De contrato renovado, Aníbal Moreno foi o 2º jogador que mais jogou em 2024

Os jogadores Anibal Moreno e Raphael Veiga (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol.
Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Já está no BID: Palmeiras renovou o contrato com o volante Aníbal Moreno; argentino foi o segundo jogador com mais jogos em 2024

A CBF divulgou no BID, na última sexta-feira (9), a renovação de contrato do volante Aníbal Moreno.

Contratado no início da temporada passada, vindo do Racing, da Argentina, o meio-campista é o segundo jogador com mais jogos no período, somando 62 partidas e 4 gols marcados. Apenas Rony fez mais jogos (63) que o camisa 5 na temporada de 2024.

Aníbal Moreno vem sendo um dos jogadores mais comentados pela torcida nas redes sociais nesta pré-temporada por um motivo inusitado: com uma mudança no visual, o jogador aparenta ter feito um procedimento estético no período de férias.

O Palmeiras se prepara para a temporada de 2025 e tem seu primeiro desafio na quarta-feira (15), em um duelo contra a Portuguesa, no Allianz Parque, às 21h45, em confronto válido pelo Campeonato Paulista.

Aníbal Moreno completa 50 jogos pelo Palmeiras como certeza do meio-campo

Aníbal Moreno durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Contratado no fim do ano passado, Aníbal Moreno chegou à marca no último domingo

Pretendido pelo Palmeiras desde a metade da temporada passada, Aníbal Moreno foi contratado somente no fim de 2023 e seu desempenho em campo confirmou o desejo do clube.

Autor do gol do título Paulista sobre o Santos, o volante argentino completou, no último domingo (01), 50 jogos pelo Verdão. E em meio à uma temporada de altos e baixos do meio-campo palmeirense, o camisa 5 se mostrou uma certeza no setor. Ele é o segundo entre todos do elenco com mais partidas no ano, ficando atrás apenas de Rony.

Foram 38 dos 50 jogos como titular. E as principais duplas de volante de Abel Ferreira para o ano contam com Aníbal na equipe. Os números não mentem: Aníbal Moreno/Zé Rafael e Aníbal Moreno/Richard Ríos foram as duplas mais usadas na temporada, 12 vezes cada – e o argentino é o fato em comum.

A fim de comparação, Zé Rafael/Ríos, dupla titular da reta final do Brasileirão do ano passado, começaram nove partidas juntos entre os onze, sendo que a maioria dos duelos aconteceram no começo da temporada. A quarta formação mais usada? Aníbal e Gabriel Menino, sete vezes.

Dificuldade para achar companheiro de Aníbal Moreno

Ao longo de 2024, Abel Ferreira vem mudando a formação no meio-campo para achar a dupla ideal, tendo Aníbal como a única peça titular. No papel, antes da temporada começar, Zé Rafael parecia o nome certo. Entretanto, o camisa 8 vem sofrendo com um ano de lesões e pouca sequência.

Richard Ríos, então, foi a outra aposta. O colombiano teve grandes atuações e ganhou holofotes com o desempenho pela seleção do seu país na Copa América, mas ainda busca se firmar como titular – nos últimos dois jogos, foi o escolhido para jogar ao lado de Aníbal. Ele soma 27 titularidades no ano.

Gabriel Menino e Fabinho pouco foram utilizados entre os onze iniciais e até Raphael Veiga, em três oportunidades, chegou a fazer dupla com Aníbal Moreno.

Confira todas as formações:

  • Aníbal Moreno e Zé Rafael: 12 vezes;
  • Aníbal Moreno e Richard Ríos: 12 vezes;
  • Zé Rafael e Richard Ríos: 9 vezes;
  • Aníbal Moreno e Gabriel Menino: 7 vezes;
  • Aníbal Moreno, Richard Ríos e Zé Rafael: 3 vezes;
  • Richard Ríos e Gabriel Menino: 3 vezes;
  • Aníbal Moreno e Raphael Veiga: 3 vezes;
  • Zé Rafael e Fabinho: 3 vezes;
  • Aníbal Moreno e Fabinho: 1 vez;
  • Zé Rafael e Gabriel Menino: 1 vez.

Os números de Aníbal em 2024:

  • 50 jogos;
  • 4 gols;
  • 2 assistências;
  • 1648 passes certos;
  • 44 lançamentos certos;
  • 55 desarmes certos (líder do elenco);
  • 28 interceptações certas (líder do elenco).

Abel Ferreira ressalta “calma” do Palmeiras contra Atlético-GO e descarta rivalidade com o Botafogo

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Atlético-GO, durante partida válida pela décima sexta rodada do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Em coletiva após mais uma vitória no Brasileirão, Abel Ferreira também comentou sobre Dudu, Aníbal Moreno e Felipe Anderson

O Palmeiras venceu mais uma no Brasileirão e segue firme na parte de cima da tabela. Na noite desta quinta-feira, o Verdão fez 3 a 1 no Atlético-GO, no Allianz Parque.

Ao final do duelo, o técnico Abel Ferreira concedeu entrevista coletiva. O treinador comentou sobre diversos assuntos, dentre eles o fator que fez o Palmeiras vencer o confronto, a partida contra o Botafogo e sobre alguns jogadores individualmente.

Confira as respostas de Abel Ferreira após Palmeiras 3 x 1 Atlético-GO:

– A partida

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Atlético-GO, durante partida válida pela décima sexta rodada do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

“Entramos bem no jogo, intensos e dinâmicos. Levar um gol daqueles coloca à prova a nossa calma. Esse gol afetou um pouco nossa calma e confiança; tirou um pouco do nosso foco nas tarefas que eram precisas serem feitas. Eles mudaram o esquema para jogar contra nós, ficou difícil ultrapassar as linhas deles. No intervalo, fizemos poucas correções, abrimos dois jogadores à direita e à esquerda para espaçar a linha de defesa. Mas, mais do que tudo, pedi calma e foco nas tarefas. Se entramos em desesperos, os torcedores ficam ansiosos e isso passa para a equipe. Mas, felizmente mantivemos a calma”.

– Confronto diante do Botafogo

“Essa rivalidade não partiu do Palmeiras. Fazemos o nosso trabalho como sempre fizemos. O maior mérito do Palmeiras é ser resiliente. Mas, quero relembrar para todos que, no ano passado, não tinha só a gente na briga pelo título. Parece que só tinha a gente e isso é mentira. A três/quatro rodadas do fim [do Brasileirão do ano passado], tanto o Palmeiras, como o Botafogo, o Grêmio, o Flamengo ou o Bragantino podiam ser campeão. Então, por que só implicam com o Palmeiras? Não tenho problema nenhum com ninguém. Eles são uma excelente equipe e estão gastando muito. O Botafogo, assim como nós e outros times, vão brigar até o fim. Da minha parte e dos jogadores, vamos fazer o que sempre fazemos, não mudaremos em nada nossa preparação”.

– Dudu

“O Dudu sabe de toda a verdade. Ele sabe quando eu acho que ele deve ou não jogar; aquilo que ele está bem ou o que precisa melhorar. Tudo eu digo para ele. Queria que hoje ele andasse pelas zonas interiores, fugisse da marcação apertada dos nossos adversários e não procurasse duelos. Fez o que era preciso, armou, finalizou e quase marcou um gol. Ele merecia. Depois de tantos meses parado, sei que não foi fácil. Ele aproveitou mais alguns minutos e está cada vez melhor. Vou continuar colocando-o em campo quando eu achar que ele deve entrar. Tudo que eu faço é pensando para o melhor do Palmeiras”.

– Aníbal Moreno

“Gosto da organização e os jogadores têm funções a fazer dentro dessa organização. A do Estêvão é desequilibrar, assim como os outros pontas. E o Aníbal é um jogador que, realmente, tem uma dinâmica muito boa. Ele é o equilíbrio da nossa equipe, dá-nos confiança para os outros atacarem e chegarem à área. Não tem apenas a tarefa de ser o primeiro da cobertura, mas de também fazer a equipe jogar”.

– Felipe Anderson

“Ele, assim como todos os outros jogadores, treina muito bem. Me dá gosto de ver os jogadores, principalmente os que não estão jogando, treinando. Não dá para facilitar. É um orgulho ver o treino e a vontade deles, principalmente as atividades após o jogo”.

“O Felipe está treinando muito bem. Ele pode jogar como um camisa 10, mais atrás como um ‘8’ ou aberto nas pontas. Jogador que vem de um campeonato de muito rigor tático. Vai nos ajudar. Estou contente com aquilo que nós temos e estou satisfeito com o trabalho deste grupo”.

Absoluto: Aníbal Moreno lidera estatística defensiva do Campeonato Brasileiro

Anibal Moreno em disputa pelo Palmeiras contra o Bahia, durante partida válida pela décima quinta rodada, do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Peça fundamental para a equipe de Abel Ferreira, Aníbal Moreno soma 12 participações na competição

“A qualidade se paga”. Estas foram as palavras de Abel Ferreira, ainda no começo de 2024, ao ser questionado sobre o desempenho e a rápida adaptação de Aníbal Moreno ao Palmeiras e ao futebol brasileiro.

Contratado junto ao Racing, da Argentina, por cerca de 35 milhões de reais fixos, o volante não demorou para se tornar titular absoluto da equipe e peça fundamental para o esquema do treinador.

Na atual edição do Campeonato Brasileiro, o argentino é o líder de toda a competição em interceptações. São 28 ações em 12 partidas disputadas, o que perfaz a média de 2.3 por jogo. Além disso, ele soma 71 bolas recuperadas.

A qualidade de Aníbal não se restringe apenas à parte defensiva. O jogador também vai bem na construção e na chegada à área. Na última vitória palmeirense, por 2 a 0 sobre o Bahia, foi dele o lançamento que terminou no gol de Estêvão. Já na goleada sobre o Atlético-MG, ele anotou o primeiro tento do Verdão na partida.

Ao todo, Aníbal Moreno tem 36 partidas pelo Palmeiras e quatro gols marcados. Ele volta a campo com o time na noite desta quinta-feira para o confronto frente ao Atlético-GO, no Allianz Parque.

Números de Aníbal Moreno no Brasileirão:

Quando Aníbal Moreno volta ao time do Palmeiras?

Aníbal Moreno em jogo do Palmeiras contra o Liverpool-URU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2024, no Estádio Centenário.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Entre os atletas que mais vezes atuou pelo Palmeiras na temporada, Aníbal Moreno sofreu um problema no olho, na goleada sobre o Liverpool

O técnico Abel Ferreira teve um desfalque importante para o último duelo do Palmeiras, contra o Athletico-PR, pelo Campeonato Brasileiro. Titular absoluto do meio de campo, Aníbal Moreno não pôde atuar por conta de um trauma ocular.

De acordo com Abel, o volante argentino deve ficar fora dos gramados entre 10 e 15 dias – o clube avalia o caso do camisa 5 diariamente e a resposta à recuperação vem sendo considerada boa. Caso esta estimativa se concretize, Aníbal pode retornar à equipe no confronto diante do Vasco, no dia 26.

“O Núcleo de Saúde e Performance passa para nós todas as análises. Em alguns casos, os jogadores jogam com dor, no limite da lesão, porque no Brasil é assim. Trocamos o que tivemos que trocar. O Aníbal, em função do que aconteceu, vai ter que ficar fora de dez a 15 dias. Tudo vai depender da recuperação”, disse o comandante, após o revés para o clube paranaense.

A lesão de Aníbal ocorreu na goleada sobre o Liverpool-URU, por 5 a 0, na quinta-feira passada, pela Libertadores. Em uma dívida com Ocampos, no início do segundo tempo, o palmeirense levou uma pancada na região do olho e foi substituído.

Sem ele disponível, Zé Rafael deve ter sequência no time titular. O camisa 8 se recuperou de uma lombalgia e, no último confronto, já iniciou entre os onze. Fabinho também é outra opção, assim como Richard Ríos e Gabriel Menino.

Palmeiras perde seu principal “cão de guarda” sem Aníbal Moreno

Reforço para a temporada do Palmeiras, Aníbal rapidamente se adaptou ao time e naturalmente conquistou a titularidade. Sem ele disponível, Abel Ferreira perderá seu principal jogador de ações defensivas.

O camisa 5 é o líder do elenco em desarmes (32) e interceptações (17). A média do jogador de bolas recuperadas no Brasileirão é elevada: 7.5 por jogo – ele disputou quatro partidas. Em toda a temporada, ele soma 123 bolas recuperadas.