Melhor defesa, Palmeiras enfrentará o 2º ataque mais produtivo do Paulistão nas quartas-de-final

Palmeiras posa para foto oficial antes do jogo contra a Ferroviária, durante partida válida pela décima primeira rodada do Paulistão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Em 12 jogos, o Palmeiras sofreu apenas cinco gols, enquanto o São Bernardo anotou 21 tentos

Definido o mando de campo das quartas-de-final do Campeonato Paulista, o Palmeiras, melhor time da primeira fase, enfrentará o São Bernardo, segundo melhor, no Allianz Parque no próximo sábado (11), às 19h.

O duelo que definirá o primeiro semifinalista, além de colocar frente a frente as equipes que mais pontos conquistaram, também será o confronto da melhor defesa contra o segundo ataque mais produtivo da competição.

Em 12 jogos disputados, o Verdão sofreu apenas cinco gols e passou oito partidas sem ser vazado. Já o São Bernardo foi às redes por 21 vezes, ficando só atrás do SPFC, que anotou 23 – o Palmeiras marcou 18 gols e foi o quarto melhor ataque da primeira fase.

“Eles tiveram a segunda melhor campanha, é preciso respeitá-los, entender como vão jogar, mas estaremos na nossa casa e temos a ambição de avançar. São um time que, quando estão a ganhar, se fecham bem, são fortes nas bolas paradas, mas ainda vamos nos aprofundar e estudá-los melhor”, disse o técnico Abel Ferreira sobre o confronto, em entrevista coletiva após o empate em 0 a 0 com o Guarani.

Sensação do campeonato, o São Bernardo, apesar da campanha, vem de duas derrotas consecutivas: foi eliminado da Copa do Brasil para o Náutico após perder em casa e, no último domingo, foi derrotado, novamente como mandante, pelo Água Santa. Além dos reveses, a equipe também perdeu o meia Vitinho, que era o principal jogador, por lesão.

“Continuamos sólidos defensivamente; em apenas dois jogos o adversário arrematou mais que nós, mas temos que estar sempre em alerta. Os jogadores sabem que temos muito a melhorar coletivamente, individualmente, portanto temos que estar com a corda esticada”, complementou o comandante.

Melhor defesa do Paulista virou rotina para o Palmeiras

Desde que o Campeonato Paulista passou a ser disputado no atual formato (16 clubes divididos em quatro grupos), em 2017, o Palmeiras terminou com a melhor defesa da primeira fase em seis de sete edições. O único ano em que o clube não liderou o critério foi em 2020, quando sofreu 10 gols – nessa edição, o Verdão foi a segunda melhor.

Confira os números:

  • 2017: 8 gols sofridos;
  • 2018: 8 gols sofridos;
  • 2019: 5 gols sofridos;
  • 2020: 6 gols sofridos;
  • 2021: 10 gols sofridos;
  • 2022: 3 gols sofridos (melhor marca);
  • 2023: 5 gols sofridos.

Atual campeão, o Palmeiras não fica de fora das semifinais do Campeonato Paulista, independentemente do formato, desde 2014. Nas últimas três edições, o Verdão conquistou o título duas vezes e terminou com o vice em outra.

Um comentário em “Melhor defesa, Palmeiras enfrentará o 2º ataque mais produtivo do Paulistão nas quartas-de-final

  1. Considerando a fase Allianz Parque, desde 2015, sao 8 edições, 5 finais e 2 títulos. Se tudo der certo e conseguirmos o troféu 2023, seriam 9 edições, 6 finais (67%) e 3 títulos.

    Ficamos de fora 2016 (Santos), 2017 (Ponte) e 2019 (São Paulo).

Deixe uma resposta