Abel parabeniza jogadores por vitória e despista sobre presença de Dudu na Libertadores

Abel Ferreira e o auxiliar técnico Carlos Martinho em jogo do Palmeiras  contra o Cuiabá, durante partida válida pela vigésima rodada do Brasileirão 2023, na Arena Pantanal.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Abel ressaltou o desempenho e viu justiça no resultado final

Abel Ferreira e seus auxiliares optaram por levar a campo um time misto do Palmeiras para enfrentar o Cuiabá, fora de casa, e a estratégia deu certo: com gols de Raphael Veiga e Richard Ríos, o Verdão venceu o adversário por 2 a 0.

O desempenho da equipe agradou o comandante, que na entrevista coletiva pós-jogo elogiou os atletas pela atuação técnica e também pelo desempenho.

“Jogamos na máxima força, como sempre. Felizmente hoje o resultado foi condizente com a nossa exibição, produzimos muito em um gramado fraco. Fizemos um belo jogo e conseguimos o resultado positivo”, disse.

“É dar os parabéns aos jogadores que entraram, que substituíram os que estão lesionados. Deram tudo de si, pena o resultado ser tão magro. Mas não posso deixar de parabenizar meus jogadores”, complementou.

Com a vitória, o Palmeiras diminuiu para 11 pontos a distância para o Botafogo, líder do Brasileirão. Questionado sobre a perseguição ao time carioca, Abel disse que o foco da equipe está em “melhorar os processos”.

“Eles têm uma margem super confortável. [A combinação de resultados] não altera nada do que eu disse sobre eles, acho que tem tudo para ser campeões”, declarou.

Abel fala sobre condição de Dudu

Dudu também foi assunto na coletiva de Abel. O comandante foi perguntado sobre a condição do camisa 7, que se recupera de lesão na panturrilha, e a presença do jogador contra o Deportivo Pereira, no primeiro jogo das quartas de final da Libertadores.

“Ele é um grande jogador, com uma grande história no clube. Quer sempre nos ajudar. Não priorizamos [nenhum campeonato], jogamos sempre na máxima força. Mas, em virtude da quantidade excessiva de jogos, é impossível não mudar a equipe. [Sobre o Dudu] temos que ver um dia de cada vez. Não sei se irá jogar”, concluiu.

O Palmeiras retorna à capital paulista nesta noite de sábado e inicia a preparação para enfrentar a equipe colombiana na manhã de domingo. A viagem para Pereira acontecerá na segunda-feira à tarde, após o treinamento na Academia de Futebol.

Palmeiras perde 2 jogadores por suspensão contra o Cuiabá e pode ter mais desfalques por lesão

Gustavo Gómez em disputa pelo Palmeiras contra o Cruzeiro, durante partida válida pela décima nona rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Vanderlan e Gustavo Gómez receberam o 3º cartão amarelo; Gabriel Menino e Luis Guilherme saíram com dores musculares e serão avaliados pelo Palmeiras

Depois de vencer o Cruzeiro por 1 a 0, com gol de Flaco López no último minuto da partida, o Palmeiras voltará a campo pelo Brasileirão para enfrentar o Cuiabá, no próximo sábado, na Arena Pantanal.

Para o duelo, a comissão técnica não poderá contar com dois jogadores que levaram o terceiro cartão amarelo e estão suspensos: Gustavo Gómez e Vanderlan. O paraguaio tinha a possibilidade de não atuar em Mato-Grosso por conta da proximidade do confronto com o duelo pela Libertadores, contra o Deportivo Pereira, na quarta-feira que vem. Sem ele, Luan ganha a vaga.

A situação de Vanderlan, no entanto, era diferente. O camisa 6 tinha grandes chances de ser utilizado no confronto contra o Cuiabá, já que Piquerez está sendo preservado para chegar 100% na Libertadores. O uruguaio será avaliado diariamente pelo Palmeiras na semana e se ele não viajar, Abel Ferreira terá que apostar em Ian, do Sub-20, ou improvisar.

Lesionados do Palmeiras

Outros jogadores que devem desfalcar o Verdão em Cuiabá são Gabriel Menino e Luis Guilherme. O volante saiu nos últimos minutos da primeira etapa acusando dores no púbis e na virilha. A reapresentação do Palmeiras acontece nesta quarta-feira e Menino será reavaliado pelo Núcleo de Saúde e Performance.

Luis Guilherme, por sua vez, lesionou a coxa. A confirmação veio por parte de Abel Ferreira, na entrevista coletiva, que disse que o atleta deverá perder os próximos jogos do Verdão.

A situação de Gabriel Menino é mais preocupante, já que o camisa 25 é titular do meio-campo ao lado de Zé Rafael e o primeiro jogo das quartas da Libertadores acontece na quarta-feira que vem. Se for confirmada a lesão, Menino deverá ser substituído por Richard Ríos.

Abel lamenta chances desperdiçadas, elogia jogadores e sai em defesa dos centroavantes

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Cuiabá, durante partida válida pela trigésima sexta rodada do Brasileirão 2022, na Arena Pantanal.
Cesar Greco

Após empate com o Cuiabá, Abel elegeu o goleiro adversário como o melhor da partida e falou da eficiência do time

Campeão Brasileiro de 2022, o Palmeiras entrou em campo para enfrentar o Cuiabá, na Arena Pantanal, de olho na vitória e nos recordes que ainda pode alcançar na atual edição, como ser o time com menor número de derrotas na era dos pontos corridos e o único a não ser derrotado fora de casa.

Com gol de Flaco López, no segundo tempo, o Verdão empatou em 1 a 1 e manteve a invencibilidade como visitante. Após a partida, o técnico Abel Ferreira viu o resultado como injusto e citou as diversas oportunidades desperdiçadas pela equipe no jogo.

“Jogamos contra uma equipe organizada, competitiva e que vinha de um resultado muito positivo. A verdade é que o Palmeiras poderia ter ganho esse jogo, se houvesse um vencedor teria que ser a gente. Mas temos que nos lembrar quanto o adversário correu e o quanto significava esse jogo para eles”, iniciou o treinador.

O Palmeiras terminou a partida com 28 finalizações realizadas, sendo 12 no gol. Dentre todos os arremates, 18 foram feitos de dentro da área do Cuiabá.

“O melhor jogador deles foi o goleiro. Defendeu um arremate do López, um rebote do Rony, uma do Atuesta que depois foi na trave, outra do López. Temos que aceitar o resultado. Os goleiros existem para defender. Na chance do Rony, ele podia, com calma, fazer aquele gol. Tem que fazer, mas acontece, só falha quem está lá”, complementou.

Além de não perder longe de casa, o Palmeiras ostenta 21 jogos de invencibilidade na competição – o último revés ocorreu para o Athletico-PR, no dia 02 de julho. “Trabalho com gente de norma e caráter, que merece tudo de bom nessa vida”, disse o treinador.

“Nossa equipe joga bonito? Não. Nossa equipe joga muito bem. Uma equipe que sabe interpretar todos os momentos do jogo (defender, atacar, transitar) e isso me deixa confiante. Mesmo se tivéssemos perdido o jogo hoje, mas com essa atitude, íamos estar juntos na mesma. Mostraram isso o ano inteiro”, acrescentou.

Abel fala dos centroavantes

De todos os centroavantes que Abel tem disponível no elenco, apenas Endrick, que permaneceu em São Paulo, não foi utilizado contra o Cuiabá. Flaco López começou como titular e, durante a partida, entraram Merentiel e Rafael Navarro. Os três últimos ainda não caíram nas graças da torcida, mas têm a confiança do treinador, que afirmou não querer contratação para o setor no ano que vem.

“Temos atacantes muito jovens: Endrick, 16 (anos), Navarro, 22, López, 21. [Temos que] perceber o que temos aqui e o que os rivais têm. O nosso potencial e margem de crescimento. A minha principal função é apresentar resultados e valorizar o plantel. Importante observar o dinheiro que ganhamos, os títulos, a valorização dos jogadores. Na frente, as vagas estão todas preenchidas. Não quero mais nenhum centroavante. Estou contente com o que tenho”, declarou.

López anotou seu segundo gol com a camisa palmeirense. Merentiel, assim como o companheiro, também tem duas bolas na rede, enquanto Rafael Navarro marcou sete, sendo todos na última edição da Libertadores.

Terceira Academia

Por fim, o treinador falou sobre o Palmeiras estar vivendo a Terceira Academia em sua História e do referendo de Ademir da Guia.

“Ouvir essas palavras do Ademir [da Guia] é um orgulho. Nós fazemos parte da História, como outros já fizeram e representaram o clube tão bem. Seguiremos fazendo nossa parte e outros virão também. Dentro do clube trabalhamos para os torcedores, para quem confia na gente. O tempo põe tudo no lugar, é mágico. Confio em tudo que fazemos e é gratificante ouvir isso dele”, finalizou.

Maior jogador da História do Palmeiras, Ademir da Guia utilizou suas redes sociais e disse em entrevistas recentes que a atual geração é a Terceira Academia do clube.