Palmeiras x Botafogo: argentino será o árbitro do jogo decisivo

Facundo Tello em jogo do Palmeiras contra o Deportivo Pereira, na primeira partida válida pelas quartas de final da Libertadores 2023, no Estádio Hernán Ramírez Villegas.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Facundo Tello já esteve presente em outras partidas de mata-mata do Palmeiras na Libertadores

A Conmebol divulgou a escala dos árbitros para os confrontos das oitavas de final da Libertadores e o argentino Facundo Tello, de 42 anos, será o juiz principal do duelo entre Palmeiras e Botafogo, que acontece na noite desta quarta-feira no Allianz Parque.

Tello já comandou o apito em quatro jogos do Verdão na carreira e pontuados por uma série de coincidências: a primeira oportunidade foi no 2 a 2 contra o Athlético-PR, em Curitiba, na disputa preliminar da Recopa Sul-Americana 2022, que culminou na conquista pelo Palmeiras.

Os outros três jogos foram em partidas válidas pelas fases eliminatórias da Libertadores: nas idas das quartas de final de 2022 e oitavas de final de 2023, tendo o mesmo adversário e palco, o Atlético-MG no Mineirão; e por fim, na primeira perna das quartas de final – também – de 2023, quando o Verdão não tomou conhecimento do Deportivo Pereira, e goleou o adversário por 4 a 0, em Pereira.

O VAR ficará a cargo de Silvio Trucco, que será o responsável pela tecnologia pela primeira vez em jogos do Verdão. Ele será auxiliado por Hector Paletta.

Confira a escala completa da arbitragem para Palmeiras x Botafogo:

  • Árbitro: Facundo Tello;
  • Assistente 1: Juan Pablo Belatti;
  • Assistente 2: Cristian Navarro;
  • 4º árbitro: Sebastian Zunino;
  • VAR: Silvio Trucco;
  • AVAR: Hector Paletta.

Conmebol define arbitragem da Recopa Sul-Americana

Conmebol define arbitragem da Recopa Sul-Americana.
Alejandro Pagni

Jogo de ida terá equipe de arbitragem argentina, enquanto duelo da volta será comandado por um venezuelano

De volta ao Brasil após o fim do Mundial de Clubes, o Palmeiras disputará outra decisão já nos próximos dias. Nos dias 23 de fevereiro e 2 de março, o Verdão enfrentará o Athletico-PR na final da Recopa Sul-Americana. No último final de semana, a Conmebol definiu os árbitros que comandarão as duas partidas.

Da Argentina, vem toda a equipe de arbitragem do jogo de ida. O juiz principal será Facundo Tello, de 39 anos; Ezequiel Brailovsky e Maximiliano Del Yesso serão os assistentes, enquanto Maria Laura Fortuna será a quarta árbitra. Patricio Loustau, de 46 anos, será o responsável por comandar o VAR.

Presente no quadro de árbitros da Fifa desde 2019, Tello nunca apitou um jogo do Verdão na carreira. Na última final de Libertadores, disputada entre Palmeiras e Flamengo, ele foi o quarto árbitro.

Arbitragem da volta de será de Jesús Valenzuela

Conmebol define arbitragem da Recopa Sul-Americana
Reprodução

Para o segundo jogo, o escolhido para ser o comandante principal foi o venezuelano Jesús Valenzuela, de 38 anos. Para auxiliá-lo, o juiz terá seus conterrâneos Jorge Urrego (assistente 1) e Tulio Moreno (assistente 2), além de Alexis Herrera (4º árbitro). O designado pela entidade para o VAR foi o argentino Germán Delfino.

Diferentemente de Facundo Tello, Valenzuela já esteve à frente do apito em jogos do Palmeiras. Ao todo, foram duas partidas e duas vitórias palmeirenses: contra o Libertad (3 a 0), nas quartas-de-final da Libertadores de 2020, e diante do Independiente Del Valle (1 a 0), ainda na fase de grupos da competição de 2021.

O primeiro confronto com o Furacão ocorrerá na Arena da Baixada, enquanto o jogo decisivo será no Allianz Parque. É a segunda vez na História que o Verdão disputa a Recopa Sul-Americana – no ano passado, a equipe perdeu o título para o Defensa Y Justicia nos pênaltis.