Palmeiras conta com ótimo retrospecto contra equipes na parte de baixo da tabela para vencer o SPFC

Raphael Veiga do Palmeiras comemora seu gol contra o SPFC, durante segunda partida válida pelas quartas de final da Libertadores 2021, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Outro número que joga a favor do Palmeiras é o fato da equipe ter vencido todos os confrontos diante de Rogério Ceni no Allianz Parque

Após a derrota para o Fluminense no último domingo por 2 a 1 e a sequência de seis vitórias interrompida, o Palmeiras volta a campo na noite desta quarta-feira, no Allianz Parque, para enfrentar o SPFC, em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Finalistas do Paulistão de 2021, SPFC e Palmeiras vivem situações completamente diferentes na temporada. Enquanto o Verdão está em terceiro colocado no Brasileirão e em sua segunda final consecutiva de Libertadores, a equipe do Morumbi se encontra perto da zona do rebaixamento, na 15ª colocação, dois pontos acima do Juventude (e um jogo a mais), 17º colocado.

E para o Palmeiras, até o momento, não tem sido um problema enfrentar times que lutam para não serem rebaixados na atual edição do nacional. Considerando as equipes que atualmente estão entre as seis piores colocações na competição (Chapecoense, Grêmio, Sport, Juventude, Bahia e SPFC), o Verdão tem um aproveitamento de 82%.

Foram oito vitórias (3 a 1 e 2 a 0 na Chapecoense; 2 a 0 e 3 a 1 no Grêmio; 1 a 0 e 2 a 1 no Sport; 3 a 0 no Juventude e 3 a 2 no Bahia) e três empates (0 a 0 com Bahia e 0 a 0 SPFC, fora de casa, e 1 a 1 com o Juventude, no Allianz Parque), em 11 jogos. Na semana passada, o Palmeiras teve outro clássico contra uma equipe que estava próxima da zona de rebaixamento, o Santos, e também saiu vitorioso – 2 a 0, na Vila Belmiro.

Na última vez que as duas equipes se enfrentaram na arena palmeirense, pelas quartas-de-final da Libertadores, o Verdão venceu por 3 a 0 (gols de Raphael Veiga, Dudu e Patrick de Paula) e avançou na competição. Para o duelo de amanhã, contudo, Abel Ferreira não poderá contar com Dudu, Felipe Melo e Deyverson, suspensos, além de Gómez e Piquerez, convocados.

Palmeiras nunca perdeu para uma equipe de Rogério Ceni no Allianz Parque

Além do alto aproveitamento de pontos frente às equipes que brigam para não cair, outro número que joga a favor do Palmeiras para o clássico diante do SPFC é o fato de sempre ter vencido os times de Rogério Ceni no Allianz Parque, seja como jogador ou técnico.

São cinco vitórias em cinco partidas, com 15 gols marcados e nenhum sofrido. Como atleta, Ceni esteve no estádio do Palmeiras em duas oportunidades, e foram duas goleadas: 3 a 0, em 25/03/2015 (com direito a gol de cobertura do meio de campo de Robinho), e 4 a 0, em 28/06/2015.

À beira do gramado, o ex-jogador visitou o Verdão outras três vezes: 3 a 0 sobre o SPFC, em 11/03/2017; 4 a 0 em cima do Fortaleza, em 28/04/2019, e 1 a 0 sobre o Cruzeiro, em 14/09/2019.