Abel Ferreira recebeu o troféu Quinas de Ouro, maior honraria concedida pela federação aos treinadores
Nesta terça-feira, o técnico Abel Ferreira foi condecorado com o troféu Quinas de Ouro, a mais alta distinção concedida pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a treinadores do país, pelas conquistas das Libertadores no ano passado.
Devido aos compromissos profissionais com o Palmeiras, o comandante não pôde comparecer presencialmente à cerimônia de entrega do prêmio, que aconteceu em Lisboa nesta terça. O troféu foi entregue na Academia de Futebol pelo ex-atacante e companheiro de Abel no Sporting, Helder Postiga, atual diretor da FPF.
Além de premiar Abel, Postiga aproveitou a ocasião para conhecer o Centro de Treinamento do Palmeiras e recebeu uma camisa personalizada do clube das mãos da presidente Leila Pereira.
Outros treinadores portugueses foram agraciados com o Quinas de Ouro, por conquistas de títulos internacionais na última temporada: José Mourinho, campeão da Conference League pela Roma, e Leonardo Jardim, que ganhou a Liga dos Campeões da Ásia à frente do Al-Hilal, da Arábia Saudita.
Abel dedica prêmio aos jogadores e à torcida
Ao comentar sobre o prêmio recebido, o técnico fez questão de agradecer aos jogadores e também dedicou o troféu aos torcedores palmeirenses.
“Quando olho para este troféu, eu penso nos meus jogadores e em todos que me ajudaram a chegar a este nível. Foram eles quem me fizeram ganhar títulos e sabem do respeito e admiração que tenho por cada um deles”, disse Abel.
“Gostaria de dividir esta premiação com a torcida palmeirense e com todos que trabalham pelo clube e contribuem com a sua excelência. Deixo também uma palavra de agradecimento à Federação Portuguesa de Futebol por essa distinção. Como já disse várias vezes, a gratidão é a memória do coração”, concluiu.
É a quarta vez que Abel Ferreira é homenageado pelo trabalho desenvolvido no Palmeiras. Em maio, foi eleito o melhor técnico português no exterior pela Associação de Jornalistas Esportivos de Portugal.
No ano passado, recebeu o prêmio “Talento que marca o Mundo” da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e também foi condecorado pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, como Comendador da Ordem do Infante D. Henrique – a homenagem ocorreu como forma de reconhecimento aos serviços prestados pelo profissional à imagem do país.