Decisivo, Richard Ríos marca pela primeira vez em 2024 e enaltece foco do Palmeiras

Richard Ríos comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Vitória, durante partida válida pela primeira rodada do Brasileirão 2024, no Barradão.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras estreia com vitória no Brasileirão graças ao gol de Richard Ríos

O pé direito de Richard Ríos fez o Palmeiras iniciar o Campeonato Brasileiro vencendo o Vitória, no Barradão. Titular, o colombiano marcou o único gol do jogo e garantiu os primeiros três pontos da equipe.

Ao final do confronto, Ríos, considerado o melhor jogador da partida pela CBF, enalteceu o foco do time.

“Feliz pelo resultado, começar com o pé direito é sempre bom. Nosso treinador está muito certo quando ele fala das 24 horas para comemorar a vitória ou lamentar a derrota. A gente ganhou um título uns dias atrás, depois viramos a chave para a Libertadores e agora focamos no Brasileirão. Assim que tem que ser, continuar sempre com vontade. O Palmeiras briga por título em todos os campeonatos”, disse o camisa 27, que também criticou o gramado do Barradão.

“Sobre o gramado, não estava em boas condições, mas isso era para os dois times, é difícil jogar aqui, também por conta da torcida. Mas o importante foi sair com os três pontos”, complementou o colombiano, que chegou ao primeiro gol na temporada. Ao todo, são 71 jogos e quatro bolas na rede pelo Verdão.

Em meio à maratona de jogos, o Palmeiras volta a campo na quarta-feira para enfrentar o Internacional, às 20h, na Arena Barueri.

Richard Ríos vs Vitória:

Endrick no topo, Ríos com moral e Murilo sem minutos: como foram os palmeirenses na data Fifa

Endrick no topo, Ríos com moral e Murilo sem minutos: como foram os palmeirenses na data Fifa.
Reprodução

Estrela de Endrick brilhou na seleção e o atacante virou destaque no mundo do futebol; Ríos ganhou oportunidade e Murilo não foi utilizado

A data Fifa terminou com um palmeirense no topo dos assuntos mundiais: Endrick. A jovem estrela encantou ao marcar o gol da vitória do Brasil em Wembley, por 1 a 0 sobre a Inglaterra, e também ir às redes na sua futura casa, o Santiago Bernabéu, no empate em 3 a 3 com a Espanha, nesta terça-feira.

Por outro lado, o outro jogador do Palmeiras chamado à Seleção Brasileira não saiu do banco de reservas. Murilo chegou a ser citado por Dorival Junior na entrevista coletiva após a vitória no Reino Unido, mas não ganhou minutos nesta data Fifa.

Também na Espanha e vestindo uma camisa amarela, Richard Ríos ganhou moral na Colômbia. O meio-campista recebeu elogios pela partida contra a Espanha, na última sexta-feira, e foi titular os 90 minutos no triunfo por 3 a 2 sobre a Romênia, finalizando o duelo com uma assistência.

Os três jogadores retornam durante a madrugada ao Brasil, no avião particular de Leila Pereira – que foi chefe de delegação da Seleção Brasileira, e estarão à disposição de Abel Ferreira para o duelo decisivo contra o Novorizontino, que acontece na noite de quinta, no Allianz Parque.

“Com vocês, Endrick”

Aos 17 anos e já vendido ao Real Madrid, Endrick ganhou destaque nos principais jornais europeus no final de semana. Na Inglaterra, o Daily Mail, o The Guardian e a Skysports destacaram o palmeirense após a vitória contra os donos da casa. Na Espanha, o AS e o Marca, principais veículos de Madri, estamparam o rosto do atacante nas capas.

Logo após o amistoso contra a Espanha, mais destaques. “Com vocês, Endrick”, escreveu o AS em seu site. E até o Sport, jornal da Catalunha, se rendeu ao palmeirense: “Endrick colocou o Bernabéu no bolso”.

Endrick no topo, Ríos com moral e Murilo sem minutos: como foram os palmeirenses na data Fifa.
Reprodução
Endrick no topo, Ríos com moral e Murilo sem minutos: como foram os palmeirenses na data Fifa.
Reprodução

Os números de Ríos pela Colômbia

Richard Ríos atuou 45 minutos no primeiro jogo e depois mais 90, na segunda partida da Colômbia nesta data Fifa. Confira os números do meio-campista:

  • 135 minutos;
  • 1 assistência;
  • 94 ações com a bola;
  • 56 passes certos;
  • 1 lançamento certo;
  • 1 finalização;
  • 3 dribles certos;
  • 10 duelos ganhos;
  • 4 ações defensivas.

Palmeiras acerta renovação de 2 jogadores importantes do elenco

Luan e Richard Ríos durante treinamento do Palmeiras no CT do Grêmio.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Richard Ríos e Luan estenderam seus contratos com o Palmeiras

No começo desta semana, o Palmeiras estendeu o contrato de dois jogadores importantes do elenco comandado por Abel Ferreira: Richard Ríos e Luan.

Contratado ano passado junto ao Guarani, Ríos tinha vínculo com o Verdão até o final de 2025 e renovou por mais uma temporada. O volante também recebeu uma valorização salarial. O novo contrato do jogador foi publicado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF. Titular e peça importante no título Brasileiro de 2023, o colombiano de 23 anos soma 64 jogos pelo Palmeiras e três gols marcados.

O contrato de Luan com o Palmeiras também foi estendido em mais um ano, até o final de 2025. O zagueiro, um dos líderes do elenco, tinha vínculo só até dezembro de 2024 e poderia assinar um pré-contrato com outra equipe em julho, caso não acertasse a permanência no Verdão.

Luan está no clube desde de 2017 e, em 2024, alcançou um feito que não acontecia há 30 anos. Ele contabiliza oito temporadas ininterruptas atuando pelo Verdão, algo que um zagueiro não completava pelo clube desde Toninho Cecílio, que disputou seu primeiro jogo como profissional do Palmeiras em 1985 e permaneceu até 1993.

Ao todo, Luan soma 253 jogos e oito gols pelo Verdão, além de 10 títulos conquistados – ele também fez parte do elenco campeão da Recopa Sul-Americana, porém, por conta de uma lesão, não atuou nas duas partidas contra o Athletico-PR.

Outras renovações do Palmeiras em 2024:

Aníbal Moreno ou Richard Ríos? Dupla trava briga por titularidade às vésperas da Supercopa

Anibal Moreno em jogo do Palmeiras contra o Santos, durante partida válida pela terceira rodada do Paulistão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras encorpou o meio com a chegada de Aníbal Moreno e competitividade interna aumentou

O Palmeiras iniciou a preparação para a primeira decisão da temporada, contra o SPFC na Supercopa do Brasil, e o técnico Abel Ferreira tem decisões a tomar em relação a escalação inicial do time no clássico, principalmente no meio de campo.

O setor começou a temporada em alta: Zé Rafael manteve o alto nível e é titular absoluto; Aníbal Moreno chegou e Richard Ríos se consolidou. Além disso, Gabriel Menino voltou a jogar depois de três meses, mas ainda busca o melhor ritmo. Os gringos já tiveram grandes desempenhos em 2024 e a vaga para começar o Choque-Rei ao lado de Zé.

Aníbal impressionou contra a Inter de Limeira. Forte fisicamente e bastante combativo nos duelos individuais, o argentino contabilizou, no confronto, oito ações defensivas, venceu sete disputas de bola e apareceu bem na distribuição de jogo com um passe decisivo e 86% de aproveitamento nos passes em geral.

Richard Ríos em jogo do Palmeiras contra o Santos, durante partida válida pela terceira rodada do Paulistão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Apesar do alto desempenho, Aníbal foi para o banco contra o Santos e viu Ríos se destacar. O colombiano também conseguiu oito ações defensivas certas. Além disso, venceu nove duelos individuais e somou 100% de aproveitamento em lançamentos (2) e dribles (2).

A atuação dos dois neste início de temporada materializa a ideia que Abel sempre destacou em suas coletivas: quando a competitividade interna aumenta, o nível em campo dos atletas eleva e quem ganha com isso é o Palmeiras.

O que pensa Abel sobre a disputa entre Aníbal Moreno e Richard Ríos

Em pergunta realizada pelo Verdazzo, na coletiva de imprensa após a vitória contra o Santos, Abel Ferreira foi questionado sobre a escolha pelos jogadores, afirmou que dará oportunidade para todos e ressaltou as diferentes características dos dois.

“Todos terão oportunidade de jogar. Aqui não existe titular ou reserva, eu conto com todos. O Aníbal foi espetacular contra a Inter de Limeira, mas o treinador tem que pensar em tudo: desgaste, próximos jogos e nos jogadores que estão em melhor forma. Essa é minha função. Temos pessoas capacitadas dentro do clube para poder analisar os jogadores e perceber qual o risco de lesão que tem um jogador que não está habituado à nossa forma de jogar e ao gramado sintético”, disse.

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Santos, durante partida válida pela terceira rodada do Paulistão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

“Não foi porque atuamos com três zagueiros [de ofício] que o Richard foi titular. Temos que ver as opções que temos no nosso meio-campo. Será um ano duro, longo e teremos jogadores convocados para a seleções. Temos que criar duplas de volantes, relações entre eles. Vou aproveitar essa competição, que queremos muito vencer, e ver as dinâmicas que vamos ter para que a gente fique muito mais preparado. Temos que olhar menos para os sistemas, o futebol não é parado, o que vale são as dinâmicas”, complementou.

Dribla e dribla: Richard Ríos termina Brasileirão com alto aproveitamento no fundamento

Richard Ríos em disputa pelo Palmeiras contra o Cruzeiro, durante partida válida pela trigésima oitava rodada do Brasileirão 2023, no Mineirão.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Richard Ríos ganhou a vaga de titular após lesão de Gabriel Menino e se destacou

Após Gabriel Menino ter fraturado o tornozelo no duelo contra o Atlético-MG, em outubro, Richard Ríos assumiu o posto de titular no meio-campo, ao lado de Zé Rafael, e se destacou. O colombiano jogou bem a reta final da temporada, chegou a ser elogiado por Abel Ferreira e terminou o ano em alta no Palmeiras.

Jogador de boa técnica e habilidade para se desvencilhar dos adversários, Ríos finalizou o Brasileirão como o jogador com a maior porcentagem de dribles certos, com expressivos 81% de aproveitamento nas tentativas de superar os adversários. Confira os números do Sofascore:

Ao todo, foram 57 tentativas e 46 acertos para Ríos, que em número de porcentagem, ficou bem à frente de atacantes como Hulk (55%), John Arias (62%), Júnior Santos (52%) e Keno (60%). Em comparação com os palmeirenses, o camisa 27 foi melhor que Dudu (68%), Artur (60%) e Endrick (49%).

Ríos começou a carreira no futebol de salão e jogou nas quadras da Colômbia até os 18 anos. Após uma excursão ao Rio de Janeiro com a seleção do país, o jogador se transferiu para o Flamengo para atuar no campo. Antes de chegar ao Verdão, ele passou pelo Mazatlán, do México, e pelo Guarani. No final de outubro, o meio-campista chegou a ser bastante elogiado por Abel Ferreira.

“Ele é consistente, está um senhor jogador. É bom para o Palmeiras buscar um jogador deste calibre. É dar parabéns ao Barros. E a estrutura do Palmeiras”, disse o treinador.

Richard Ríos lidera outra estatística

O colombiano também terminou o Campeonato Brasileiro como o palmeirense que mais vezes entrou em campo. Ele foi utilizado em 37 partidas, sendo 20 como titular. Weverton e Mayke vêm logo em seguida, com 35 e 33 jogos, respectivamente.

No Palmeiras, Ríos ganhou suas primeiras oportunidades na Seleção Colombiana e chegou a jogar as Eliminatórias. O jogador de 23 anos tem contrato com o Verdão até dezembro de 2025.