Palmeiras recupera pontos fortes às vésperas de confronto na Libertadores

Jogadores comemoram gol pelo Palmeiras contra o América-MG, durante partida válida pela décima sétima rodada do Brasileirão 2023, no Independência.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Depois de um período de instabilidade, Palmeiras volta a apresentar em campo o que o fez ganhar múltiplos títulos nos últimos anos

O período de turbulência no Palmeiras parece ter ficado para trás com as consecutivas vitórias no Brasileirão contra Fortaleza e América. Alguns pontos explicam a volta do time à estabilidade dentro de campo, como o fim das novelas de negociações para saídas de jogadores importantes; a retomada física e técnica dos titulares; as duas semanas livres para treinar e as sempre letais jogadas de bola parada.

Após a vitória sobre o Fortaleza, no Allianz Parque, Abel afirmou que os reforços do Palmeiras seriam os principais atletas retomarem o foco e deixarem o externo de lado. Na semana anterior à partida, circularam notícias sobre possíveis saídas de Gustavo Gómez e Luan, além de propostas para Piquerez, Rony, Zé Rafael, Vanderlan e outros atletas do elenco, como revelado pelo técnico.

“Muitos jogadores foram sondados para sair, inclusive o treinador. Fico feliz porque é uma forma de reconhecimento do trabalho deles. […] e é normal que isso mexa com a cabeça deles. Agora vamos focar naquilo que controlamos, de fato são muitos zeros, já ganhei alguns quando jogava e ganho alguns atualmente, mas não me movo por isso”, disse Abel.

Semana ‘cheias’

Se, por um lado, a queda de rendimento do Palmeiras coincidiu com as novelas do mercado de transferência, do outro, o elenco teve, no pior momento do clube dos últimos anos, semanas cheias de trabalho para voltar à melhor forma.

Foram apenas dois jogos em 14 dias, algo raro no calendário do futebol brasileiro. Com tempo para trabalhar, o Palmeiras teve a chance de refrescar-se mentalmente e se recuperar fisicamente. Vale lembrar que jogadores importantes se lesionaram nos últimos meses: Marcos Rocha, Murilo, Zé Rafael e Rony, além de Dudu, que ainda não retornou.

Como consequência, alguns atletas voltaram a se destacar positivamente. Rony e Raphael Veiga são exemplos. Criticados por seus desempenhos após o período na seleção, os dois participaram de quatro dos sete gols do Verdão nas últimas duas partidas. O meia foi às redes contra o Fortaleza e concedeu uma assistência diante do América; enquanto o camisa 10 marcou duas vezes no Independência. Outro que contribuiu foi Murilo, que anotou um tento e somou 14 ações defensivas nos dois jogos.

Bola parada letal do Palmeiras

Marca registrada do Palmeiras de Abel Ferreira, as jogadas de bola parada também voltaram a funcionar nestes dois jogos. Contra o Fortaleza, Richard Ríos marcou em um rebote de escanteio; no duelo contra o América, o gol de Murilo saiu após falta cobrada por Gabriel Menino e o segundo tento de Rony foi consequência de um escanteio.

Antes disso, o último gol do Verdão originado de bola parada havia sido contra o Barcelona-EQU, no dia 07 de junho.

Deixe uma resposta