Abel explica estratégia do Palmeiras para vencer o Barcelona e projeta sequência: “Jogo a jogo”

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Barcelona-EQU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2023, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Após a vitória por 2 a 0 do Palmeiras sobre o Barcelona, Abel também falou sobre o falecimento do Dr. Gustavo Magliocca

Para derrotar o Barcelona na noite desta quarta-feira, em Guayaquil, o Palmeiras tinha uma estratégia clara para o início da partida, conforme foi explicado pelo técnico Abel Ferreira em coletiva após a vitória: aguentar a pressão do adversário nos primeiros minutos de jogo e depois aproveitar os espaços.

“Não sou eu quem ganha os jogos, são os jogadores. Isso me ajuda muito. Sabíamos que a gente tinha que segurar os primeiros 20 minutos e depois o jogo viria pra nós. Eles são muito fortes jogando aqui e os nossos jogadores interpretaram muito bem a partida. Poderíamos ter feito mais gols no primeiro tempo e no segundo tempo tivemos que nos defender mais e o Weverton apareceu”, disse o comandante.

A vitória por 2 a 0 começou a ser construída graças ao pênalti convertido por Raphael Veiga, nos acréscimos da etapa inicial. Antes do tento, no entanto, o Verdão já havia criado boas oportunidades de abrir o marcador.

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Barcelona-EQU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2023, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

“Quando o Barcelona estava com a bola nós tínhamos que defender em bloco médio porque, com o calor que estava e o gramado pesado, não íamos aguentar pressionar o jogo inteiro. Quando éramos nós com a posse, tínhamos que criar como fizemos no lance do Mayke, que quase deu a assistência para o Rony, e a nossa outra forma de atacar era em transição”, destacou.

“Era um jogo no qual as duas equipes queriam ganhar. Temos experiência o suficiente para entender os jogos da Libertadores. É fundamental ser competitivo e entender os momentos do jogo. Não atacamos só de transição, procuramos também impor nosso jogo. É muito difícil jogar aqui, com os torcedores, gramado que estão habituados, pesado”, complementou Abel.

O Palmeiras terminou o duelo com 14 finalizações realizadas (oito no alvo). Além disso, o Verdão teve mais escanteios que o Barcelona (5×4) e, de acordo com o Sofascore, criou cinco grandes oportunidades de gol.

Jogo a jogo

Abel destacou a importância dos três pontos e também comentou sobre pensar ‘jogo a jogo’ para chegar à classificação.

“Eu não sei o que vai acontecer, mas a intenção é classificar para a próxima fase. Era importante somar três pontos aqui, não decisivo, mas importante para chegar no Bolívar, que fez um resultado volumoso. Nos deixa com a possibilidade de nos classificar, que é o que queremos, mas temos que pensar jogo a jogo”, disse.

“Experiência, acho que hoje fomos uma equipe com experiência. Teríamos de ser leais à nossa forma de jogar. Não era um jogo decisivo, mas era importante para nós. Fizemos um jogo consistente, sólido, de uma equipe que sabia o que queria do primeiro ao último segundo”, completou.

Abel fala sobre Gustavo Magliocca

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Barcelona-EQU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2023, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Apesar dos três pontos conquistados fora de casa, a quarta-feira também foi de lamentação no Palmeiras em razão do falecimento do Dr. Gustavo Magliocca, que comandava a parte médica do Núcleo de Saúde e Performance e que foi um dos idealizadores desse projeto que, atualmente, leva o seu nome.

Após a partida, Abel falou sobre o doutor: “Fizemos hoje aqui um jogo que demonstra muito bem o que foi e o que é o Dr. Gustavo Magliocca, que é fazer o máximo com os recursos que temos a serviço do Palmeiras. Foi isso que ele fez, e foi isso que fizemos hoje, independente do resultado”, disse.

“É uma pessoa que vejo muitos dos princípios dele na nossa equipe. Exigente, pensa fora da caixa, inova. O Palmeiras estará eternamente grato por tudo que ele fez ao Núcleo de Saúde e Performance, que hoje tem o nome dele. Obrigado. Eu mandei uma mensagem que a nossa jornada continua aqui, e que ele seguramente continuará conosco, de alma e coração”, finalizou.

Pré-jogo Barcelona x Palmeiras – Libertadores da América 2023

Pré-jogo Barcelona x Palmeiras

Pré-jogo Barcelona x Palmeiras – Libertadores da América 2023

Estádio: Isidro Romero Carbo
Data e Horário: 03/05/2023 21h30

Transmissão

Globo

Globo (menos MG)

Paramount +

Na noite desta quarta-feira, a Sociedade Esportiva Palmeiras vai ao Equador enfrentar o Barcelona, em partida válida pela terceira rodada da Copa Libertadores da América.

O Verdão sai da maratona de abril para entrar na maratona de maio; depois de perder na estreia e virar o jogo em cima do Cerro, o Verdão precisa de um bom resultado para tranquilizar sua situação no grupo.

Escalação do Palmeiras

Palmeiras

DESFALQUES
Lesionados:
Marcos Rocha, Atuesta e Bruno Tabata

Depois de muito tempo, Abel Ferreira poderá repetir uma escalação. Sem novos problemas físicos após o Derby, o treinador deve ter ficado satisfeito com a retomada do esquema com dois volantes mais fixos e laterais liberados.

Se realmente decidir por manter o time que aumentou a freguesia no Derby, o Palmeiras será escalado assim: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael e Gabriel Menino; Artur, Raphael Veiga e Dudu; Rony.

Escalação do Barcelona

Barcelona-EQU

O Barcelona é treinado por Fabián Bustos, que esteve no Santos recentemente e já tomou uns sapecos do Palmeiras. O time está em terceiro lugar no campeonato local e atravessa uma fase irregular.

Para o jogo contra o Verdão, El Ídolo virá com força total e deve alinhar com Javier Burrai; Pedro Velasco, Carlos Rodríguez, Luca Sosa e Mario Pineida; Fernando Gaibor, Leonai, Christian Ortíz e Janner Corozo; Damián Díaz e Francisco Fydriszewski.

Números

  • Os dois times já se enfrentaram 3 vezes: vencemos um amistoso em 1959 e houve uma vitória para cada lado na Libertadores de 2017, quando eles nos eliminaram nos pênaltis;
  • O Verdão já fez 14 jogos em solo equatoriano: 8 vitórias, 2 empates e 4 derrotas;
  • Pela Libertadores, foram 8 jogos no Equador, com 4 vitórias e 4 derrotas;
  • Faça os cruzamentos de dados históricos como quiser usando nosso Almanaque. Clique aqui!

Odds

É Palmeiras na Libertadores. O mercado já decidiu em quem apostar. Os principais sites de aposta pagarão, em média, para cada real aplicado:

No calendário

O Palmeiras já disputou 22 jogos no dia 3 de maio, 5 deles pela Libertadores. Veja a lista completa clicando neste link.

Arbitragem

Andrés Rojas

Árbitro Principal:
Andrés Rojas

Leonard Mosquera

VAR:
Leonard Mosquera

Previsão do tempo

Temperatura: 28°C
Chuva: Não há previsão de chuva
Vento: NW – 5 km/h
Umidade: 74%

Parpite

Jogo dificílimo!. Não é decisivo, mas encaminha bem – tanto a tranquilidade, quanto a desgraça, dependendo do placar.

Com Veiga e Rony de volta, no entanto, o Verdão deve chegar ao resultado: 1 a 0, gol de Dudu, que vai desencantar na temporada em grande estilo. VAMOS PALMEIRAS!

No Equador, Palmeiras treina visando Barcelona-EQU

Jogadores do Palmeiras durante treinamento no Estádio Geoge Capwell, em Guayaquil, no Equador.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras realizou atividades técnicas no estádio George Capwell, do Emelec

O Palmeiras deu sequência à preparação para o confronto diante do Barcelona-EQU, pela Libertadores, na tarde desta terça-feira, no Equador. Treinando no estádio do Emelec, o Verdão realizou trabalhos técnicos.

Após uma sessão de vídeo no hotel, o elenco iniciou as atividades com exercícios de ultrapassagens, cruzamentos e finalizações. Por fim, a comissão técnica colocou em prática um coletivo de 11 x 11 em campo reduzido.

Ao final da atividade, Mayke concedeu entrevista e falou da expectativa para o duelo.

“Temos um jogo importante e vamos fazer de tudo para conseguir um bom resultado. O nosso grupo está embolado e será uma partida muito difícil, todos sabemos. Jogar Libertadores fora de casa é ainda mais complicado. Sair daqui com os três pontos vai ser muito importante para a sequência. É procurar cumprir o que o Abel pedir para sairmos vitoriosos”, disse.

Com Marcos Rocha lesionado, Mayke deve ser o titular da posição novamente, assim como no Derby do último sábado. “Não só eu, mas todos os meus companheiros fazem um bom trabalho dentro de campo, treinam sempre firme, para quando as oportunidades aparecerem conseguir aproveitar da melhor maneira. Tenho certeza de que não será diferente amanhã”, completou.

Palmeiras reencontra Barcelona após 6 anos

A partida desta quarta-feira marcará o reencontro do Palmeiras com o Barcelona depois da eliminação na Libertadores de 2017, nos pênaltis. Daquele time, apenas dois jogadores permanecem no elenco do Verdão: Dudu e Luan.

Na História, Palmeiras e Barcelona já se enfrentaram três vezes. O primeiro duelo ocorreu em 1959 e terminou com goleada palmeirense por 4 a 1. As outras duas partidas foram válidas pelas oitavas-de-final da Libertadores de 2017, quando cada time venceu o confronto em casa por 1 a 0.

Veiga fala sobre retorno com gol e assistência e projeta duelo em Guayaquil

Raphael Veiga comemora seu gol pelo Palmeiras contra o SCCP, durante partida válida pela terceira rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Raphael Veiga voltou a jogar após se recuperar de lesão e foi decisivo para a vitória do Palmeiras no Derby

O Palmeiras contou com o retorno decisivo de Raphael Veiga aos gramados para vencer o SCCP no último sábado, por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro. Depois de quase 20 dias longe dos gramados por conta de uma contusão muscular, o camisa 23 foi titular e contribuiu com o triunfo marcando um gol e concedendo uma assistência.

“Fiquei fora por um tempo e é chato ter lesão, mas procuro me cuidar, com a ajuda de todo o staff do clube, para voltar no nível mais parecido com o de antes. Fico feliz por ter voltado em um jogo tão importante, com uma história enorme, e poder ter feito gol e dado assistência. Essa vitória dá ainda mais confiança para o nosso time e também para mim, porque ser decisivo em jogo grande é muito importante”, disse o jogador.

Com o tento, Veiga tornou-se o maior artilheiro do Palmeiras em clássicos paulistas (14) e o principal goleador em Derbies no século (5), além de ultrapassar o ex-jogador Rivaldo em gols anotados na História do Verdão – são 70 bolas na rede para o meia em 226 jogos.

“Sinceramente, isso nunca foi uma meta minha: passar tal pessoa em tal ranking. Mas é consequência do que vem acontecendo na minha carreira, de tudo que tenho vivido dentro de campo. Fico feliz por estar trilhando um caminho parecido com os de jogadores e pessoas que eu admirava quando jogavam. Fico feliz porque meu nome cada vez mais vai ficando na história no Palmeiras”, complementou.

Veiga comenta duelo contra o Barcelona

Fora dos dois primeiros jogos do Palmeiras na Libertadores, Veiga estreará na competição nesta quarta-feira, quando o Verdão encara o Barcelona, em Guayaquil. Ao comentar sobre a partida, o camisa 23 pede atenção ao time e destaca a dificuldade do confronto.

“Já tive a oportunidade de ir para Guayaquil, é uma viagem longa e será um jogo difícil. A gente tem de estar preparado para tudo, virar essa chave porque não dá tempo de descansar tanto. Temos de focar toda nossa energia nisso que a gente controla. Vamos chegar o mais preparado possível para continuar ganhando, independentemente do campeonato”, concluiu.

O Palmeiras viajou na tarde de segunda-feira a Guayaquil e, nesta terça, realiza o último treino antes da partida. A atividade começa às 14h (horário de Brasília) e acontecerá no estádio do Emelec.

Segunda-feira do Palmeiras é marcada por reapresentação e viagem ao Equador

Jogadores durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras treinou na parte da manhã e embarcou à tarde para Guayaquil, onde enfrentará o Barcelona na quarta-feira

De volta aos trabalhos após vencer o SCCP no último sábado pelo Brasileirão, o Palmeiras treinou na manhã desta segunda-feira na Academia de Futebol visando o duelo frente ao Barcelona-EQU, pela Libertadores.

A atividade não contou com os atletas que atuaram por mais de 45 minutos no Derby, que seguiram o cronograma regenerativo na parte interna do Centro de Excelência. Já os demais jogadores realizaram exercícios técnicos no gramado: marcação e posse de bola, seguido de seis contra seis em campo reduzido.

Após o treinamento, o Palmeiras viajou para o Equador e treina nesta terça no estádio do Emelec em preparação para o confronto contra o Barcelona. Mayke e Zé Rafael, que foram substituídos do clássico por conta de desgaste físicos, estão junto da delegação e não devem ser problema. Por outro lado, Marcos Rocha segue de fora.

Murilo pode voltar ao time do Palmeiras na Libertadores

Suspenso nos dois primeiros jogos do Palmeiras na Libertadores, o zagueiro Murilo deve estrear na competição contra o Barcelona. No último sábado, o camisa 26 marcou um dos gols da vitória palmeirense sobre o SCCP e chegou a 14 bolas na rede pelo clube – na lista dos maiores zagueiros-artilheiros da História do Verdão, Murilo ocupa a décima posição, com o mesmo número de tentos de Nen e Henrique.

O duelo entre Barcelona e Palmeiras acontece nesta quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Isidro Romero Carbo.