Palmeiras x Athletico-PR será inédito na Libertadores; contra Felipão, será a 3ª vez

Raphael Veiga do Palmeiras em disputa com Hugo Moura do Athletico-PR, durante partida válida pela décima quinta rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

As datas para os dois confrontos entre Palmeiras x Athletico-PR já foram definidas pela Conmebol

O Palmeiras conheceu seu adversário da semifinal da Libertadores na noite de ontem: será o Athletico-PR, treinado por Luiz Felipe Scolari. A equipe paranaense deixou para trás o Estudiantes após vencer por 1 a 0 no placar agregado – os times empataram em 0 a 0 no jogo de ida, em Curitiba, e o Athletico venceu o duelo na Argentina por 1 a 0, com gol no último minuto marcado por Vitor Roque.

Será a primeira vez na História que o Verdão enfrentará o Athletico-PR na Libertadores, e a segunda em torneios realizados pela Conmebol, já que os dois times se encontraram na Recopa Sul-Americana deste ano.

Semifinalista pela décima vez, o Palmeiras já encarou outros times brasileiros nesta fase da competição por duas vezes e levou a melhor em ambas: venceu o SCCP nos pênaltis na edição de 2000 e superou o Atlético-MG no ano passado graças ao gol de Dudu, no Mineirão. Pelos lados paranaenses, será a segunda vez que chegam entre os quatro principais times do torneio continental – a outra oportunidade foi em 2005, quando foram derrotados na decisão.

As datas das duas partidas já foram definidas pela Conmebol. A ida, na Arena da Baixada, acontece no dia 30 deste mês (terça-feira), às 21h30; a volta, no Allianz Parque, será na semana seguinte, dia 6 de setembro, no mesmo horário. Ambas as partidas serão transmitidas pelo SBT.

Dono da melhor campanha da fase de grupos, o Palmeiras segue invicto na atual edição da Libertadores – são oito vitórias e dois empates, com 35 gols marcados e 5 sofridos. O Athletico-PR, por sua vez, tem cinco vitórias, três empates e duas derrotas, com 12 tentos a favor e nove contra.

Palmeiras reencontrará Felipão na Libertadores

Terceiro técnico mais vencedor da História do Palmeiras e o primeiro a conquistar a Libertadores pelo clube, Luiz Felipe Scolari enfrentará o Verdão pela terceira vez na competição continental. Os dois duelos anteriores foram marcados por muita emoção.

Abel Ferreira e Felipão se cumprimentam em jogo do Palmeiras contra o Athletico-PR, durante partida válida pela décima quinta rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Em 1995, Felipão era o treinador do Grêmio nos históricos confrontos que terminaram em 5 a 0 para os gaúchos no estádio Olímpico e 5 a 1 para o Verdão no Palestra Italia (6 a 5 para o Grêmio no placar agregado). À época, Carlos Alberto Silva dirigia o Palmeiras.

No ano de 2001 ocorreu o segundo encontro e, desta vez, o Palmeiras levou a melhor. O embate foi diante do Cruzeiro, com o primeiro jogo, disputado no Palestra Italia, terminando empatado em 3 a 3 e o segundo, no Mineirão, em 2 a 2. Na decisão por pênaltis, Marcos brilhou ao pegar três cobranças e o Verdão, comandado por Celso Roth, venceu por 4 a 3.

Deixe uma resposta