Mais de 40% dos gols do Palmeiras em 2023 tem origem na bola parada; confira

Raphael Veiga em cobra pênalti e marca seu gol pelo Palmeiras contra o Grêmio, durante partida válida pela quinta rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Dos 54 gols anotados pelo Palmeiras no ano, 22 saíram de bola parada

Dentre todas as valências que o Palmeiras de Abel Ferreira apresenta jogo após jogo, uma que chama muita a atenção da torcida e da mídia é a qualidade das “jogadas de bola parada”, seja em escanteios ou faltas laterais, e até mesmo nos pênaltis.

Só em 2023, 41% dos tentos anotados pela equipe tiveram como origem a bola parada (22/54). Além disso, alguns desses gols foram cruciais para vitórias da equipe em jogos importantes, como nas decisões do Paulista e da Supercopa do Brasil, na classificação à final do estadual e nos pontos conquistados na Libertadores. Confira os números por jogadas:

  • 11 gols tiveram o escanteio como origem;
  • 3 gols tiveram a falta lateral como origem;
  • 1 gol saiu de falta frontal;
  • 1 gol saiu após jogada ensaiada de lateral;
  • 6 gols foram de pênalti.

Abel Ferreira está entre os principais destaques do Palmeiras nos últimos anos, porém os créditos para que o time marque tantos gols dessa maneira tem nome e sobrenome: Vítor Castanheira. O auxiliar técnico é quem foca neste tipo de jogada no dia a dia palmeirense.

“Se estamos falando de bola parada, é preciso dar os parabéns ao Vítor Castanheira, o nosso carequinha (risos). Ele cuida da bola parada ofensiva, claro que também conta com a ajuda do Tiago [Costa]”, disse Abel após a vitória por 2 a 0 sobre o Barcelona-EQU. “Todos esses gols são fruto do nosso trabalho”, destacou Gustavo Gómez.  

No ano passado, o Palmeiras foi o time da Série A com mais gols de bola parada. Foram 61 (de 142) no total, distante do segundo e terceiro colocados, o SPFC (37) e Ceará (32) respectivamente. Esse número representou 43% dos tentos palmeirenses em 2022.

Raphael Veiga assumiu as batidas

Raphael Veiga em disputa pelo Palmeiras contra o Grêmio, durante partida válida pela quinta rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Em 2022, muitos dos gols de bola parada do Palmeiras tinham Gustavo Scarpa como protagonista porque a maioria dos tentos saíam de seus pés. Com a saída do atleta, que foi jogar na Inglaterra pelo Nottingham Forest, quem assumiu a função foi Raphael Veiga, e os números do meia impressionam.

Veiga teve participação decisiva em 15 dos 22 gols do Palmeiras, ou seja, 68%. As participações se dividem em quatro pênaltis convertidos, duas faltas laterais e nove escanteios cobrados que terminaram em gols do time. O meia vive em 2023 sua temporada com mais assistências na carreira: são 8 até o momento.

Relembre os gols de bola parada do Palmeiras em 2023:

Deixe uma resposta