Raphael Veiga alcança 20 participações em gols pelo Palmeiras em 2023

Raphael Veiga em disputa pelo Palmeiras contra o Barcelona, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

São 11 gols e 9 assistências para Raphael Veiga, que fez o cruzamento para o gol de Gustavo Gómez contra o Barcelona-EQU

Em grande fase pelo Palmeiras, Raphael Veiga chegou a 20 participações em gols pelo clube na temporada ao acertar o cruzamento que terminou no gol de Gustavo Gómez contra o Barcelona-EQU, o primeiro tento da virada do Verdão por 4 a 2.

O camisa 23 é disparado o principal jogador do Palmeiras no critério, seguido por Rony (14) e Gabriel Menino e Artur, ambos com oito ações diretas. Ao todo, são 11 gols para o meia, artilheiro do time no ano, e mais nove assistências – melhor marca da carreira de Veiga.

O maior número de assistências em relação aos anos anteriores é reflexo também da responsabilidade assumida pelo meia em ser o batedor oficial do time de escanteios e faltas laterais. Sem Gustavo Scarpa, Veiga é o principal cobrador do elenco e cinco de seus nove passes para gols saíram deste tipo de jogada.

Raphael Veiga em disputa pelo Palmeiras contra o Barcelona, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Além de ser decisivo e contribuir diretamente para as vitórias do Palmeiras, Raphael Veiga também é muito elogiado pela sua entrega dentro de campo e pela inteligência tática. Diante do Barcelona, na última quarta-feira, o jogador mudou de função no segundo tempo e atuou um pouco mais recuado, mais próximo de Zé Rafael, algo que para ele não é novidade.

“Já joguei nessa posição algumas vezes no Athletico-PR, até gosto de jogar por ali porque pego o jogo de frente. Acredito que cumpri bem o papel. Até brinquei com os caras que se precisar eu estou à disposição para ser o camisa 8 (risos). É isso, estou sempre disposto a evoluir para cada vez mais ser um jogador completo”, disse o meia, na zona mista do Allianz Parque.

Com 235 jogos realizados pelo Palmeiras, Veiga contabiliza 104 participações diretas: 75 bolas na rede e 29 assistências. Entre todos os jogadores do elenco, o meia só fica atrás de Dudu, que soma 187 ações.

Relembre as 20 participações de Raphael Veiga em 2023

Abel Ferreira dedica vitória à torcida e explica mudanças para virar o jogo contra o Barcelona-EQU

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Barcelona-EQU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Abel Ferreira voltou a falar em sentimento de orgulho em ser o treinador do Palmeiras

O técnico Abel Ferreira, em entrevista coletiva após a vitória do Palmeiras sobre o Barcelona-EQU por 4 a 2, não poupou elogios para a festa e o apoio que a torcida do Verdão fez no Allianz Parque. O treinador agradeceu aos palmeirenses e dedicou o triunfo aos torcedores.

“Esta equipe é a cara dos nossos torcedores. É um orgulho ser treinador desses jogadores, é um orgulho ser aplaudido por esses torcedores. Agradeço, hoje a vitória é deles”, disse Abel, que falou depois sobre o seu gesto de aplaudir a torcida após o apito final.

“Foi a forma que fiz para agradecer a energia que eles passaram para nossa equipe. O que eu sinto, os jogadores também sentem. Quando vi o nosso gol no primeiro minuto [do segundo tempo] não passou pela minha cabeça que não venceríamos. Com a energia que estava o estádio e a intensidade dos nossos jogadores, iríamos virar”, complementou.

Sobre o jogo, o treinador comentou sobre o mau início de partida do Palmeiras, que viu o adversário abrir 2 a 0, minimizou os erros nos gols sofridos e falou sobre a conversa no vestiário durante o intervalo.

“Os erros que aconteceram fazem parte. A verdade é que foi uma primeira parte que não entramos como devíamos, com intensidade. Até marcamos primeiro, mas estava impedido, e eles abriram o placar na primeira chegada. Ainda tivemos uma chance do Veiga que foi na trave, mas eles ampliaram logo em seguida”, disse.

“No intervalo, mantive a calma com os jogadores, falei com eles das coisas positivas e negativas da primeira parte. Pedi para que eles insistissem nas nossas dinâmicas pelo corredor e interior. Fizemos as alterações, arriscamos e, com qualidade, calma e intensidade, viramos o jogo”, complementou.

Abel Ferreira explica mudanças

A primeira alteração de Abel, logo no intervalo e que surtiu efeito, foi a entrada de Flaco López no lugar de Gabriel Menino. O argentino entrou para jogar atrás de Rony e ajudar na pressão e também na chegada à área. Além disso, com essa movimentação, Raphael Veiga foi deslocado para jogar vindo mais de trás.

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Barcelona-EQU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

“Quando estamos a perder não podemos manter a mesma estrutura, temos que mexer, mudar as dinâmicas. O López entrou e sabia que tinha a função de igualar a pressão na frente. Bater os nossos 4 atacantes nos 4 defensores, sem bola; e quando a bola passasse, tinha que ser o terceiro médio. Com bola ele tinha que chegar por trás do centroavante para termos mais jogadores dentro da área”, explicou.

“O Veiga tem essa característica de meia construtor, que liga o jogo. Tem passe de ruptura e largura. Depois que você está perdendo por 2 a 0, tem que arriscar mais e olhar para as características que o jogador tem. Optamos por deixar o mais fixo para equilibrar a equipe. Obviamente com a entrada do López e a mexida no Veiga nos daria mais risco, mas também mais presença na área. Somos uma equipe que olha para o jogo e faz o que ele está pedindo. Tínhamos que buscar o resultado e arriscamos”, finalizou.

O Palmeiras retorna aos gramados no próximo domingo para enfrentar o SPFC, pelo Campeonato Brasileiro, no Morumbi. Depois do Choque-Rei, o Verdão terá 10 dias sem jogos e só voltará a jogar no dia 21, contra o Bahia, na Arena Fonte Nova.

Endrick ‘trabalhador’, Gómez artilheiro e mais: confira o que disseram os personagens da vitória do Palmeiras

Endrick, seguido por Gómez, comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Barcelona-EQU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Endrick agradeceu a oportunidade de voltar a jogar e Gómez e Piquerez celebraram a vitória

De virada, o Palmeiras venceu o Barcelona-EQU por 4 a 2 no Allianz Parque e garantiu a classificação antecipada às oitavas de final da Libertadores, pelo sétimo ano consecutivo. Os gols palmeirenses foram anotados por Gustavo Gómez, Piquerez, Artur e Endrick – todos no segundo tempo.

Após a partida, os personagens do triunfo palmeirense concederam entrevista e falaram sobre a vitória. Voltando a ser utilizado por Abel, Endrick agradeceu a oportunidade, ressaltou o trabalho que vem fazendo e comemorou o primeiro gol na Libertadores.

Gustavo Gómez destacou mais um gol marcado pelo Verdão e Piquerez comentou sobre a conversa no intervalo para virar o jogo e o apoio da torcida.

Confira o que disse Endrick, Gómez e Piquerez após a partida

– Endrick

“Fico muito feliz, estou trabalhando nos treinos. O que não me falta é trabalho. Não vinha entrando, mas sempre estava ali treinando. O Abel soube quando me escalar. Estava procurando minha oportunidade, graças a Deus apareceu nesse jogo espetacular e pude fazer um gol. Saímos perdendo por 2 a 0 e conseguimos a virada”.

“Agradeço muito a Deus por jogar a Libertadores. Só agradecer, isso que eu tenho pra falar. Pude jogar o finalzinho, estava com saudade de pisar aqui dentro, fazer gol. O time está preparado. Demonstramos bastante hoje. Não importa quem vamos pegar na próxima fase. Buscamos o primeiro do grupo e o primeiro geral”.

– Piquerez

“O Abel pediu pra gente esquecer o primeiro tempo, aquilo já havia acontecido e tínhamos que encarar o segundo tempo como uma partida diferente. No mínimo, ele queria o empate, mas a gente conseguiu a vitória para a alegria da nossa torcida”.

“Sobre o gol, uns minutos antes eu já havia tentado uma e errei a baliza, mas graças a Deus pude acertar depois, o que nos deu o empate e depois a virada. A gente em casa é forte e temos esse plus da torcida, que canta e vibra em todos os minutos”.

– Gustavo Gómez

“Fico feliz, mas para mim o mais importante é o coletivo. É gratificante chegar em marcas importantes de ídolos do clube, mas o mais fundamental é ajudar o time e ganhar os jogos. Estou desfrutando muito o momento, cada dia do treino, cada jogo, para mim é uma história. E depois, seguramente quando aposentar, a gente olha para trás e vê a história que foi criada”. (Com o gol, Gómez é o segundo zagueiro com mais tentos na História do Palmeiras).

“O mais importante é saber o que tem de fazer. Eles estudaram a gente e vieram para cá com o objetivo da vitória. No intervalo o professor conversou com a gente, fez uma mudança. Graças a Deus fizemos o gol rápido e conseguimos a virada inesquecível. Conseguimos o primeiro objetivo que era classificar e temos mais um confronto em casa pela competição, que não será fácil. Agora vamos tentar ficar em primeiro na classificação geral”.

Artur revela papo de Abel com elenco no intervalo e avalia 2º tempo: “completamente diferente”

Artur comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Barcelona-EQU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Artur marcou o 3º gol do Verdão na vitória por 4 a 2 e chegou a sete tentos na temporada

Avassalador no segundo tempo, o Palmeiras precisou de 45 minutos para sair de um revés por 0 a 2, no Allianz Parque, para anotar quatro gols e vencer o Barcelona-EQU por 4 a 2, explodir a torcida, e garantir a classificação às oitavas de final da Libertadores.

Autor do gol que colocou o Verdão à frente do placar, Artur concedeu entrevista após a partida e comentou sobre o papo de Abel Ferreira com o elenco no intervalo e também avaliou a atuação da equipe na etapa final.

“Parece fácil o que a gente conseguiu fazer, né? Fizemos um primeiro tempo muito abaixo, ainda mais jogando dentro de casa, não pode. Eles chegaram duas vezes e fizeram dois gols. [No intervalo] o Abel pediu apenas para nós sermos nós mesmos em campo, não mudar nossa identidade, atacar de todos os lados, cruzar, arriscar”, iniciou o camisa 14.

“Foi isso que fizemos, um segundo tempo completamente diferente. Naturalmente os gols saíram. Não podíamos bobear hoje e a recompensa veio, com muita entrega”, completou.

Desde que Artur reestreou com a camisa palmeirense, nenhum outro atleta marcou tantos gols quanto o camisa 14. São 7 gols em 14 jogos na temporada, além de uma assistência concedida.

“Sabíamos da importância desse jogo. Nossa meta é buscar o primeiro lugar da classificação geral, mas temos que pensar jogo a jogo. Temos que comemorar a vitória, mas amanhã já pensar no clássico de domingo. Estou muito feliz com os gols que venho marcando, é fruto de um trabalho coletivo em que o individual aparece”, disse.

Artur elogia festa da torcida

A virada do Palmeiras sobre o Barcelona-EQU também se deve à torcida, de acordo com Artur. O atacante destacou a festa nas arquibancadas e o apoio dos palmeirenses mesmo quando o time estava atrás do placar.

Artur comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Barcelona-EQU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

“O apoio deles é muito lindo, mesmo levando os dois gols, em nenhum momento a torcida nos vaiou, ao contrário, eles apoiaram. Depois quando fui substituído fiquei olhando e eles com as lanternas do celular ligadas, foi uma noite linda”, finalizou.

Com Artur, o Palmeiras volta a campo no domingo para enfrentar o SPFC, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.

Palmeiras aprimora fundamentos antes de duelo na Libertadores; Menino sofre entorse leve no tornozelo

Endrick e Raphael Veiga durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Podendo garantir a classificação, o Palmeiras encara o Barcelona-EQU no Allianz Parque

Em mais um dia de preparação para o duelo contra o Barcelona-EQU, que acontece nesta quarta-feira no Allianz Parque, às 21h30, o Palmeiras treinou na Academia Futebol e aprimorou os fundamentos. Os jogadores ensaiaram cruzamentos e finalizações de dentro da área e da entrada da área. Além disso, os atletas participaram de um recreativo.

O lateral direito Mayke e o meio-campista Gabriel Menino, que sentiram desconfortos no último jogo contra o Coritiba, passaram por exames. O camisa 12 não teve nenhuma lesão diagnosticada e participou normalmente das atividades; a Cria da Academia, por sua vez, sofreu uma entorse leve no tornozelo esquerdo e treinou parcialmente.

Caso Menino não reúna condições de jogo, Fabinho ou Jailson atuarão ao lado de Zé Rafael contra os equatorianos. Isto porque Richard Ríos, o reserva imediato, está suspenso após ter sido expulso diante do Cerro Porteño.

Por outro lado, Raphael Veiga volta ao time depois de cumprir suspensão automática no jogo do último domingo. O meia tem um gol marcado na atual edição da Libertadores.

Palmeiras x Barcelona-EQU será especial para Weverton

Weverton durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Titular absoluto e um dos líderes do elenco, Weverton completará 300 jogos com a camisa do Palmeiras nesta quarta-feira. Após o treino, o arqueiro falou sobre a marca.

“Quem diria, 300 jogos por esse gigante. É uma satisfação e até difícil de falar. Me lembro chegando aqui em 2018, vindo do Athletico-PR. Cheguei como terceira opção e, com muito trabalho e respeito, entendendo como o clube funcionava, vou completar 300 jogos. Valeu muito a pena todo esforço, o sacrifício, a renúncia e todo o preço que paguei para chegar até aqui. Tenho certeza de que ainda tenho muito para viver, mas é uma marca fantástica e estou muito feliz e realizado com esse momento”, disse o camisa 21.

Na lista dos goleiros com mais partidas pelo Palmeiras, Weverton é o sétimo colocado. Ele está atrás de Sérgio (333), Oberdan (357), Velloso (458), Valdir (481), Marcos (533) e Leão (621).