Autor do segundo gol palmeirense na noite, Zé Rafael concedeu entrevista após a partida e destacou a reação do time, mesmo atrás do placar duas vezes e com um atleta a menos em campo.
“Hoje foi um jogo muito difícil e a gente sabia que seria assim. Eles têm uma equipe bem arrumada, com bons jogadores. Tivemos bastante dificuldades, ficamos atrás duas vezes e mesmo com um jogador a menos nós reagimos e fizemos um grande segundo tempo. Nossa equipe está com o espírito muito forte para continuar competindo independentemente do resultado e de como está o jogo. É assim que a gente tem que encarar nesses próximos três jogos”, disse o camisa 8.
Com o resultado, o Palmeiras chegou aos 63 pontos, mesma pontuação do Flamengo. Entretanto, o Verdão está na frente por conta do saldo de gols. A três rodadas do fim do Brasileirão, a equipe palmeirense terá pela frente o América-MG e o Fluminense no Allianz Parque, e o Cruzeiro na última rodada, em Belo Horizonte.
“Devido ao que foi o jogo, um atleta a menos, ter que correr atrás duas vezes, esse um ponto é importantíssimo. Com certeza fará diferença lá na frente. Seguimos nos dedicando, comprometidos para esses próximos três jogos. Não sei se seremos campeões, mas vamos dar o nosso melhor”, complementou Zé Rafael.
Na noite deste domingo, a Sociedade Esportiva Palmeiras visita o Fortaleza, em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Aconteceu: o Palmeiras é o líder isolado do Brasileirão e pode, com uma vitória, dar um passo importante para o que, há um mês, parecia impossível: ganhar mais um campeonato em 2023. A torcida do Verdão terá cinco mil lugares à disposição no Castelão (a R$ 75); a diretoria do Fortaleza baixou o valor dos ingressos para atrair sua torcida: os bilhetes mais baratos saem por apenas R$ 10.
Escalação do Palmeiras
DESFALQUES Lesionados: Luan,Gabriel Menino e Dudu
Pendurados: Weverton, Mayke, Piquerez, Vanderlan, Fabinho, Jhon Jhon, Raphael Veiga, Artur e Kevin
Além do retorno dos quatro convocados (Gómez, Ríos, Veiga e Endrick), Abel Ferreira poderá contar com Piquerez, que deixou o gramado de Barueri reclamando de uma pancada na coxa esquerda, que se transformou num edema. Recuperado, o uruguaio tem presença certa na partida.
O gol marcado contra o Inter deu mais confiança a Rony, que voltou a ganhar força na disputa por uma vaga no ataque, mas Breno Lopes segue sendo o favorito para iniciar o jogo ao lado de Endrick.
Caso decida manter o esquema com três zagueiros, usando Marcos Rocha na direita, Abel deve mandar o Palmeiras a campo com Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez e Murilo; Mayke, Richard Ríos, Raphael Veiga, Zé Rafael e Piquerez; Endrick e Breno Lopes (Rony).
Escalação do Fortaleza
No Fortaleza, o técnico Juan Pablo Vojvoda luta contra a falta de resultados. Já são oito jogos sem vencer pelo Brasileirão, com seis derrotas e dois empates. De aspirante a vaga na Libertadores, o time da casa agora pensa em se livrar do rebaixamento e em garantir ao menos a vaga na Sul-Americana.
No DM, Hércules, Vinicius Zanocelo e Pedro Augusto devem ganhar a companhia de Lucero, que deixou o campo na última quinta-feira sentindo o posterior da coxa e dificilmente terá condições de jogo. Com esses desfalques, Vojvoda deverá escalar o time com João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison e Caio Alexandre; Pikachu, Calebe e Guilherme Augusto; Thiago Galhardo.
Números
O Verdão tem vantagem no confronto direto, mas é bem apertada: em 23 jogos, são 10 vitórias palmeirenses contra 8 do Fortaleza, mais 5 empates;
Como visitante, o Verdão só venceu 2 vezes; houve 2 empates e 5 vitórias do Fortaleza;
Jogando no Castelão, o drama aumenta: o Palmeiras só venceu o Fortaleza uma vez, com 4 empates e 4 vitórias do time da casa;
Jogando por campeonatos brasileiros, o Palmeiras venceu 9 jogos e o Fortaleza 6; houve 5 empates;
No geral, contra qualquer adversário, o Palmeiras já jogou 33 vezes na capital cearense e venceu 13 vezes, com 12 empates e 8 derrotas;
Faça os cruzamentos de dados históricos como quiser usando nosso Almanaque. Clique aqui!
Odds
Na reta final do Brasileirão, o Verdão entra forte, segundo o mercado. Os principais sites de aposta pagarão, em média, para cada real aplicado:
No calendário
O Palmeiras já disputou 16 jogos no dia 26 de novembro e venceu apenas 6 vezes. Veja a lista completa clicando neste link.
Temperatura: 30°C Chuva: Não há previsão de chuva Vento: E – 28km/h Umidade: 85%
Parpite
Chegamos na reta final, com o elenco descansado – ao menos a parte que não serviu a nenhuma seleção – e com foco bem definido. Nosso adversário deste domingo ainda tem alguma preocupação com rebaixamento, mas vem desgastado pelo jogo atrasado contra o Botafogo, disputado na quinta à noite.
O gramado do Castelão sempre é um problema, mas a esta altura, nossos jogadores vão querer passar por cima de tudo, a qualquer custo. E com Endrick inspirado, conseguirão. Dá Verdão: 2 a 0, com dois gols do camisa 9, para 29.999 pagantes. VAMOS PALMEIRAS!
Atuando somente no 1º tempo, Dudu ressaltou a importância da vitória construída no jogo de ida
O Palmeiras viajou a Fortaleza para o segundo jogo das oitavas-de-final da Copa do Brasil com o objetivo de segurar o resultado construído na partida de ida e conseguiu: apesar da derrota por 1 a 0, a equipe avançou de fase já que havia vencido o duelo em São Paulo por 3 a 0.
Ao final do jogo, o atacante Dudu concedeu entrevista e valorizou justamente a vitória no Allianz Parque na classificação palmeirense, além de citar as dificuldades de enfrentar o Fortaleza no Castelão.
“Fizemos o resultado em São Paulo e na Copa do Brasil temos essa possibilidade de jogar pelo resultado. Não queríamos perder, mas a gente sabe que jogar aqui contra o Fortaleza é difícil. É muito calor e o campo não tá muito legal”, disse o camisa 7, que já pensa no próximo jogo do Verdão na temporada.
“A equipe está de parabéns pela classificação e agora é descansar nos próximos dias para focar no jogo contra o Coritiba, no domingo”, completou Dudu.
O Palmeiras volta a jogar as quartas da Copa do Brasil após duas temporadas. A última vez havia sido em 2020, edição em que o Verdão se sagrou campeão em cima do Grêmio, na final.
Contra o Fortaleza, Dudu realizou seu 29º jogo na temporada (todos como titular), dos 33 que o Palmeiras disputou em 2023. O camisa 7 está entre os atletas que mais atuaram pelo clube e por conta disso vem tendo seus minutos dosados pela comissão técnica.
Nesta quarta, o atacante atuou apenas meio tempo e foi substituído no intervalo – Breno Lopes entrou em seu lugar. No ano, em apenas quatro oportunidades Dudu jogou os 90 minutos.
Seguindo à risca a gestão de energia, a comissão técnica pode contar com o ídolo da torcida por todos os jogos e não deve ser diferente no próximo domingo, quando o Verdão encara o Coritiba pelo Brasileirão.
Na noite desta quarta-feira, a Sociedade Esportiva Palmeiras visita o Fortaleza, no jogo de volta das oitavas-de-final da Copa do Brasil.
Depois de abrir 3 a 0 no jogo de ida, o Verdão administra o placar e o elenco, pensando não apenas na sequência da competição, da qual busca o quinto título, mas de toda a temporada.
Escalação do Palmeiras
DESFALQUES Lesionados: Marcos Rocha, Murilo e Atuesta Convocado: Giovani Não inscrito: Artur
Abel Ferreira recebeu uma má notícia na véspera do jogo: Marcos Rocha sofreu uma lesão muscular e não tem data para retorno. Mayke, obviamente, será seu substituto.
Rumores dão conta de que Abel pode poupar alguns jogadores no início da partida – Dudu e Rony seriam os mais cotados. Outra possibilidade é, caso o placar agregado se mantenha tranquilo até o intervalo, fazer essas trocas antes doinício do segundo tempo.
Assim, uma possível escalação do Verdão para esta noite é Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Piquerez; Zé Rafael e Gabriel Menino; Bruno Tabata (Endrick), Raphael Veiga (Jhon Jhon) e Dudu (Breno Lopes); Rony (Endrick ou Flaco López).
Escalação do Fortaleza
O Fortaleza chega para a partida como o melhor ataque do país no ano – foram 82 gols em 38 jogos. O técnico Juan Vojvoda perdeu o atacante Moisés, negociado com o futebol mexicano. Fernando Miguel e Pedro Rocha seguem no DM e também não serão opção.
O treinador segue com algumas dúvidas para armar o time. NO meio-campo, Lucas Sasha pode tomar a vaga de Caio Alexandre. Experientes, Pikachu e Thiago Galhardo não estão garantidos e brigam com Calebe e Romarinho.
Um onze possível para esta noite é João Ricardo, Tinga, Brítez, Titi, Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison e Pochettino; Pikachu (Romarinho), Thiago Galhardo (Calebe) e Lucero.
Números
Em 20 confrontos entre as duas equipes, o Verdão venceu 9, contra 6 vitórias do Fortaleza e 5 empates;
O Fortaleza consegue uma discreta vantagem quando é mandante: 2 vitórias do Palmeiras, 3 dos donos da casa e 5 empates;
Independente do adversário, no entanto, a cidade de Fortaleza é um palco de boas recordações para o Verdão: foram 32 jogos, com 13 vitórias, 7 derrotas e 12 empates;
Faça os cruzamentos de dados históricos como quiser usando nosso Almanaque. Clique aqui!
Odds
O bom time do Fortaleza desperta relativa confiança do mercado jogando em seus domínios. Os principais sites de aposta pagarão, em média, para cada real aplicado:
No calendário
O Palmeiras já disputou 16 jogos no dia 31 de maio, uma das raras datas em que o Verdão mais perdeu do que ganhou. Veja a lista completa clicando neste link.
Temperatura: 29°C Chuva: 0,44mm Vento: E – 26km/h Umidade: 83%
Parpite
A vantagem de 3 gols é muito confortável e o Verdão só terá dificuldades se ficar em desvantagem no primeiro tempo. Caso chegue ao intervalo, no mínimo, mantendo a igualdade, o próprio Fortaleza deve se render e administrar a parte física, pensando na sequência da temporada.
Aproveitando um contragolpe no segundo tempo, Breno Lopes fará o gol solitário da partida, que terá um grande público no Castelão: 49.654 pagantes. VAMOS PALMEIRAS!
Desde que chegou ao Verdão, Richard Ríos foi a campo 15 vezes
Richard Ríos foi contratado pelo Palmeiras há pouco mais de dois meses e rapidamente se tornou peça importante para a equipe de Abel Ferreira. São 15 jogos para o colombiano com a camisa palmeirense desde sua estreia e um gol marcado – como comparação, nesse período, Fabinho e Jailson, as outras opções de meio do banco, participaram de nove e dois jogos cada, respectivamente.
“A minha adaptação está sendo boa, o time está me ajudando bastante, a comissão, o staff e todos os funcionários também. Isso tudo está sendo muito importante para mim”, disse o camisa 27 após o treinamento de segunda-feira.
Vindo do Guarani, Ríos se instalou na Academia de Futebol para acelerar o processo de adaptação ao clube e também às exigências de treinamento. Em campo, o jogador já foi o substituto de Zé Rafael, como meio-campista mais recuado; já jogou no lugar de Gabriel Menino e também entrou para compor a posição ao lado dos dois titulares, substituindo Raphael Veiga.
“Dá para ver que o time está se cuidando bem e aqui no clube temos estrutura para isso, para nos recuperarmos bem rápido. Todos nós estamos dando o nosso máximo tanto dentro quanto fora do clube nos alimentando e descansando bem. E vamos continuar nesta pegada”, complementou.
Richard Ríos fala sobre confronto com o Fortaleza
O único gol marcado por Ríos até o momento pelo Palmeiras foi o terceiro da vitória por 3 a 0 sobre o Fortaleza, no jogo de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil. A partida de volta acontece nesta quarta-feira, no Castelão, com o Verdão podendo perder por até dois gols de diferença para se classificar.
“A gente sabe que será um jogo difícil lá, mas vamos tentar impor o nosso jogo na casa deles. Fizemos uma vantagem importante no Allianz Parque com a nossa torcida, mas não podemos relaxar e vamos em busca de mais uma vitória”, comentou Richard Ríos sobre o duelo.
O duelo contra o Fortaleza finalizará também a sequência de quatro partidas seguidas em que o Palmeiras atua fora de casa. No final de semana, a equipe recebe o Coritiba no Allianz Parque, pelo Brasileirão.