Letal! Palmeiras marcou 40% dos gols no Brasileirão a partir da bola parada

Zé Rafael comemora seu gol com Gustavo Scarpa pelo Palmeiras contra o Juventude, durante partida válida pela vigésima sexta rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Bola parada decidiu a favor do Palmeiras contra o Juventude

O segundo gol palmeirense na vitória por 2 a 1 sobre o Juventude no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro, ocorreu a partir de uma das principais jogadas do Palmeiras: a bola parada. No lance, Gustavo Scarpa cobrou escanteio, Zé Rafael fez o movimento e a bola desviou em Murilo antes de entrar – apesar de resvalar no zagueiro, o gol foi dado ao camisa 8.

Melhor ataque do Campeonato Brasileiro, com 43 bolas na rede, o Palmeiras anotou 40% (17) de seus gols em jogadas que tiveram a bola parada como origem. Analisando esses números profundamente, é possível observar que os escanteios são o ponto mais forte: 12 gols da equipe saíram deste lance, seja em cobranças diretas à área ou em toques curtos. Para completar a estatística: quatro foram de pênalti e um aconteceu após falta lateral.

“Não dedico nossa forma de atacar a um só momento. A bola parada não é de hoje. Minhas equipes sempre fizeram gols de bola parada, pois faço com que meus jogadores dediquem tempo a isso. Eu quero é ganhar o jogo”, disse Abel Ferreira em recente entrevista coletiva.

Observando a temporada de 2022 até o momento, 45% dos gols anotados pelo Verdão no período ocorreram a partir da bola parada – 52 de 116. Em levantamento realizado pelo perfil Espião Estatístico, do Ge.com, o Palmeiras é o time que mais balança as redes adversárias dessa forma entre os clubes da Série A.

Fator Gustavo Scarpa

Gustavo Scarpa do Palmeiras em disputa com Chico do Juventude, durante partida válida pela vigésima sexta rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Além de todo treinamento que ocorre na Academia de Futebol, outro fator preponderante para a equipe de Abel Ferreira ter sucesso nas bolas paradas é o fato de o Palmeiras ter em seu elenco Gustavo Scarpa, considerado por muitos torcedores e críticos esportivos um dos melhores cobradores de faltas e escanteios do Brasil.

Dos 17 gols do time no Brasileirão, que aconteceram a partir dessa jogada, 12 (71%) tiveram a participação do meio-campista, sendo seis de forma direta (cinco assistências e um gol) e outros seis com ele iniciando o lance.

Dos cinco gols que restam para completar a estatística, Veiga participou de quatro (duas assistências após escanteios e dois gols de pênalti) e Gustavo Gómez de um (pênalti contra o Ceará).

Veja a lista de jogos do Palmeiras no Brasileirão com gols a partir da bola parada:

Um comentário em “Letal! Palmeiras marcou 40% dos gols no Brasileirão a partir da bola parada

Deixe uma resposta