Campeonato Brasileiro 2017

Disputado entre maio e dezembro, o Brasileirão 2017 teve 20 times disputando o troféu em pontos corridos, turno e returno. Após a campanhas irregulares no estadual e na Libertadores, a diretoria trouxe de volta o técnico Cuca para o lugar de Eduardo Baptista. Envolvido ainda nas disputas da Libertadores e da Copa do Brasil, o Verdão largou mal no Brasileiro - ao final da sétima rodada, o time ocupava um vergonhoso 15° lugar, com apenas sete pontos.

Enquanto isso, o SCCP abria vantagem, liderando a classificação com 12 pontos à nossa frente. Mas Cuca voltou a pegar a mão do time; a despeito da derrota no Derby no primeiro turno, o time se estabilizou e manteve a diferença em 12 pontos até a rodada 18, já no quarto lugar na tabela.

No segundo turno o SCCP passou a oscilar e a jogar sob pressão; o Palmeiras, tendo que superar as eliminações na Copa do Brasil e na Libertadores, que custaram o emprego de Cuca, focou as energias em busca do decacampeonato e a diferença caía rapidamente. Na rodada 31, sob o comando do auxiliar Alberto Valentim, se o Palmeiras vencesse o Cruzeiro, cortaria a vantagem para apenas quatro pontos, com um Derby no domingo seguinte.

Uma operação dupla, no entanto, impediu que o Verdão se aproximasse do SCCP na tabela. O Palmeiras foi roubado nos dois jogos de maneira acintosa por Héber Roberto Lopes e Anderson Daronco; a pressão no SCCP amenizou e a vantagem foi administrada até o final - o Palmeiras teve que se contentar mesmo com o vice-campeonato.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores