Bruno Tabata tem lesão muscular constatada pelo Palmeiras

Bruno Tabata sofre lesão em jogo do Palmeiras contra o Ituano, durante partida válida pela décima quarta rodada do Paulistão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Bruno Tabata foi substituído aos 10 minutos da primeira etapa contra o Ituano

Na tarde desta segunda-feira o Palmeiras confirmou a lesão muscular sofrida por Bruno Tabata no duelo contra o Ituano, no domingo. O meia passou por exames de imagem e já iniciou o tratamento ao lado dos profissionais do Núcleo de Saúde e Performance.

Como de costume, o Palmeiras não estipula um prazo de retorno para o camisa 11. Classificado para a final do Paulistão, o Verdão volta a campo somente no início de abril para enfrentar o Red Bull Bragantino ou o Água Santa, que disputam a outra vaga para a decisão.

“O Tabata ainda queria continuar na partida, mas tinha que sair. Ele teve um problema muscular e se ele não puder jogar, temos outras opções: o Rony, Breno, Giovani, além do Mayke. Não é uma posição que me deixa tão preocupado, ainda tem o Kevin, do Sub-20, o Luis Guilherme”, disse o técnico Abel Ferreira ao ser questionado sobre a contusão do jogador na última entrevista coletiva.

Tabata é o segundo jogador do elenco entregue ao Departamento Médico. O outro é Atuesta, que passou por uma cirurgia no joelho e pode voltar a jogar somente em 2023.

Lesão interrompe retomada e fase ascendente de Bruno Tabata

Bruno Tabata em disputa pelo Palmeiras contra o São Bernardo, durante partida válida pela décima terceira rodada do Paulistão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Titular contra o Ituano, Tabata vinha vivendo seu melhor momento desde que chegou ao Palmeiras. O camisa 11 foi o destaque da equipe no jogo das quartas-de-final contra o São Bernardo e ganharia minutos como titular de Abel Ferreira.

Em 2023, o meia soma nove partidas, sendo quatro como titular, e um gol marcado – contra o Ituano, na primeira fase do Paulistão.

Palmeiras aprimora parte tática em penúltimo treino antes de enfrentar Ituano

Atletas do Palmeiras durante treinamento na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Após a atividade, Bruno Tabata projetou o duelo do Palmeiras contra o Ituano

O Palmeiras realizou na manhã desta sexta-feira o penúltimo treino antes do confronto decisivo contra o Ituano, válido pela semifinal do Campeonato Paulista. A partida acontece neste domingo, às 16h, no Allianz Parque – cerca de 30 mil ingressos já foram vendidos.

O elenco iniciou o dia assistindo a um vídeo sobre o adversário produzido pela equipe técnica. Em seguida, no gramado, o grupo realizou um longo trabalho tático com foco na construção de jogadas e transições, entre outros aspectos de jogo. Por fim, alguns atletas treinaram cobranças de faltas.

A dúvida em relação a escalação do Palmeiras para o confronto é a manutenção de Bruno Tabata no time titular, um dos destaques contra o São Bernardo. Endrick e Giovani, que atuaram mais vezes que o camisa 11 durante a primeira fase, são as outras opções. O resto da equipe se mantém a mesma dos últimos jogos.

O último treino acontece neste sábado, às 10h, na Academia de Futebol. Atuando no Allianz Parque, o Verdão tem 21 jogos de invencibilidade no total e 17 pelo Paulista, sendo 14 vitórias e três empates, recorde na História da arena.

Bruno Tabata projeta Palmeiras x Ituano

Bruno Tabata durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Após o treinamento, o meia Bruno Tabata projetou o duelo diante do Ituano. Na primeira fase, o camisa 11 marcou um dos gols da vitória do Verdão por 3 a 1 sobre o adversário.

“A semana cheia cria um entrosamento natural com jogadores que não estavam tão acostumados a jogar junto. A gente pôde fazer boas combinações com Rocha, Menino e . Tentamos também afinar mais ainda porque não é só importante o momento de estar com a bola, mas também os movimentos sem ela. Foi mais uma semana para afinarmos tudo certinho e para fazermos mais um grande jogo e sairmos com a classificação”, disse.

“O último confronto contra o Ituano foi difícil, felizmente pude marcar um gol. É uma equipe complicada, jogamos na ocasião fora de casa e agora, dentro da nossa casa, com o nosso torcedor, a gente tem tudo para fazermos um belíssimo jogo. Vamos dar o nosso melhor, como sempre, e buscar a classificação para a final”, completou.

Elogiado por Abel, Bruno Tabata comemora atuação e busca por regularidade: “Sei o meu valor”

Bruno Tabata em disputa pelo Palmeiras contra o São Bernardo, durante partida válida pela décima terceira rodada do Paulistão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Bruno Tabata foi um dos destaques do Palmeiras na vitória sobre o São Bernardo

Surpresa na escalação do Palmeiras no duelo contra o São Bernardo, o meia Bruno Tabata foi um dos destaques da equipe na vitória por 1 a 0, chegando a ser elogiado pelo técnico Abel Ferreira e por Rony, após o final da partida.

“A minha semana foi muito boa. Quando fiquei sabendo que iria jogar, fiquei tranquilo porque sabia que era a oportunidade de representar o Palmeiras”, disse o camisa 11, na zona mista do Allianz Parque. “O Abel sempre tenta treinar todos da mesma maneira. Não tivemos uma conversa individual porque o Abel sabe da minha qualidade e potencial”, completou.

Contratado pelo Palmeiras no meio da temporada passada, Tabata chegou a ser comparado com Scarpa e recebeu a alcunha de substituto do ex-camisa 14 do Verdão. “Não vou dizer que atrapalhou [as comparações]. É difícil quando você traz um jogador para substituir um que ainda estava no clube, como foi o Scarpa. Ano passado eu cheguei, e o Palmeiras estava ganhando tudo, não perdia, e eu vim de um futebol seis anos fora. Mas eu sei o meu valor”, destacou.

“Talvez a torcida não consiga ter essa noção. Um jogador está fora, aí entra, às vezes não está em um momento muito bom. Enfim, o Abel sabe onde pode contar comigo, sabe das minhas características”, acrescentou.

Ao todo, Tabata acumula 23 partidas pelo Palmeiras e um gol anotado, além de uma assistência.

Confira os números de Bruno Tabata contra o São Bernardo:

Abel Ferreira explica escolha por Tabata e valoriza classificação do Palmeiras

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o São Bernardo, durante partida válida pela décima terceira rodada do Paulistão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Em coletiva após vitória por 1 a 0, Abel Ferreira também falou sobre Dudu e Rony

O técnico Abel Ferreira optou por realizar uma mudança na equipe titular do Palmeiras para o confronto decisivo diante do São Bernardo, na noite deste sábado, que pegou imprensa e torcida de surpresa: a entrada de Bruno Tabata no lugar de Endrick.

A entrada do camisa 11 entre os titulares surtiu efeito e foi um dos fatores preponderantes para a vitória do Verdão, que classificou o time à semifinal do Paulista. Após o jogo, de forma didática, o treinador explicou a mudança.

“Se eu colocasse o Endrick e o Rony como atacantes, jogando lado a lado, seria fácil para os três zagueiros deles nos marcarem. Deixamos só o Rony de centroavante, abrimos bem os pontos para deixar dois defensores deles sem ninguém à espera para marcar”, iniciou Abel.

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o São Bernardo, durante partida válida pela décima terceira rodada do Paulistão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

“Os meias, Menino e Veiga, tinham que ajudar os pontas para fazer combinações com o lateral que viria por fora. Por isso não colocamos o Endrick. Queríamos que os jogadores chegassem de trás para frente, não que já estivessem lá”, complementou o comandante, que também elogiou a partida de Tabata.

“Nós o conhecemos muito bem, desde a época em que jogava no Portimonense e no Sporting, de Portugal. A concorrência aqui é forte e ele chegou no meio da temporada passada, jogou partidas importantes de Libertadores. É um jogador que tem mentalidade de campeão, tem que ser resiliente e ir a procura da melhor forma e estar disponível para jogar em qualquer função. Fez um excelente jogo, foi aplaudido quando saiu”, declarou.

O treinador também valorizou a classificação do Verdão, principalmente pelo fato de a equipe ter de enfrentar o time de segunda melhor campanha da primeira fase, o São Bernardo.

“É preciso destacar o que o São Bernardo fez, tem um bom treinador, é organizado e competitivo. A falta de sorte deles foi ter que nos enfrentar. Muito boa equipe, com um treinador jovem e brasileiro. Tivemos que transpirar muito, foi um bom duelo, bem disputado. No final vencemos, era o que a gente queria”, disse.

Abel responde sobre Dudu e Rony

Questionado sobre o comportamento de Dudu em campo, que ficou irritado em algumas jogadas malsucedidas, o treinador minimizou e viu como ‘normal’ as atitudes do camisa 7.

“O Dudu quer triunfar, tem muita ambição. O mais importante é quando um jogador não está em seu nível, que outros ajudam. Por isso somos um time. Faremos mais um jogo no outro final de semana e ele vai ter outra oportunidade e mostrar toda sua qualidade. É importante que ele seja resiliente”, declarou.

Por fim, o comandante elogiou a partida de Rony, autor do único gol palmeirense no duelo. “Ele é muito resiliente, não tem lance perdido para ele. O que queremos é isso: rendimento. Se eu tivesse que definir a característica do povo brasileiro, o Rony é o exemplo, está tudo ali”, completou.

O Palmeiras espera pela definição dos outros confrontos das quartas para conhecer o adversário na semifinal. O que é certo é o mando da partida, que será disputada no Allianz Parque, independentemente do rival a ser enfrentado.