Premiado, Zé Rafael celebra 3ª temporada como volante e período vitorioso no Palmeiras

Zé Rafael em disputa pelo Palmeiras contra o América-MG, durante partida válida pela trigésima sétima rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Zé Rafael citou começo de nova função com Luxemburgo, continuidade com Andrey Lopes e confiança dada por Abel Ferreira

Titular absoluto do Palmeiras, Zé Rafael recebeu seu primeiro prêmio individual na tarde de segunda-feira, o troféu “Bola de Prata”, entregue pela ESPN. O camisa 8 foi escolhido para o meio-campo ideal do Brasileirão, ao lado de André, do Fluminense.

Antes meia ofensivo, Zé foi recuado para a posição de volante no começo de 2020, com Vanderlei Luxemburgo, e consolidou-se com Abel Ferreira, chegando a alcançar números expressivos na temporada. Foi o segundo do time em desarmes (104) e em ações defensivas no ano (126), ficando atrás somente de Marcos Rocha.

“O Abel tem muita importância no meu desenvolvimento. Comecei 2020 mudando de posição com Luxemburgo, numa função mais recuada. O Cebola [Andrey Lopes] deu continuidade e teve importância muito grande”, disse o jogador, em entrevista após a premiação. “Aí o Abel trouxe novidades, confiança e depositou isso na gente. Eu e toda nossa equipe evoluímos juntos para conquistar nossos títulos”, completou.

Desde que desembarcou no Brasil e começou a treinar o Palmeiras, Abel Ferreira tem em Zé Rafael um de seus jogadores de confiança. Não foram poucos os elogios do treinador ao jogador, começando pelo reconhecimento do esforço, quando Zé atuou um período com o tornozelo lesionado, passando por chamá-lo de “Robocop” da equipe.

“Ele é o nosso ‘Robocop’. É fantástico o que faz pela equipe. Não é só pelos gols, mas pela energia e intensidade que coloca. Divide cada bola como se fosse a última. É o jogador do futuro”, disse Abel, depois da vitória palmeirense por 2 a 1 sobre o Juventude, no Allianz Parque.

Além da capacidade de desarmar e criar jogadas, o camisa 8 se destaca por sua força física e regularidade. Foram 61 jogos na temporada, sendo 55 como titular, o segundo do elenco que mais atuou, empatado com Rony.

Volta por cima de Zé Rafael

Até a consolidação na equipe titular, Zé Rafael passou por momentos de baixa no Palmeiras e muitas críticas da torcida, chegando a ter seu nome pichado nos muros do Allianz Parque. Agora multicampeão, o jogador vê aquele período como um aprendizado.

Zé Rafael do Palmeiras comemora a conquista do Campeonato Brasileiro, após partida contra o América-MG válida pela trigésima sétima rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

“Eu cheguei em 2019 e foi um ano difícil para o clube, não conquistamos os títulos e isso gera cobranças individuais. Todos sofreram naquele ano, nomes pichados e pedidos para alguns irem embora”, disse.

“Mantive a cabeça boa e tranquila, sabia que era questão de tempo para o resultado aparecer. Todos trabalhamos e demos a volta por cima. Foi uma cobrança geral e hoje estou feliz depois de mudar de posição. Foi um ano de aprendizado e dedicação. Hoje colho os frutos para chegar nesse grande dia [da premiação]”, completou.

Deixe uma resposta