Decisivo, Raphael Veiga comenta vitória do Palmeiras e homenagem ao Dr. Gustavo Magliocca

Raphael Veiga comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Barcelona-EQU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2023, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Com o gol diante do Barcelona-EQU, Raphael Veiga chegou a 71 bolas na rede pelo Palmeiras

O Palmeiras contou outra vez com o potencial decisivo de Raphael Veiga para vencer na Libertadores. Na noite desta quarta-feira, o camisa 23 marcou o primeiro gol e cobrou o escanteio que terminou no tento de Gustavo Gómez, na vitória por 2 a 0 sobre o Barcelona-EQU, fora de casa.

“A gente sabia da dificuldade que era enfrentar o Barcelona em sua casa, principalmente pelo o que eles nos trariam de dificuldades nos primeiros minutos. Seguramos o jogo no início para não deixar com que eles gostassem da partida e depois conseguimos o nosso gol. O gramado estava pesado e o clima estava muito quente, tivemos que jogar com inteligência. Saímos com um resultado importante”, disse Veiga, após o duelo.

“O Abel (Ferreira) e a comissão sempre estudam bastante a equipe adversária. Fizeram isso com o Barcelona, passaram para a gente e fomos felizes no jogo. Acho que fizemos uma boa partida e vamos voltar e descansar, porque temos mais jogos pela frente”, complementou.

Raphael Veiga comemora seu gol pelo Palmeiras contra 
o Barcelona-EQU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2023, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Na comemoração do gol, Veiga homenageou o ex-médico do Palmeiras, Gustavo Magliocca, que faleceu na tarde desta quarta após lutar por três anos contra um câncer no cérebro.

“Tenho um respeito e um carinho muito grande pelo doutor. Quando cheguei ao Palmeiras, em 2017, foi ele que me recebeu e me ajudou nos meus primeiros momentos no clube. Recebi muitos conselhos dele, é um cara que sempre torceu por mim. Visitei-o em sua casa porque era o mínimo que eu poderia fazer. Na hora do gol não podia deixar de homenageá-lo”, disse.

Números de Raphael Veiga pelo Palmeiras

Com o gol marcado diante do Barcelona, Veiga assumiu a artilharia do Palmeiras na temporada, com sete bolas na rede, e chegou, ao todo, a 71 tentos com a camisa do Verdão na carreira.

Apenas em jogos de Libertadores, o camisa 23 contabiliza 15 gols e é o segundo maior artilheiro do Palmeiras na competição, atrás de Rony, que marcou 18.

Abel explica estratégia do Palmeiras para vencer o Barcelona e projeta sequência: “Jogo a jogo”

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Barcelona-EQU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2023, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Após a vitória por 2 a 0 do Palmeiras sobre o Barcelona, Abel também falou sobre o falecimento do Dr. Gustavo Magliocca

Para derrotar o Barcelona na noite desta quarta-feira, em Guayaquil, o Palmeiras tinha uma estratégia clara para o início da partida, conforme foi explicado pelo técnico Abel Ferreira em coletiva após a vitória: aguentar a pressão do adversário nos primeiros minutos de jogo e depois aproveitar os espaços.

“Não sou eu quem ganha os jogos, são os jogadores. Isso me ajuda muito. Sabíamos que a gente tinha que segurar os primeiros 20 minutos e depois o jogo viria pra nós. Eles são muito fortes jogando aqui e os nossos jogadores interpretaram muito bem a partida. Poderíamos ter feito mais gols no primeiro tempo e no segundo tempo tivemos que nos defender mais e o Weverton apareceu”, disse o comandante.

A vitória por 2 a 0 começou a ser construída graças ao pênalti convertido por Raphael Veiga, nos acréscimos da etapa inicial. Antes do tento, no entanto, o Verdão já havia criado boas oportunidades de abrir o marcador.

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Barcelona-EQU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2023, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

“Quando o Barcelona estava com a bola nós tínhamos que defender em bloco médio porque, com o calor que estava e o gramado pesado, não íamos aguentar pressionar o jogo inteiro. Quando éramos nós com a posse, tínhamos que criar como fizemos no lance do Mayke, que quase deu a assistência para o Rony, e a nossa outra forma de atacar era em transição”, destacou.

“Era um jogo no qual as duas equipes queriam ganhar. Temos experiência o suficiente para entender os jogos da Libertadores. É fundamental ser competitivo e entender os momentos do jogo. Não atacamos só de transição, procuramos também impor nosso jogo. É muito difícil jogar aqui, com os torcedores, gramado que estão habituados, pesado”, complementou Abel.

O Palmeiras terminou o duelo com 14 finalizações realizadas (oito no alvo). Além disso, o Verdão teve mais escanteios que o Barcelona (5×4) e, de acordo com o Sofascore, criou cinco grandes oportunidades de gol.

Jogo a jogo

Abel destacou a importância dos três pontos e também comentou sobre pensar ‘jogo a jogo’ para chegar à classificação.

“Eu não sei o que vai acontecer, mas a intenção é classificar para a próxima fase. Era importante somar três pontos aqui, não decisivo, mas importante para chegar no Bolívar, que fez um resultado volumoso. Nos deixa com a possibilidade de nos classificar, que é o que queremos, mas temos que pensar jogo a jogo”, disse.

“Experiência, acho que hoje fomos uma equipe com experiência. Teríamos de ser leais à nossa forma de jogar. Não era um jogo decisivo, mas era importante para nós. Fizemos um jogo consistente, sólido, de uma equipe que sabia o que queria do primeiro ao último segundo”, completou.

Abel fala sobre Gustavo Magliocca

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Barcelona-EQU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2023, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Apesar dos três pontos conquistados fora de casa, a quarta-feira também foi de lamentação no Palmeiras em razão do falecimento do Dr. Gustavo Magliocca, que comandava a parte médica do Núcleo de Saúde e Performance e que foi um dos idealizadores desse projeto que, atualmente, leva o seu nome.

Após a partida, Abel falou sobre o doutor: “Fizemos hoje aqui um jogo que demonstra muito bem o que foi e o que é o Dr. Gustavo Magliocca, que é fazer o máximo com os recursos que temos a serviço do Palmeiras. Foi isso que ele fez, e foi isso que fizemos hoje, independente do resultado”, disse.

“É uma pessoa que vejo muitos dos princípios dele na nossa equipe. Exigente, pensa fora da caixa, inova. O Palmeiras estará eternamente grato por tudo que ele fez ao Núcleo de Saúde e Performance, que hoje tem o nome dele. Obrigado. Eu mandei uma mensagem que a nossa jornada continua aqui, e que ele seguramente continuará conosco, de alma e coração”, finalizou.

Em dia de homenagem, Palmeiras faz treino coletivo técnico-tático

A SE Palmeiras batiza o Núcleo de Saúde e Performance com o nome do coordenador médico Gustavo Magliocca, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras homenageou o médico Dr. Gustavo Magliocca, que luta contra um câncer no cérebro

Nesta terça-feira, o Palmeiras deu prosseguimento à preparação para o confronto diante do Cerro Porteño, pela Libertadores, que acontece quinta-feira, no Morumbi. A comissão técnica separou o grupo em dois times e comandou um trabalho técnico-tático em campo reduzido.

O Verdão enfrenta o Cerro em busca da primeira vitória na competição, após ter sido superado pelo Bolívar, em La Paz, na estreia. A provável equipe a entrar em campo deverá sofrer poucas mudanças em relação ao time que atuou no fim de semana. Com Murilo suspenso, Luan deve ocupar a vaga do camisa 26 ao lado de Gustavo Gómez. Jailson, expulso no último jogo, também é desfalque certo.

Recuperado de uma entorse no joelho, Piquerez está em processo de transição física e pode voltar a ser relacionado. Mayke, Rony e Bruno Tabata seguem realizando trabalhos individualizados, tanto no gramado quanto na parte interna, enquanto Raphael Veiga se recupera de um problema muscular na coxa.

O grupo fará o penúltimo treino antes da partida na manhã desta quarta-feira, novamente na Academia de Futebol. Para o confronto, o Verdão divulgou que até às 18h15 desta terça 22.200 ingressos foram vendidos de forma antecipada.

Homenagem ao médico do Palmeiras

A SE Palmeiras batiza o Núcleo de Saúde e Performance com o nome do coordenador médico Gustavo Magliocca, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Após o treinamento desta terça, o Palmeiras reuniu todo o elenco, comissão técnica e profissionais para a homenagem ao médico do clube, o Dr. Gustavo Magliocca, que luta contra um câncer no cérebro. O clube renomeou o NSP para Núcleo de Saúde e Performance Dr. Gustavo Magliocca.

A família do médico esteve presente na Academia de Futebol e recebeu o carinho e abraços de todos os profissionais do clube. “A emoção é muito grande. Agradeço, em nome do meu filho, à Sociedade Esportiva Palmeiras, ao Núcleo de Saúde e Performance, a todos os funcionários. Ele ama esse lugar. Hoje não foi possível que ele viesse conosco, mas estamos aqui o representando”, disse Joecia Magliocca, pai do Dr. Gustavo.

Essa é mais uma homenagem que o Palmeiras presta, na Academia de Futebol, a personagens que contribuíram para a História do clube. O fundador Luigi Cervo, o ex-dirigente Adalberto Mendes, o ex-roupeiro José Panzarini, o ex-técnico Oswaldo Brandão, o ex-jogador e ex-preparador de goleiros Valdir Joaquim de Moraes e o ex-goleiro Marcos estão eternizados nomeando setores do centro de treinamento.