Homenageado pelo Palmeiras, Breno Lopes se despede e manda recado para a torcida

Breno Lopes comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Fluminense, durante partida válida pela trigésima sétima rodada do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Sem espaço, Breno Lopes acertou com o Fortaleza

O atacante Breno Lopes se despediu do Palmeiras e acertou sua ida para o Fortaleza. O jogador, que tem contrato com o Verdão até o final de 2024, foi emprestado ao time de Vojvoda até o encerramento do vínculo.

Breno perdeu espaço no elenco do Palmeiras em 2024, após ser importante na reta final do título Brasileiro do ano passado. Ele disputou apenas oito partidas no ano e marcou um gol.

Breno Lopes em jogo do Palmeiras contra o Independiente Petrolero, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

“Passa um filme na cabeça, de quando eu cheguei aqui, tudo o que foi conquistado. Mais do que títulos, o carinho de todos os funcionários, o respeito, as amizades. É um legado que deixei no clube. Estou saindo pelas portas da frente, algo que eu sempre desejei. Fico muito feliz por tudo o que vivi, todos os títulos e as experiências”, disse o jogador, que foi homenageado pelo Verdão nas redes sociais.

“Somente agradecer ao torcedor palmeirense, aonde eles me encontram, na rua ou nas redes sociais, inclusive o meu casamento é através desse gol. Meu cunhado é palmeirense e dedicou o nome do filho dele de Breno por causa do gol da Libertadores. Isso mostra o carinho que o torcedor tem comigo”, complementou.

De herói de título a confronto com a torcida: relembre a passagem de Breno Lopes

Contratado no fim de 2020 pelo Palmeiras, vindo do Juventude, Breno colocaria seu nome para sempre na história do clube poucos meses depois. Em 30 de janeiro de 2021, o camisa 19 acertou a cabeça, no minuto 98, que garantiu o segundo título de Libertadores do Verdão.

Breno Lopes marca o gol decisivo na Libertadores 2021 e o Palmeiras conquista o bicampeonato contra o Santos.
Cesar Greco

O gol, apesar de histórico, não mudou o status do atacante dentro do Palmeiras. Ele seguiu como reserva bastante utilizado por Abel Ferreira, alternando entre gols marcados, principalmente nos minutos finais das partidas, e chances desperdiçadas.

No Brasileiro de 2023, Breno se envolveu em uma polêmica após anotar o tento da vitória contra o Goiás, no Allianz Parque, e comemorar fazendo gestos obscenos para a torcida na arquibancada. Dias após o ocorrido, ele se desculpou em um vídeo gravado na sede da principal organizada.

Passado este episódio, o atacante conseguiu dar a volta por cima e foi titular na reta final do Brasileirão, ajudando o Palmeiras na conquista do dodecampeonato. Ao todo, ele deixa o clube com 166 jogos disputados, 25 gols e oito títulos.

Abel rasga elogios a Aníbal Moreno e confirma chegada de reforço

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Ituano, durante partida válida pela quarta rodada do Paulistão 2024, na Arena Barueri.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Após vitória sobre o Ituano, Abel também defendeu Breno Lopes

Após a vitória do Palmeiras por 2 a 0 sobre o Ituano, que mantém a equipe invicta no Paulistão, o técnico Abel Ferreira foi direto ao comentar mais uma partida de destaque de Aníbal Moreno: “A qualidade se paga, não há outra forma”. O treinador voltou a afirmar que gostaria de ter contado com o argentino ainda no ano passado e se diz feliz por ter o jogador no elenco.

“O Aníbal infelizmente não conseguimos contratá-lo antes, mas chegou quando tinha que chegar. Todos já perceberam que aqui no Palmeiras é possível comprar jogadores por 8 milhões e vender por 15, como fizemos com o Artur. Tem que arriscar. O Aníbal nos traz qualidade e competitividade ao elenco, ele abre a possibilidade de a gente também mudar a posição do Zé Rafael”, disse Abel.

O treinador novamente ressaltou a importância de aumentar a competitividade interna, falou sobre a chegada de Lázaro e sacramentou a vinda de Rômulo, que atualmente está no Novorizontino e chega ao Verdão após o Paulistão.

“Já disse outras vezes que gosto dessa competição interna. O López fez gol, o Rony também. Queremos que os jogadores sintam essa competição. Não dá para adormecer. O difícil é ganhar de forma consistente”, disse.

“Contratamos mais dois ‘miúdos’. O Lázaro é um jogador de muito potencial e que pode se firmar, não sei quanto tempo vai demorar, mas não deixa de ser esse perfil. Não sei se foi divulgado, mas posso dizer sobre o Rômulo [do Novorizontino]. É uma política minha dar oportunidades aos destaques do Paulistão, foi assim que encontramos o Ríos e foi uma grande contratação. O Rômulo é um jogador que já tínhamos visto no ano passado e esse ano as coisas deram certo, vem para nos ajudar”, acrescentou.

O Palmeiras volta a campo na próxima segunda-feira, dia 12, contra o Santo André, no Bruno José Daniel.

Confira outras respostas de Abel Ferreira

– Escalação com três volantes

“Minha função é escolher aqueles jogadores que eu acho que são os melhores para cada partida. No jogo seguinte, posso mudar. O meio-campo é o setor que temos mais concorrências. O Aníbal chegou bem, depois teve alguns problemas físicos, mas se recuperou bem. O Fabinho e o Menino entraram bem; o Zé Rafael jogou em uma função um pouco diferente; o Ríos teve boa dinâmica; e o Veiga estava um pouco cansado. Estamos muito bem servidos no meio-campo”.

– Mayke

“O Mayke lesionou-se e vai ficar de fora algum tempo, espero que não seja muito”.

– Marcos Rocha

“O Rocha é um jogador inteligente e experiente, por isso que com apenas um passe consegue deixar o companheiro na cara do gol. Há princípios na nossa equipe. No momento em que recuperamos a bola, temos que olhar para frente, se tiver condições de lançar, é pra fazer; se não, trocamos passes curtos. As decisões técnicas são sempre dos jogadores”.

– Breno Lopes

“É tão difícil contratar jogadores que eu não posso dispensar jogadores como o Breno. Ele é um jogador que gostamos e precisamos de atletas que nos ajudem, seja entrando em campo ou não. Sei que o jogador está satisfeito por pertencer ao grupo e só isso que posso dizer”.

Atacantes marcam e Palmeiras vence São Bernardo em jogo-treino; veja os gols

Breno Lopes durante jogo-treino do Palmeiras contra a equipe do São Bernardo, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Rony e Breno Lopes marcaram para o Palmeiras, que venceu por 2 a 1

Na manhã desta terça-feira, o Palmeiras disputou o quarto jogo-treino da pré-temporada, contra o São Bernardo. Com gols de Rony e Breno Lopes, o Verdão venceu o duelo por 2 a 1.

Abel Ferreira e seus auxiliares iniciaram o time com uma formação com três defensores. O Palmeiras começou com Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez e Murilo; Mayke, Richard Ríos, Raphael Veiga, Zé Rafael e Caio Paulista; Flaco López e Rony.

Aos seis minutos, Rony abriu o placar após receber bom lançamento de Veiga por cima da zaga, dominar a bola e finalizar no cantinho baixo do goleiro. O empate do São Bernardo saiu quatro minutos depois, em gol marcado por Guilherme Pires.

O segundo tempo começou com a mesma escalação, mas o técnico Abel Ferreira trocou todos os jogadores aos 23 minutos. A outra formação contou com Mateus; Garcia, Naves, Luan e Vanderlan; Aníbal Moreno, Fabinho, Atuesta e Jhon Jhon; Breno Lopes e Bruno Rodrigues.

O gol da vitória saiu aos 37 minutos, após passe de Bruno Rodrigues para Breno Lopes. Piquerez não participou do confronto, assim como nos jogos-treino do último sábado. O uruguaio segue cronograma de recondicionamento físico.

Assista aos gols do Palmeiras:

Vitor Castanheira explica titularidade de Breno Lopes e elogia Palmeiras em goleada: “agressivo e dinâmico”

Vitor Castanheira em jogo do Palmeiras contra o América-MG, durante partida válida pela trigésima sexta rodada, do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Vitor Castanheira ressaltou as qualidades sem bola de Breno e minimizou gol perdido

Substituindo Abel Ferreira que estava suspenso Vitor Castanheira comandou sua primeira vitória do Palmeiras à beira do gramado. Após os 4 a 0 sobre o América-MG, que manteve o Verdão na liderança do Brasileirão, o auxiliar concedeu entrevista coletiva e começou respondendo sobre Breno Lopes.

O camisa 19, titular desde a vitória sobre o Coritiba, desperdiçou uma chance clara no segundo tempo e teve sua titularidade questionada na entrevista.  

“Ele entrega muita coisa”, respondeu de forma direta Castanheira. “Vocês só olham para o erro e o erro é muito mais fácil de enxergar. Agora o esforço, a dedicação, o correr para trás, isso ninguém olha. Porque a maioria só enxerga o jogador com a bola no pé. Ninguém mais que o Breno ali queria fazer o gol, não tenho dúvidas. Isso acontece com todos os jogadores, às vezes estão mais eficientes, às vezes não. Mas a dedicação sempre está lá, isso que se deve enaltecer”, complementou.

O auxiliar também respondeu sobre a mudança tática do Palmeiras para o confronto. Sem Mayke, Gómez e Luan, o Verdão foi a campo com uma linha com quatro defensores. Para Castanheira, no entanto, a formação não é importante, e sim as dinâmicas.

“Não falo sobre mudança de sistema. O mais importante para nós são as dinâmicas da equipe. E hoje o time esteve agressivo, foi dinâmico, buscou a vitória e conseguiu uma vitória expressiva. Conseguimos os três pontos que eram fundamentais”, disse.

Abel Ferreira volta ao comando do time na partida de domingo, frente ao Fluminense, no Allianz Parque. Com 66 pontos e na liderança do Brasileirão, o Palmeiras depende apenas de si para conquistar mais um título nacional.

Confira outras respostas de Vitor Castanheira

– Virtudes do time

“As virtudes dessa equipe são evidentes para todos, é um time que trabalha, que não desiste e faz de tudo. Não vamos ganhar sempre, não há equipe do mundo que consiga. Mas, o que esses jogadores fazem diariamente, nós e a torcida só podemos sentir orgulho”.

– Momento

“Por isso que o futebol é mágico. Há um mês nós estávamos fora e isso só demonstra a resiliência e a dedicação que estes atletas fazem diariamente, desde que a gente chegou aqui. Isso é evidente. Não vamos ganhar todas, mas competimos em todas as competições. É o que temos feito. Não controlamos o que os outros fazem, só o que nós fazemos. E é isso que vamos fazer nesta reta final”.

– Conversa com Abel e João Martins antes do jogo

“Esta comissão técnica trabalha junto há oito anos. A sinergia e o conhecimento entre nós fazem com que só com um olhar nós já sabemos o que tem de ser feito. O plano de jogo foi feito e foi executado na perfeição. Coube a mim estar ali de pé [à beira do gramado] porque o Abel e o João não podiam, mas as dinâmicas foram exatamente iguais às que fazemos nos outros jogos”.

A terça do Palmeiras: Luan trabalha com o elenco e Luis Guilherme segue de fora

Abel Ferreira conversa com o elenco durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Zagueiro segue em processo de transição física, mas treina integrado ao elenco; Luis Guilherme deve desfalcar o Palmeiras

O Palmeiras realizou o penúltimo treino antes do confronto diante do América-MG na tarde desta terça-feira, na Academia de Futebol. O zagueiro Luan, recuperado de uma lesão na coxa, deu sequência ao processo de transição física e trabalhou integrado ao elenco – o camisa 13 pode ser uma das novidades para o duelo.

Por outro lado, Luis Guilherme, com dores na coxa esquerda, seguiu o tratamento individualizado com os profissionais do Núcleo de Saúde e Performance. A Cria da Academia, que na última data Fifa esteve com a Seleção Brasileira Sub-23, não atuou contra o Fortaleza por conta do problema físico e deve ser desfalque novamente.

O elenco realizou duas atividades: uma técnica, com foco nas finalizações, e a segunda um recreativo. O Palmeiras deve realizar o último trabalho, de menos intensidade, na manhã desta quarta-feira, antes da partida contra o América-MG.

O Verdão volta a jogar no Allianz Parque depois de dois duelos como mandante na Arena Barueri; 22 mil ingressos já foram vendidos.

Breno Lopes comenta sequência do Palmeiras

Titular desde a partida contra o Coritiba, Breno Lopes falou sobre sua sequência na equipe, comemorou a volta ao Allianz Parque e projetou a partida desta quarta-feira.

“Estou muito feliz por essa sequência e por todas essas oportunidades. Eu trabalhei muito para isso e agora é desfrutar de cada momento, de cada jogo”, disse. “É muito bom jogar na nossa casa, que é onde a gente se sente à vontade. Com certeza vai estar lotado mais uma vez, e o torcedor vai nos apoiar como sempre faz. Cabe a nós, jogadores, entrar com esse espírito de lutar até o final para que a gente possa, junto do nosso torcedor, comemorar mais uma vitória”, acrescentou o atacante.

“Vamos respeitar muito o América-MG. Todas as equipes que vêm enfrentar o Palmeiras no Allianz Parque querem jogar bem e mostrar o seu potencial, então nós temos de entrar focados, manter o que estamos fazendo e, com certeza, colocando o nosso ritmo de jogo para que, no final da partida, possamos comemorar mais uma vitória”, concluiu.