Melhor campanha e recordes: Palmeiras encara Emelec em busca de mais objetivos na Libertadores

Gustavo Scarpa em jogo do Palmeiras contra o Emelec, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2022, no Estádio George Capwell.
Cesar Greco

Classificado de forma antecipada às oitavas-de-final, Palmeiras enfrenta o Emelec na noite desta quarta-feira, no Allianz Parque

O Palmeiras entra em campo na noite desta quarta-feira para enfrentar o Emelec-EQU, no Allianz Parque, em jogo válido pela quinta rodada da Fase de Grupos da Libertadores.

Com 100% de aproveitamento, já classificado para as oitavas-de-final e garantido como o primeiro colocado do Grupo A, o Verdão enfrenta a equipe equatoriana em busca de mais alguns objetivos nesta fase da competição.

O primeiro e mais importante é a liderança da tabela geral, que deixará a equipe com a vantagem de decidir o mata-mata no Allianz Parque, até a grande final, no estádio Monumental Isidro Romero Carbo – conhecido como Monumental de Guayaquil – no Equador. Atualmente, o Palmeiras é o primeiro colocado de forma isolada com 12 pontos, seguido por Estudiantes, Flamengo e River Plate, todos com 10.

Caso o time de Abel Ferreira e as outras três equipes vençam na rodada, bastará um empate no último jogo para que o Palmeiras garanta a primeira colocação, já que o saldo de gols palmeirense é muito superior aos dos adversários – são 20 gols anotados e apenas dois sofridos, em quatro jogos (o Estudiantes tem seis de saldo, o Flamengo cinco e o River quatro). E se apenas o Verdão triunfar na rodada 5, o objetivo já será alcançado.

Estudiantes e Flamengo jogam nesta terça-feira, contra Red Bull Bragantino e Universidad Católica, respectivamente. Os argentinos atuam fora de casa, enquanto os brasileiros jogarão no Maracanã. O River Plate, por sua vez, encara o Colo-Colo no Monumental de Nuñez, na quinta-feira.

O Verdão terminou a fase de grupos como o time de melhor campanha em três das últimas quatro edições da competição: 2018, 2019 e 2020. No ano passado, a equipe terminou com a segunda melhor campanha, atrás apenas do Atlético-MG.

“Sabemos da importância do segundo jogo em casa [no mata-mata]. Nos seis jogos da fase de grupos temos de conseguir o máximo de pontos, o máximo de gols. Isso faz com que a equipe tenha o pé no acelerador. Nosso objetivo é jogo a jogo”, disse João Martins, logo após a primeira vitória da equipe, sobre o Deportivo Táchira, por 4 a 0, na Venezuela.

Recordes podem ser alcançados pelo Palmeiras

Dono de diversos recordes entre as equipes brasileiras na Libertadores, o Palmeiras tem a chance de alcançar mais alguns feitos contra o Emelec. Em caso de vitória, o clube igualará seu melhor início de Libertadores, que são cinco triunfos seguidos, algo que o Verdão conseguiu apenas em 1968, quando venceu o Náutico e duas vezes cada, o Deportivo Galícia e o Deportivo Portugués, ambos da Venezuela.

Além disso, a equipe tem a oportunidade de se tornar o melhor ataque da História da fase de grupos da Libertadores. São 20 gols marcados até o momento – o recorde da competição é do River Plate, que anotou 21 na edição 2020. Os tentos palmeirenses estão distribuídos entre Rafael Navarro (7 gols), Raphael Veiga (6), Rony (2) e Breno Lopes, Dudu, Gabriel Veron, Murilo e Zé Rafael (1).

A partida entre Palmeiras e Emelec está marcada para começar às 19h. Até o momento, mais de 27 mil ingressos foram vendidos.