não ameaçou a classificação palmeirense, que assim chegava às quartas-de-final, para enfrentar o SPFC.

No início de julho, o Verdão voltou ao Morumbi, onde já havia vencido o time da casa por 2 a 0 pelo Brasileirão, três semanas antes, mas não fez um bom jogo. Sem tentar se impor, ainda lutando contra o mau encaixe tático, o Verdão saiu derrotado por 1 a 0 – mas havia a convicção que, dentro de casa, as coisas se resolveriam, como de costume – apesar da eliminação “esquisita” do ano anterior, pelo mesmo adversário, no mesmo estádio.

Mas a crise tática do Palmeiras não permitiu que essa remontada se concretizasse. O Verdão até conseguiu sair na frente, com um gol de Piquerez que encobriu Rafael, mas a falta de encaixe das peças em campo se tornava cada vez pior. As coisas se complicaram de vez quando Mayke cometeu um erro grave no início do segundo tempo, permitindo a Luciano servir Caio Paulista, que empatou o jogo.

A falta de confiança se espalhou por todo o estádio. O Palmeiras precisava de um gol para levar a decisão para os pênaltis, mas não se impunha, apenas se lançava à frente de forma desordenada, com substituições que claramente não funcionariam. E o SPFC aproveitou esse momento para selar a classificação, desta vez sem nenhum asterisco, com um gol de David.

O inimigo se encheu de moral para seguir em frente na competição, embalado – e desta forma chegou ao seu primeiro título batendo SCCP na semifinal e o Flamengo na final.

Palmeiras 1x2 SPFC

Lista e estatística dos jogadores

Lista de jogos