Abel Ferreira analisa vitória e rasga elogios a Gómez: “Nunca vi um profissional que se dedique tanto”

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Vasco, durante partida válida pela vigésima primeira rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Abel Ferreira falou sobre a proposta recebida pelo paraguaio de time saudita: “números absurdos”

O Palmeiras teve dificuldades para vencer o Vasco e levou os três pontos graças a um golaço de falta de Raphael Veiga. Em entrevista coletiva após o 1 a 0, Abel Ferreira admitiu o time com “pouca inspiração” e citou os problemas na preparação como um dos motivos do desempenho do Verdão no duelo.

“Por norma eu não gosto de valorizar o lado individual. Não peço para que os jogadores resolvam individualmente. Sempre peço para que joguemos de forma coletiva, da nossa maneira, impor o nosso ritmo, e foi isso que disse a eles hoje. Agora, os jogadores que estão no Palmeiras são diferenciados por poderem, em determinados momentos, resolver o jogo individualmente. Eles estão num grande clube e é isso que eu espero deles. Vimos hoje o talento do jogador, num lance de muita precisão. Depois de um período em que ele [Veiga] não estava na melhor forma física, voltou a estar bem”, disse.

“Foi uma viagem difícil, longa. Nos obrigou a um foco e concentração muito grande. Jogamos lá [na Colômbia] em um gramado pesado, que traz um desgaste físico maior aos jogadores. Depois tivemos um contratempo com o avião. Nós ganhamos aquele jogo e isso acabou por ser positivo, se fosse ao contrário, seria pior a recuperação mental. […] Hoje não foi um jogo de muita inspiração coletiva. Foi difícil, mas felizmente conseguimos outra vitória”, complementou.

Sem Zé Rafael, que cumpriu suspensão automática, Abel optou por escalar Richard Ríos e Gabriel Menino como a dupla de volantes. O treinador explicou a decisão e revelou que pensou em por Fabinho como titular.

“Tive algumas dúvidas [na escalação]. Pensei em colocar o Fabinho. Mas a verdade é que temos jogo daqui a três dias e o Menino não vai poder jogar (está suspenso). Então ele teria que obrigatoriamente jogar hoje. Lembrei do jogo que fizemos contra o Bolívar, em que o Menino e o Ríos jogaram juntos e foram bem, então pedi basicamente as mesmas funções”, disse o treinador, que também falou sobre a escolha por Breno no lugar de Dudu, que saiu lesionado ainda no primeiro tempo.

“A entrada do Breno é a ordem natural das coisas. Treino eles todos os dias, sei o quanto se dedicam, eles sabem o quanto os nossos torcedores são exigentes. Por questões de hierarquia e trabalho. O Breno está conosco há três anos e o Kevin treina com a gente há três meses. Vai surgir a chance dele”, declarou.

Abel Ferreira fala sobre Gustavo Gómez

No fim da coletiva, Abel foi questionado sobre Gustavo Gómez e não poupou elogios ao capitão, que vem sendo sondado por times da Arábia Saudita.

Gustavo Gómez do Palmeiras em disputa contra o Vasco, durante partida válida pela vigésima primeira rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

“[A proposta feita pelo Gómez] são números absurdos, seja para ele e para o clube. Absurdos. Mas temos uma líder [a presidente] que tem que tomar decisões. O que posso dizer sobre o Gómez é que nunca tive no meu tempo de carreira como treinador um profissional como ele. Nunca tive um homem de caráter como ele. Fico feliz pelo resto do grupo reconhecer essa liderança dele, porque se calhar outro jogador em um outro contexto teria um outro comportamento”, disse.

“A minha admiração já era grande e agora é imensa. Fico feliz por ele ser o nosso capitão. Ele é um exemplo para todos nós, jogou como se fosse a primeira vez. Se um dia vocês quiserem entender o que é trabalhar sério, vejam ele. O tempo que ele se dedica a ser profissional do futebol é algo que nunca vi, nem como jogador ou treinador. Merece todo esse dinheiro – e muito mais. O que vai acontecer no futuro eu não sei”, finalizou.

A noite de Raphael Veiga: golaço de falta e números ampliados pelo Palmeiras

Raphael Veiga comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Vasco, durante partida válida pela vigésima primeira rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Decisivo contra o Vasco, Raphael Veiga chegou a 80 gols com a camisa do clube

Raphael Veiga mostrou outra vez seu poder de decisão e garantiu a vitória do Palmeiras sobre o Vasco, por 1 a 0, na noite deste domingo. Mais de 40 mil espectadores presentes no Allianz Parque testemunharam o camisa 23 acertar uma linda cobrança de falta e garantir os três pontos ao Verdão.

O lance ocorreu aos 20 minutos do segundo tempo. Veiga mirou o canto da baliza e mandou a bola no ângulo de Léo Jardim.  “A barreira deles era muito alta e a falta era um pouco lateral. Essa bola para um canhoto é um pouco difícil”, disse o camisa 23, após o jogo, sobre o gol.

“Pedi para o Gómez ficar na frente dele [do goleiro Léo Jardim], para atrapalhar a visão dele na bola e arrisquei. Futebol é assumir riscos e eu fui feliz no chute”, complementou o meia.

Com a vitória, o Palmeiras se manteve a 11 pontos do Botafogo, líder do Brasileirão. No próximo duelo, o Verdão enfrenta o SCCP, fora de casa.

“Campeonato Brasileiro temos que somar pontos, em casa temos de ganhar. Apresentamos o nosso melhor hoje, depois de uma viagem desgastante. Importante é que a gente correu e lutou”, concluiu Veiga.

80 vezes Raphael Veiga

O golaço diante do Vasco foi o de número 80 para Raphael Veiga com a camisa do Palmeiras. Dentre os jogadores do atual elenco, o camisa 23 fica atrás apenas de Dudu, que soma 88. Além dos gols, o meia contabiliza 34 assistências.

Na temporada, Veiga tem 16 bolas na rede (artilheiro do time) e 14 passes para gol (líder da equipe no fundamento).

Palmeiras finaliza único treino de preparação para partida contra o Vasco

Rony e Gustavo Gómez durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Após ter problemas para voltar da Colômbia, o Palmeiras treinou na manhã deste sábado, na Academia de Futebol

O Palmeiras realizou neste sábado o único e último treino antes da partida contra o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro. O duelo acontece domingo no Allianz Parque, às 18h30.

Após ativação na sala de musculação do Centro de Excelência, o elenco foi a campo e, sob uma ininterrupta e fina chuva, realizou uma atividade técnica em dimensões reduzidas com objetivos específicos. Na sequência, a comissão de Abel Ferreira colocou em prática um descontraído recreativo.

Zé Rafael e Jhon Jhon estão suspensos e são desfalques certos para o duelo, assim como Luis Guilherme, lesionado. Dudu, que vem sendo preservado em jogos do Brasileirão, é dúvida. Por outro lado, Gustavo Gómez e Vanderlan, que não atuaram contra o Cuiabá, estão à disposição.

A preparação para o jogo contra o Vasco foi afetada devido aos problemas técnicos do avião de Leila Pereira, que traria o Verdão da Colômbia de volta ao Brasil na madrugada de quinta-feira passada. O clube só retornou a São Paulo na noite de sexta, em um outro avião. Diante disso, o técnico Abel Ferreira pode optar por escalar uma equipe alternativa frente aos cariocas.

Confira como foi o treino do Palmeiras pelas lentes da TV Palmeiras/FAM:

Pré-jogo Palmeiras x Vasco da Gama – Campeonato Brasileiro 2023

Pré-jogo Palmeiras x Vasco da Gama

Pré-jogo Palmeiras x Vasco da Gama – Campeonato Brasileiro 2023

Estádio: Allianz Parque
Data e Horário: 27/08/2023 18h30

Transmissão

Premiere FC

Premiere

Na noite deste domingo, a Sociedade Esportiva Palmeiras recebe o Vasco da Gama, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o canto do olho no Botafogo, o Verdão segue a caminhada sabendo que não conseguirá tirar os onze pontos de uma vez só. É jogo a jogo. E o único jeito de diminuir ainda mais a vantagem é fazendo mais pontos que o Botafogo a cada rodada.

Escalação do Palmeiras

Palmeiras

DESFALQUES
Lesionados:
Atuesta e Luis Guilherme
Suspensos: Zé Rafael e Jhon Jhon

Pendurados: Weverton, Garcia, Piquerez, Murilo, Luan, Endrick e Flaco López

O Palmeiras teve um sério problema de logística na volta da Colômbia e atrasou demais a preparação para esta partida. Assim, o time de Abel Ferreira vai recorrer mais uma vez à superação dos jogadores, que além dos adversários e da arbitragem, precisam vencer também os percalços causados por nossa própria diretoria.

Com Richard Ríos no lugar de Zé Rafael, nosso time deve sair jogando com Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino e Richard Ríos; Artur, Raphael Veiga e Dudu; Rony.

Escalação do Vasco

Vasco

No Vasco, o técnico Ramón Díaz não poderá contar com Léo, suspenso. Dois jogadores disputam a vaga: Maicon e Capasso, que é o favorito.

No mais, o time deve ser o mesmo que vem se recuperando no Brasileirão e que venceu o Atlético na última partida: Léo Jardim; Robson Bambu, Medel, Capasso (Maicon) e Lucas Piton; Zé Gabriel, Paulinho e Praxedes; Serginho, Vegetti e Gabriel Pec.

Números

  • O Vasco é o time fora do estado de São Paulo que o Palmeiras mais enfrentou em toda a História. E no retrospecto geral, o Palmeiras dá um banho: em 133 jogos, foram 60 vitórias do Verdão contra apenas 31 do Vasco, mais 42 empates;
  • Como mandante, a força do Verdão é mais evidente: o Vasco só venceu 9 jogos; foram 26 empates e 38 vitórias verdes;
  • Foram apenas 5 jogos no Allianz Parque: 2 vitórias do Palmeiras, 2 empates e uma vitória vascaína;
  • Em 60 jogos válidos por campeonatos brasileiros, foram 29 vitórias do Palmeiras, 19 empates e 12 vitórias cariocas;
  • Faça os cruzamentos de dados históricos como quiser usando nosso Almanaque. Clique aqui!

Odds

Nem parece que o jogo é entre dois gigantes do futebol brasileiro. Os principais sites de aposta pagarão, em média, para cada real aplicado:

No calendário

O Palmeiras já disputou 19 jogos no dia 27 de agosto e venceu oito vezes. Veja a lista completa clicando neste link.

Lei do Ex

Gabriel Dias

Gabriel Dias
2014

Arbitragem

Wilton Pereira Sampaio

Árbitro Principal:
Wilton Pereira Sampaio

Igor Junio Benevenuto

VAR:
Igor Junio Benevenuto

Previsão do tempo

Temperatura: 14°C
Chuva: 0,83mm
Vento: SE – 18km/h
Umidade: 81%

Projeção de pontos

De acordo com nossa projeção de pontos, o Palmeiras está na conta, mas segue com raríssimas chances de perder pontos. Mais uma vez, para seguir sonhando, um tropeço é absolutamente proibido. É vencer ou vencer.

Parpite

O time segue embalado e a fase é ótima. O excelente resultado na Colômbia permite que o foco no Brasileirão aumente.

O problema de logística pode atrapalhar, mas é nesse tipo de adversidade que o entrosamento adquirido fala alto: dá Verdão, 3 a 0, com gols de Raphael Veiga, Gustavo Gómez e Piquerez, para 39.543 pagantes. VAMOS PALMEIRAS!

Palmeiras terá 2 jogadores suspensos para duelo contra o Vasco

Zé Rafael em disputa pelo Palmeiras contra o Cuiabá, durante partida válida pela vigésima rodada do Brasileirão 2023, na Arena Pantanal.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Zé Rafael e Jhon Jhon levaram o terceiro cartão amarelo e desfalcarão o Palmeiras

Vindo de duas vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro, frente ao Cruzeiro e ao Cuiabá, o Palmeiras volta a campo pela competição no domingo que vem (27) para enfrentar o Vasco, no Allianz Parque, às 18h30.

Para o confronto diante dos cariocas, Abel Ferreira não poderá contar com dois atletas que levaram o terceiro cartão amarelo no último sábado e estão suspensos: Zé Rafael e Jhon Jhon. A Cria da Academia recebeu o cartão aos 12 minutos da segunda etapa após cometer falta no meio-campo, enquanto o camisa 8 foi advertido pouco tempo depois (18’) por demorar a sair do campo na substituição.

Breno Lopes deve substituir Jhon Jhon no lado esquerdo do ataque, já que Dudu vem sendo preservado para chegar em melhor condição nas partidas de Libertadores. Para o lugar de Zé Rafael, Richard Ríos pode jogar ao lado de Gabriel Menino, se o camisa 25, que se recupera de dores na coxa, estiver em condições. Caso não, Fabinho ou Jailson podem atuar com o colombiano.

Palmeiras tem a volta de outros dois

Por outro lado, Gustavo Gómez e Vanderlan estarão à disposição da comissão técnica contra o Vasco. Os dois cumpriram suspensão automática contra o Cuiabá.

O confronto diante do Vasco acontece entre os jogos das quartas de final da Libertadores, contra o Deportivo Pereira. A ida ocorre nesta quarta-feira, na Colômbia, enquanto a volta está agendada para o próximo dia 30, no Allianz Parque.