Palmeiras terminará a competição como o melhor visitante e entre os melhores mandantes
O Palmeiras confirmou o título Brasileiro na última quarta-feira com a goleada por 4 a 0 sobre o Fortaleza e, para chegar à conquista, a equipe precisou seguir à risca o plano definido no início do campeonato: ser um dos melhores mandantes e somar o máximo de pontos fora de casa.
Foram esses dois índices que Marcos Rocha, Gustavo Gómez e Weverton, campeões em 2018 pelo Verdão, julgaram mais relevantes e passaram à comissão técnica antes do torneio iniciar. “O Abel sempre trabalha conosco, que somos os mais experientes do elenco. Temos a responsabilidade de conversar com a direção, passar informação, às vezes puxar a orelha de um ou de outro pela liberdade que ele transferiu pra gente”, disse o lateral ao podcast do Palmeiras.
“No começo da competição, nós conversamos e o Abel perguntou o que a gente deveria fazer para conseguir o título e falamos que a gente tinha que ser muito forte dentro de casa e, fora de casa, buscar os pontos. Então conseguimos esse equilíbrio”, completou o lateral.
Em 35 rodadas disputadas até o momento, o Verdão é o melhor mandante com 40 pontos conquistados em 18 jogos, seguido pelo Inter, com 38. O Palmeiras ainda tem mais um jogo a fazer em seus domínios, frente ao América-MG, e os gaúchos ainda têm mais duas partidas como mandantes – a última delas exatamente contra o Palmeiras. Assim, para finalizar o campeonato como o líder no critério, o Verdão precisa vencer seu confronto e arrancar ao menos um empate em Porto Alegre – ou torcer para que o Inter tropece diante do Athletico-PR.
O que já está garantido, independentemente dos resultados finais, é o prêmio de visitante mais indigesto. O Palmeiras não perdeu nenhum jogo fora de casa e soma 37 pontos – Botafogo (30) e Fluminense (28) vêm na sequência. São 17 partidas de invencibilidade para o Verdão, maior série invicta em uma mesma edição do Brasileirão.
Se vencer um dos dois jogos que ainda faz fora de casa no torneio, contra Cuiabá (6/11) ou Internacional (13/11), o Palmeiras garantirá também a melhor campanha de um clube como visitante na era dos pontos corridos – o Fluminense é o dono do recorde com 39 pontos ganhos em 2011.
Palmeiras pode quebrar mais recordes
Com as metas estabelecidas no início já alcançadas, o Palmeiras joga as últimas três partidas do Brasileirão podendo bater marcas e recordes. Atualmente, o Verdão tem o melhor ataque (63 gols marcados) e a defesa mais sólida (22 gols marcados); além de ser a equipe que mais venceu (22) e a que menos perdeu (2).
Na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro, apenas um time conseguiu terminar a competição sendo o melhor em todos os critérios (mandante, visitante, ataque e defesa) e também sendo ‘campeão’ do 1º e do 2º turnos, que foi o SCCP, em 2015. Se mantiver o ritmo, o Palmeiras igualará o feito.
Com apenas dois reveses no campeonato, o Palmeiras pode também ser o time com o menor número de derrotas em uma edição de Brasileirão desde a implementação dos pontos corridos e, consequentemente, o único clube a finalizar o torneio sem ser derrotado fora de casa.