Palmeiras terá pela frente times que já enfrentou na História da competição
Em sorteio realizado no começo da noite desta segunda-feira, em Luque, no Paraguai, a Conmebol definiu os grupos da Libertadores 2023. Cabeça de chave do grupo C, o Palmeiras enfrentará o Barcelona de Guayaquil (EQU), Bolívar (BOL) e Cerro Porteño (PAR).
A tabela de jogos ainda não foi divulgada, porém as faixas de datas já estão definidas:
- Fase de grupo entre os dias 5 de abril a 28 de junho;
- Oitavas-de-final nos dias 19 e 26 de julho;
- Quartas-de-final em 23 e 30 de agosto;
- Semifinais acontecendo nos dias 27 de setembro e 4 de outubro;
- A grande decisão, em final única, acontecerá no Maracanã, no dia 11 de novembro.
Tricampeão, o Verdão chega à 23ª participação de Libertadores – a oitava seguida, um recorde entre os times brasileiros. O Palmeiras vai atrás do quarto título da competição para se tornar a equipe do Brasil com mais conquistas.
Confira o retrospecto do Palmeiras contra os adversários na Libertadores
Barcelona Guayaquil
O Palmeiras enfrentará o Barcelona de Guayaquil pela segunda vez na Libertadores. A primeira foi nas oitavas de final da edição de 2017, quando o Verdão acabou sendo superado nos pênaltis. Ao todo, as equipes já se enfrentaram em três oportunidades, com duas vitórias palmeirenses e uma derrota.
Com sede em Guayaquil, segunda maior cidade do Equador, o Barcelona manda suas partidas no estádio Monumental de Guayaquil, que tem capacidade para 59 mil torcedores.
– Guayaquil fica a cerca de 9h40 minutos de voo, ao nível do mar.
Bolívar
Velho conhecido do Palmeiras, o Bolívar será pela terceira vez adversário do Verdão na fase de grupos da Libertadores. As outras duas oportunidades aconteceram em 1995 e em 2020, ano do bicampeonato. Em jogos da competição continental, o Palmeiras venceu três de quatro confrontos. Contando todas as oportunidades que se enfrentaram, o retrospecto também é positivo: 3 vitórias palmeirenses, 2 triunfos do time boliviano e um empate.
Sediado em La Paz, o Bolívar manda suas partidas no estádio Hernando Siles, que suporta cerca de 45 mil torcedores.
– La Paz fica a cerca de 7h30 minutos de voo, a 3625m de altitude
Cerro Porteño
Adversário do Palmeiras nas oitavas de final da edição passada, o Cerro Porteño entra no caminho do Verdão na Libertadores pela sétima vez. Os outros confrontos aconteceram pela fase de grupos de 1999, 2001, 2005 e 2006 e nas oitavas de 2018 e 2022. Ao todo, em 13 jogos disputados entre as equipes, o Verdão venceu sete, empatou quatro e perdeu apenas duas vezes.
Comandados por Facundo Sava, o Cerro Porteño joga no estádio General Pablo Rojas, que tem capacidade para 45 mil torcedores. A equipe tem sede na capital do país, em Assunção.
– Assunção fica a cerca de 2h10 minutos de voo, ao nível do mar