Abel vê revés para o Bahia como injusto e comenta sobre lance do possível gol de Artur

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Bahia, durante partida válida pela décima primeira rodada do Brasileirão 2023, na Fonte Nova.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Abel também citou a falta de eficácia como fator preponderante para o resultado

Para o técnico Abel Ferreira, o Palmeiras não merecia sair do jogo contra o Bahia com a derrota. Na entrevista coletiva após o jogo, o treinador citou as chances criadas pela equipe, afirmou que o time seguiu o plano de jogo e lamentou os gols perdidos.

“Triste, porque produzimos o suficiente para merecer outro resultado. Não merecíamos perder, mas futebol tem dessas coisas. Jogadores se preparam, fizemos aquilo que são nossos números, do que nossa equipe produz normalmente. Na eficiência, não fomos felizes”, disse.

“Futebol é isso. Uma hora iríamos perder; foi hoje, não da maneira que queríamos, porque na minha opinião tivemos oportunidades suficientes para fazer gol. O que vi em campo foram os mesmos comportamentos [da equipe], mas sem a eficácia de costume. Mas há dias assim. Tivemos quatro ou cinco chances claras para fazer o gol e não conseguimos fazer nenhum, ou até conseguimos, mas a imagem não mostra”, lamentou.

O treinador também comentou sobre o lance de Artur no primeiro tempo, em que o camisa 14 arriscou e o goleiro Marcos Felipe tirou a bola de dentro (ou quase) do gol. Em campo, o juiz e o auxiliar não assinalaram o tento, o que foi mantido pelo VAR. Abel citou que as imagens não são esclarecedoras.

“Esperar que não haja imagens confusas para ninguém. Ter a certeza absoluta de que a bola entrou ou não entrou, o que não tenho hoje. Já aconteceu contra o Atlético-MG [lance duvidoso de impedimento]. Quem comanda, que faça como nós fazemos: aprender com os erros. Na próxima vez, quero ter uma imagem clara se a bola entrou ou não. Não sei se sou eu que estou vendo mal, mas muitas das vezes é contra o Palmeiras”, disse.

“Queria que a Globo mostrasse outra imagem do cruzamento do Breno [Lopes, no fim do jogo, que os palmeirenses pediram pênalti de mão na bola], para todos nós termos a certeza das imagens. Pode ser que não tenha sido nada, mas queria ver. O VAR está aí para ajudar. Se são as câmeras da Globo que definem o VAR, que tenham uma reunião para decidir o melhor ângulo”, complementou.

Confira outros trechos da coletiva de Abel Ferreira

– Desfalques e jogadores convocados

“O treinador gosta de ter todos disponíveis para poder escolher, o que não foi o caso hoje. Acho justo que os jogadores sejam chamados, acho justíssimo. Mas não parece justo que quem paga o salário dos jogadores não possa ter tempo suficiente para utilizá-los”.

“Mas ficamos felizes de valorizar nossos jogadores, levá-los às seleções. Não acho justo, o treinador não ter todo o elenco à disposição, seja de início ou do banco. Mas não teve a ver se jogou A, B ou C. Teve a ver com eficácia, que hoje não foi de todo boa”.

– Confronto com o Botafogo

“Temos 24 horas para nos recuperarmos e depois pensar no Botafogo. Trinta e muitos jogos na temporada, e ainda temos muitos pela frente. Um de cada vez. Se pensar em todos os jogos pela frente… um de cada vez, com calma”.

– Contrato com o Palmeiras

“Sou um treinador de projeto, quero cumprir meu contrato e depois descansar. Isso que tenho em mente. Um jogo de cada vez, muitos jogos pela frente. Não quero pensar que falta um ano e meio [para o fim do contrato]. Desfrutar do dia a dia, do ambiente. Se há algo que me prende aqui, são meus atletas e o clube. Cumprir meu contrato com maior respeito e seriedade, esse símbolo nos procura títulos todos os anos. Já ganhamos dois em 2023, temos três em disputa e queremos muito”.

Zé Rafael lamenta resultado e falta de eficiência do Palmeiras

Zé Rafael disputa bola pelo Palmeiras contra o Bahia, durante partida válida pela décima primeira rodada do Brasileirão 2023, na Fonte Nova.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Em entrevista após jogo contra o Bahia, Zé Rafael falou das chances desperdiçadas pela equipe

Na volta do futebol brasileiro após a parada da data Fifa, o Palmeiras visitou o Bahia e foi superado pelo adversário por 1 a 0, com o gol sofrido no final do jogo. Em entrevista após a partida, Zé Rafael lamentou o resultado e também as chances desperdiçadas pelo Verdão.

“Aqui sempre é jogo difícil, a gente sabe disso. O Bahia é um time bem treinado, hoje faltou para nós eficiência. Tivemos as melhores chances no primeiro tempo, acabamos não fazendo e isso reflete agora no resultado do jogo”, disse o camisa 8.

Na etapa inicial, o Palmeiras finalizou sete vezes contra o gol adversário e criou boas oportunidades pelas pontas, com Dudu e Artur. Entretanto, a equipe pecou nas tomadas de decisões e não conseguiu converter as situações em grandes chances ou gols.

“Infelizmente, a gente acaba tomando o gol numa das poucas oportunidades claras deles. O futebol é assim”, completou o camisa 8, que mais uma vez foi um dos destaques da equipe.

O Palmeiras volta a campo no próximo domingo para enfrentar o Botafogo, no Allianz Parque, às 16h. Até o momento, 21.600 ingressos foram vendidos de forma antecipada para o confronto que pode valer a liderança do Campeonato Brasileiro.

Números de Zé Rafael contra o Bahia

Titular por todo o jogo contra o Bahia, Zé Rafael recebeu a maior nota do Palmeiras pelo site de estatísticas Sofascore (7.4) e contabilizou números expressivos no duelo; confira:

  • 79% dos passes certos;
  • 1 passe decisivo;
  • 2 lançamentos certos;
  • 1 finalização;
  • 2 dribles certos;
  • 11 duelos individuais vencidos (15 disputados);
  • 1 interceptação;
  • 7 desarmes.

Pré-jogo Bahia x Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2023

Pré-jogo Bahia x Palmeiras

Pré-jogo Bahia x Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2023

Estádio: Arena Fonte Nova
Data e Horário: 21/06/2023 21h30

Transmissão

Globo

Globo (para SP, BA, MS, PR, MT e SE)

Premiere FC

Premiere

Na noite desta quarta-feira, a Sociedade Esportiva Palmeiras visita o Bahia, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

De volta após a data Fifa – mas ainda com desfalques por conta das convocações, o Verdão vai ao ataque contra o chamado Esquadrão de Aço, para continuar no vácuo do Botafogo antes do confronto direto no próximo fim-de-semana.

Escalação do Palmeiras

Palmeiras

DESFALQUES
Lesionados:
Marcos Rocha, Jailson e Atuesta
Convocados: Weverton, Piquerez, Raphael Veiga e Rony

Pendurados: Mayke, Gabriel Menino e Jhon Jhon

Desfalcado pelas seleções, Abel Ferreira ainda lida com mais uma lesão no elenco: Jailson voltou a sentir lesão no joelho e está em tratamento. A boa notícia foi o retorno de Gustavo Gómez da seleção paraguaia – o capitão viajou a Salvador e é presença garantida.

Outro retorno é o de Murilo, recuperado de lesão no ombro. O camisa 26 deve compor o banco de reservas, diante da excelente fase de Luan. Abel Ferreira deve escolher dois jogadores entre Luis Guilherme, Bruno Tabata, Endrick e Flaco López para formarem o setor ofensivo ao lado de Dudu e Artur. A provável escalação do Verdão é Marcelo Lomba; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Vanderlan; Zé Rafael e Gabriel Menino; Artur, Bruno Tabata (Luis Guilherme ou Flaco López) e Dudu; Endrick (Flaco López).

Escalação do Bahia

Bahia

No Bahia, o técnico Renato Paiva tem uma série de problemas físicos para resolver: Raul Gustavo, Matheus Bahia, Yago Felipe, Ademir, Biel e Jacaré estão em tratamento e serão desfalque; além deles, o lateral Ryan está suspenso.

Se mantiver o esquema com três zagueiros, o treinador deve mandar a campo Marcos Felipe; Kanu, David Duarte e Vitor Hugo; Cicinho, Rezende, Thaciano, Acevedo e Daniel; Kayky e Everaldo.

Números

  • Em 59 confrontos, a vantagem do Verdão é muito larga: 30 vitórias, 20 empates e apenas 9 derrotas;
  • Mesmo como visitante, a supremacia verde é clara: em 34 jogos, 16 vitórias do Palmeiras contra apenas 4 do Bahia, mais 14 empates;
  • Houve 26 confrontos na Fonte Nova, onde o Palmeiras não perde para o Bahia há quase 35 anos: 9 vitórias do Palmeiras, 13 empates e 4 vitórias do Bahia;
  • Faça os cruzamentos de dados históricos como quiser usando nosso Almanaque. Clique aqui!

Odds

O mercado segue colocando ficha no Verdão, seja em casa ou fora. Os principais sites de aposta pagarão, em média, para cada real aplicado:

No calendário

O Palmeiras já disputou 21 jogos no dia 21 de junho e venceu 13 vezes. Veja a lista completa clicando neste link.

Lei do Ex

Vitor Hugo

Vitor Hugo
2015 a 2017; 2019 a 2020

Arbitragem

Wilton Pereira Sampaio

Árbitro Principal:
Wilton Pereira Sampaio

Igor Junio Benevenuto

VAR:
Igor Junio Benevenuto

Previsão do tempo

Temperatura: 25°C
Chuva: 0,83mm
Vento: SE – 22km/h
Umidade: 81%

Projeção de pontos

Nossa projeção de pontos foi reajustada ao fim do primeiro quartil; logo, estamos na marcha correta.

Para o jogo desta noite, o exercício pede vitória. Qualquer tropeço obrigará nosso time a recuperar os eventuais pontos perdidos em partidas ainda mais complicadas.

Parpite

Os dez dias de pausa serviram para os jogadores que não foram para as seleções aprimorarem a parte física e fazerem treinos técnicos específicos. Em tese, deverão voltar mais afiados, e com mais motivação.

Considerando ainda que o Bahia também vem muito desfalcado, dá Verdão: 2 a 1, com gols de Gustavo Gómez e Artur, para 37.987 pagantes. VAMOS PALMEIRAS!