Palmeiras nunca perdeu para o Ceará jogando como mandante

Raphael Veiga do Palmeiras em disputa com Tiago do Ceará, durante primeira partida válida pelas quartas de final da Copa do Brasil 2020, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Adversário do Palmeiras na estreia do Brasileirão de 2022, o Ceará já visitou o Verdão 16 vezes: perdeu 13 e empatou três

Atual campeão Paulista e líder de seu grupo na Libertadores, o Palmeiras entra em campo amanhã para estrear no Campeonato Brasileiro de 2022. O duelo será diante do Ceará, às 21h, no Allianz Parque.

Além do desempenho do time em campo nos últimos jogos, o palmeirense tem outro motivo para acreditar em um bom resultado no sábado: o Verdão nunca saiu derrotado de um confronto contra o Ceará jogando como mandante, independentemente da competição.

Ao todo, foram 16 partidas, com 13 vitórias do Palmeiras (sendo algumas goleadas, como os 5 a 0, em 1997, e os 6 a 0, em 1998, ambos pela Copa do Brasil) e três empates. Neste recorte, o Verdão anotou 40 gols e sofreu apenas 7. Em jogos apenas do Campeonato Brasileiro da Série A, são nove vitórias e dois empates, com 21 gols a favor e cinco contra.

O último confronto entre as duas equipes com mando do Palmeiras foi na última rodada do Brasileirão do ano passado, na Arena Barueri. Com a equipe repleta de garotos do Sub-20 e até com a comissão técnica da categoria, o Verdão bateu os cearenses por 1 a 0 – gol de Kevin.

Para o duelo de amanhã, o técnico Abel Ferreira pode ter a volta de alguns jogadores importantes à equipe titular. Danilo e Marcos Rocha, poupados no jogo contra o Deportivo Táchira, e Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Murilo, que iniciaram a partida no banco de reservas, podem retornar e começar entre os titulares.

A maior incerteza na escalação é no comando do ataque. Rony teve um trauma no joelho esquerdo e ainda é dúvida para a partida. Caso o camisa 10 não reúna condições de ir a campo, a vaga pode ser preenchida por Gabriel Veron ou Rafael Navarro, que marcou seus primeiros gols com a camisa do Palmeiras na última quarta-feira.

Palmeiras tem bom retrospecto em estreias de Brasileiros nos últimos 10 anos

O retrospecto do Palmeiras em estreias no Campeonato Brasileiro tem sido positivo nos últimos dez anos. O último revés do Verdão foi contra o Flamengo, na temporada passada. No restante, foram quatro vitórias e quatro empates.

Palmeiras em jogo contra o Fortaleza, durante partida válida pela primeira rodada do Brasileirão 2019, no Allianz Parque.
Cesar Greco

* em 2013, o time não disputou a competição