Avassalador: Palmeiras alcança números e feitos históricos na Libertadores

Zé Rafael em jogo do Palmeiras contra o Independiente Petrolero, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2022, no Estádio Olímpico Pátria.
Cesar Greco

Palmeiras goleou o Independiente Petrolero por 5 a 0 e garantiu classificação antecipada ao mata-mata da Libertadores 2022

O Palmeiras novamente não tomou conhecimento do Independiente Petrolero e, na noite desta terça-feira, goleou o adversário por 5 a 0, jogando na altitude de Sucre, na Bolívia. Com a vitória, a equipe garantiu a classificação antecipada às oitavas-de-final da Libertadores e também assegurou a primeira colocação do Grupo A.

A tranquila vitória frente à equipe boliviana fez com que o Verdão atingisse números e marcas históricas na competição. A começar pela quantidade de gols anotados: o time chegou a 20 bolas na rede e está próximo de ultrapassar o River Plate, que marcou 21 vezes em 2020, e se tornar o clube com mais gols marcados na fase de grupos da Libertadores em toda a História – a equipe enfrentará o Emelec e o Deportivo Táchira, ambos no Allianz Parque.

Ainda no quesito bola na rede, o Palmeiras ultrapassou o Cerro Porteño no ranking dos times que mais marcaram na competição e atualmente ocupa a sexta colocação, com 412 tentos. Completam a lista: Olimpia-PAR (466); Boca Juniors-ARG (473); Peñarol-URU (558); Nacional-URU (561); e River Plate-ARG (621).

Além disso, de acordo com os números do DataESPN, desde que Abel Ferreira chegou ao clube nenhuma outra equipe do continente fez mais gols do que o Verdão em jogos da Libertadores (53) – o segundo colocado é o Flamengo, com 41. De quebra, os 5 a 0 sobre o Petrolero representam a maior vitória do Palmeiras como visitante no torneio.

“Os jogadores têm vontade de serem mais e melhores. Resultados e recordes aparecem de forma natural. Não é obsessão. Nossa obsessão é o trabalho, é a palavra mágica. Quando perguntam qual o segredo do sucesso, eu digo que é o trabalho” disse Abel Ferreira após a vitória.

Palmeiras não perde na Libertadores há 12 jogos

Outra estatística que chama atenção é a invencibilidade do Palmeiras na competição: são 12 jogos sem perder, número recorde na História do clube dentro da Libertadores. A última derrota palmeirense ocorreu para o Defensa Y Justicia, em maio do ano passado, por 4 a 3, em jogo válido pela quinta rodada da fase de grupos daquela edição – desde então, são nove vitórias, três empates e um título conquistado.

Os 5 a 0 sobre o Inde também ampliaram a sequência sem derrotas como visitante no torneio. São 18 partidas, com 13 triunfos e cinco empates, sendo o último revés para o San Lorenzo, em 2019.

Bem-vindo à Terceira Academia?

Ao final do jogo, Ademir da Guia, maior jogador da História do Palmeiras, publicou uma imagem em suas redes sociais para enaltecer o trabalho do time comandado por Abel Ferreira.

“Bem-vindos à Terceira Academia”, escreveu o Divino. Confira:

O termo “Academia” foi designado para os times do Palmeiras das décadas de 60 e 70, na qual Ademir era o principal jogador, em virtude da forma com que o time palmeirense jogava e também pelos títulos conquistados.

Nos últimos dois anos, o Palmeiras atual acumula dez decisões disputadas e seis títulos conquistados: Libertadores (2020 e 2021), Copa do Brasil (2020), Recopa Sul-Americana (2022) e Campeonato Paulista (2020 e 2022).