Título, vitórias e jogadores recuperados: Palmeiras passa por maratona em abril e se prepara para nova sequência

Jogadores do Palmeiras comemoram a conquista do Paulistão 2023 sobre o Água Santa, após segunda partida da final, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras disputou 9 jogos no mês por 4 competições diferentes; em maio a equipe terá outra maratona

Logo após o primeiro jogo da final do Paulista contra o Água Santa, o técnico Abel Ferreira, em entrevista coletiva, afirmou que o mês de abril ‘testaria os limites, a capacidade e a competência’ do elenco. Isto porque o Verdão teria nove jogos para fazer no período, por quatro competições diferentes: as decisões do estadual e as estreias no Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil.

Terminado o mês com a vitória no último sábado sobre o SCCP, por 2 a 1 no Allianz Parque, o Palmeiras finalizou a pesada sequência de partidas com 63% de aproveitamento dos pontos ganhos (cinco vitórias, dois empates e duas derrotas), o título Paulista e jogadores recém-promovidos da base testados, além de ter recuperado os atletas que se lesionaram durante o período.

“Vamos passar as dores do crescimento com alguns jogadores. Fazendo o balanço deste mês, o resultado contra o Bolívar não era o que eu estava à espera, mesmo tendo feito a gestão do elenco. Mas pensamos jogo a jogo e foi importante dar oportunidade aos jogadores, tivemos o Veiga fora por alguns jogos e tentamos encontrar soluções, atuou por lá o Artur e o Jhon Jhon, disse o comandante, sobre a sequência de partidas do Palmeiras, na última coletiva de imprensa.

Devido às contusões de Raphael Veiga, Rony, Mayke e Piquerez, as Crias da Academia Jhon Jhon e Vanderlan ganharam sequência e corresponderam, principalmente o lateral-esquerdo, que emendou seis partidas seguidas como titular. Além disso, jogadores como Flaco López e Rafael Navarro, que estão no clube desde o ano passado e ainda convivem com a desconfiança da torcida, marcaram gols importantes e receberam elogios, enquanto Endrick desencantou no ano.

Além da consolidação dos jovens e da evolução dos atacantes, as outras boas notícias para Abel Ferreira e torcida foram a rápida recuperação dos atletas lesionados – a que mais chamou a atenção foi a de Rony, além da adaptação de Richard Ríos e também a subida de produção de Dudu, que apesar de ainda não ter gols em 2023, contribuiu com assistências e sendo a referência técnica.

Escalações

Seja por conta das lesões ou pela gestão de energia, Abel Ferreira não repetiu a escalação nenhuma vez nos nove jogos que o Palmeiras disputou em abril. O atleta que mais atuou no período foi Weverton, que foi a campo oito vezes. Gómez, Zé Rafael, Gabriel Menino, Dudu, Richard Ríos e Flaco López vêm em seguida, com sete partidas cada; e Murilo, Endrick, Fabinho, Jhon Jhon e Navarro, todos com 6 jogos, completam o pódio.

“Felizmente temos uma base sólida, de jogadores experientes. Quando chega a esse nível de exigência tem que aprender a lidar com momentos de euforia e críticas”, acrescentou Abel.

Palmeiras viverá outra maratona em maio

Em maio, o Verdão novamente terá nove jogos para disputar. A maratona começa nesta quarta-feira, contra o Barcelona, em Guayaquil, pela Libertadores. Depois, o Palmeiras fará três partidas pelo Brasileirão, sendo duas em casa, até jogar a ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil.

A segunda quinzena do mês reserva para o Verdão o clássico diante do Santos, o confronto frente ao Atlético-MG pelo Brasileiro, o segundo jogo da Copa do Brasil e o duelo fora de casa contra o Cerro Porteño, já pelo returno da Libertadores.

Deixe uma resposta