Substituto de Abel, João Martins vai comandar seu 3º clássico do Palmeiras contra o Santos

João Martins em jogo do Palmeiras contra o Independiente Petrolero, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Nos dois confrontos anteriores, João Martins venceu um e empatou o outro

O Palmeiras entra em campo neste domingo, às 16h, para enfrentar o Santos, na Vila Belmiro, em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

A delegação palmeirense descerá à Baixada Santista com alguns desfalques em campo e no banco de reservas. Weverton, Danilo e Kuscevic se apresentaram às suas seleções e são ausências; Gabriel Veron, Piquerez e Luan já estão recuperados de lesões, mas seguem em processo de transição física e são dúvidas, assim como Raphael Veiga, que testou positivo pra Covid-19 no início da semana e espera por um resultado negativo no sábado para ficar à disposição. Mayke e Jailson estão lesionados.

Suspenso, Abel Ferreira não poderá comandar o Verdão. O substituto do treinador será o auxiliar João Martins, que comandará o clube em um clássico contra o Santos pela terceira vez. Em dezembro de 2020, o assistente dirigiu o Palmeiras no empate em 2 a 2, em partida disputada na Vila Belmiro. Na ocasião, Abel não estava presente porque havia positivado para Covid – os gols da equipe foram anotados por Raphael Veiga e Willian.

Já em 2021, em jogo válido pelo Brasileirão, com Abel punido pelo STJD, Martins comandou o triunfo palmeirense por 3 a 2 – desta vez, o confronto foi no Allianz Parque. Gustavo Gómez, Breno Lopes e Willian marcaram os gols do Verdão.

João Martins segue invicto no comando do Palmeiras

João Martins já comandou o Palmeiras por 13 oportunidades e ainda segue invicto. São oito vitórias e cinco empates, com o Verdão marcando 34 gols e sofrendo 11. A última vez que dirigiu o time foi na histórica goleada por 8 a 1 sobre o Independiente Petrolero, pela Libertadores.

João Martins em jogo do Palmeiras contra o Independiente Petrolero, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Contabilizando todas as partidas em que Abel Ferreira ficou de fora, Martins dirigiu o clube 13 vezes e Vitor Castanheira e Paulo Victor Gomes em duas oportunidades cada. Mesmo sem o principal comandante à beira do gramado, o aproveitamento é de 67% (nove vitórias, sete empates e uma derrota).

Atualmente, o Palmeiras ocupa a segunda colocação no Brasileirão, com 12 pontos em sete jogos, e está a dois do líder; o Santos, por sua vez, é o sexto colocado, com 11 pontos.