Neste domingo, o Palmeiras encara o Fluminense pela 5ª rodada do Brasileirão
Depois de 25 dias, o Palmeiras voltará a atuar no Allianz Parque. No domingo, a equipe enfrenta o Fluminense, em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O último jogo do Verdão em seu estádio ocorreu no dia 12 de abril, na goleada por 8 a 1 sobre o Independiente Petrolero. Desde então, foram dois jogos como mandante na Arena Barueri, contra SCCP e Juazeirense, e quatro confrontos como visitante – dois pelo Brasileirão e dois pela Libertadores.
Apesar de ter atuado longe de casa, o Palmeiras encerrou a sequência de forma invicta, com quatro vitórias e dois empates, e com os primeiros objetivos na Libertadores, que eram a classificação e o primeiro lugar do grupo, alcançados.
No período, além dos adversários, o Palmeiras precisou superar o desgaste físico e mental. Foram cerca de 14 horas de viagem para o Equador e mais 16 horas para a Bolívia. O técnico Abel Ferreira recorreu ao rodízio entre os titulares para não desgastar demais nenhum atleta.
“Temos de continuar com o nosso caminho, trabalho, fazer a gestão de energia para jogar na máxima força. Pensar sempre no próximo jogo, não há outra forma, o calendário nos obriga a fazer isso. Nossa obsessão é pelo trabalho. Essa é a palavra mágica. Quando me perguntam o segredo do sucesso – é o trabalho com qualidade”, declarou Abel em entrevista coletiva após a vitória na Bolívia, na terça-feira.
Dos 24 jogadores que compõem o elenco profissional do Verdão, 22 foram utilizados nesses seis jogos, além do meio-campista Fabinho, do Sub-20. Apenas o terceiro goleiro Vinicius Silvestre e o zagueiro Luan, que se recupera de uma lesão muscular, não foram a campo.
Confira os times que foram a campo em cada jogo:
O único atleta que atuou em todas as partidas como titular foi Gustavo Gómez. O paraguaio vem sendo escalado entre os onze iniciais há 12 jogos. Gabriel Veron, Piquerez, Rony e Rafael Navarro também participaram dos seis jogos, mas alternaram entre a titularidade e o banco de reservas.
Sequência machucou 2 jogadores do Palmeiras, mas saldo ainda é positivo
O Palmeiras teve dois jogadores lesionados ao final da maratona de seis partidas em 18 dias: Jailson e Gabriel Veron. O volante rompeu os ligamentos cruzados do joelho num treino, lesão que não necessariamente está ligada à sequência de partidas, e deve perder o restante da temporada. Veron apresentou edema na coxa esquerda durante o último confronto e é dúvida para os próximos jogos. Vale ressaltar que o camisa 27 vinha de uma sequência de 15 apresentações.
Apesar das duas baixas, o saldo ao final dessas partidas é visto como positivo pelo Palmeiras, tanto na parte esportiva quanto na parte clínica.