Na História: há 7 anos, Palmeiras batia o Santos e conquistava primeiro título no Allianz Parque

São Paulo, 02 de Dezembro de 2015: PALMEIRAS x Santos - Jogadores do Palmeiras, comemoram a conquista da Copa do Brasil 2015 após jogo contra o Santos, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Em 2 de dezembro de 2015, o Palmeiras venceu o rival e ganhou sua terceira Copa do Brasil

“Se o Prass fizer o Palmeiras é campeão, se o Prass fizer o Palmeiras é campeão”. A narração de Cléber Machado do último pênalti do Palmeiras contra o Santos, na final da Copa do Brasil de 2015, ficou marcada para os palmeirenses.

Há exatos sete anos, o Verdão venceu o rival e conquistou o título que marcou o início da vitoriosa “era Allianz Parque”. A Copa do Brasil de 2015 foi a primeira das dez conquistas que o Verdão alcançou desde a inauguração do estádio.

O Palmeiras chegou à final da competição depois de passar pelo Vitória da Conquista, Sampaio Corrêa e ASA, nas fases preliminares. Na sequência, avançou sobre o Cruzeiro (oitavas), Internacional (quartas) e Fluminense (semifinal). A decisão diante do Santos foi uma reedição da final do Paulista, que aconteceu sete meses antes.

Fernando Prass do Palmeiras, comemora a conquista da Copa do Brasil 2015 após jogo contra o Santos, no Allianz Parque.
Cesar Greco

O primeiro jogo, na Vila Belmiro, terminou com a vitória do adversário por 1 a 0, com o Santos desperdiçando um pênalti e um gol sem goleiro, e o Palmeiras não tendo um pênalti marcado a seu favor em cima de Lucas Barrios.

A imprensa já tratava a equipe da Baixada Santista como campeão; no entanto, na volta, com 39.660 pessoas presentes ao Allianz Parque, o Verdão venceu por 2 a 1 no tempo regulamentar e por 4 a 3 nos pênaltis.

Apoiado pelos milhares de torcedores que estavam dentro e fora do estádio, o Palmeiras impôs a autoridade de mandante e sufocou o Santos durante toda a partida. Com apenas 20 segundos de jogo, Gabriel Jesus arrancou livre em direção ao gol, mas bateu por cima. Dudu, aos 11’ e aos 39’ da etapa final, marcou os tentos palmeirenses. Entretanto, a três minutos do fim, Ricardo Oliveira descontou e igualou o placar agregado – não havia a regra do gol qualificado na final.

Nos pênaltis, Fernando Prass foi herói palmeirense. O goleiro defendeu a cobrança de Gustavo Henrique e estufou com força as redes de Vanderlei para dar o título ao Verdão, na última cobrança – Zé Roberto, Jackson e Cristaldo também haviam convertido.

Goleadas marcam o dia 2 de dezembro na História do Palmeiras

O dia 2 de dezembro reserva também goleadas impactantes impostas pelo Verdão. Nesta data, o Palmeiras goleou o Ypiranga por 9 a 1, pelo Paulista de 1928, e o Miramar por 8 a 2, em um amistoso disputado em 1947.

Além disso, houve expressivas vitórias sobre o Radium, no Paulista de 1951, por 6 a 1; 5 a 1 em cima do Comercial no Campeonato Brasileiro de 1979; e, mais recentemente, 5 a 0 sobre o Delfín, no jogo de volta das oitavas-de-final da Libertadores de 2020 – segunda partida de Libertadores do técnico Abel Ferreira.

Clique aqui e veja todos os jogos realizados pelo Palmeiras no dia 2 de dezembro.

Deixe uma resposta