Espírito de luta: Palmeiras arranca empate no Mineirão e amplia invencibilidade histórica como visitante

Palmeiras posa para foto em jogo contra a equipe do Atlético-MG, antes da primeira partida válida pelas quartas de final da Libertadores 2022, no Mineirão.
Cesar Greco

Após ter ficado atrás do placar por dois gols de diferença, o Palmeiras buscou o empate nos últimos minutos do confronto

Após ver o Atlético-MG abrir 2 a 0 nos minutos iniciais do segundo tempo do primeiro jogo das quartas-de-final da Libertadores, disputado no Mineirão, o Palmeiras sobreviveu à pressão do time mineiro e buscou o empate na casa adversária, com Murilo, aos 13’ da etapa final, e Danilo, já nos acréscimos.

“A gente sempre conversa sobre o quanto é essencial manter isso, de sempre ter energia, o pensamento positivo, não desistir nunca. Temos isso em mente”, destacou Murilo, após o jogo.

O resultado final, além de manter o Verdão vivo na competição, também ampliou a série histórica de invencibilidade da equipe atuando como visitante na Libertadores: são 20 jogos sem perder, com 14 vitórias e seis empates – recorde absoluto na História do torneio continental.

“É um número excelente de invencibilidade”, citou Gustavo Scarpa, na zona mista do Mineirão. “Mas o importante é a classificação. Ficamos felizes, [a invencibilidade] é fruto do nosso trabalho”, completou.

O último revés ocorreu há mais de três anos, para o San Lorenzo, por 1 a 0, ainda na fase de grupos da edição de 2019. Com Abel Ferreira no comando, o Verdão não saiu nenhuma vez derrotado jogando fora de casa.

As atuações do Palmeiras como visitante na Libertadores refletem o que o time vem apresentando na temporada atuando longe do Allianz Parque. Em 25 jogos disputados, são 14 vitórias, nove empates e apenas duas derrotas (68% de aproveitamento), sendo que o Verdão é a única equipe do Brasileirão que ainda não perdeu um jogo sequer fora de casa.

Palmeiras pode alcançar novo recorde

O Palmeiras não perde na Libertadores, independentemente do mando de campo, há 17 jogos e pode igualar o recorde da competição, que pertence ao Atlético-MG (18 partidas invictas), na quarta-feira que vem, justamente contra a equipe mineira.

A série atual começou na última partida da fase de grupos da edição passada, quando o Verdão goleou o Universitário por 6 a 0, no Allianz Parque. Desde então, foram oito jogos de invencibilidade em 2021 e mais nove em 2022 (13 vitórias e quatro empates).

Permanecer por longos períodos sem ser derrotado é uma tônica do Palmeiras de Abel Ferreira em 2022. A equipe ficou 19 jogos invictos entre os meses de abril e junho; 12 entre fevereiro e o começo de abril; e, atualmente, não perde há oito jogos – desde o revés por 2 a 0 frente ao Athletico-PR.