Fabinho ganha moral com Abel Ferreira, que avisa: “é um jogador que não abdico”

Fabinho em jogo do Palmeiras contra o Atlético-MG, durante partida válida pela vigésima oitava rodada, do Brasileirão 2024, no estádio Brinco de Ouro da Princesa.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Fabinho foi titular contra o Atlético-MG e ganhou elogios do treinador

Sem Richard Ríos e Zé Rafael, suspensos, Abel Ferreira optou por Fabinho para fazer dupla de meio-campo com Aníbal Moreno, deixando Gabriel Menino, que voltava de lesão, no banco de reservas na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-MG.

A Cria da Academia correspondeu às expectativas do comandante, que o elogiou em entrevista coletiva após partida e também mandou aviso sobre o futuro do jogador na próxima temporada.

“Já há muito tempo estamos preparando a próxima temporada e ele é um dos jogadores que não abdico. Trabalha conosco desde que chegamos, faz mais ou menos quatro anos. E o Fabinho faz parte desse núcleo que sempre fizemos de jogadores que vem treinando de forma regular conosco”, disse o treinador.

“Em determinada altura, diziam que o treinador não gostava da base. Basta olhar para o histórico dessa comissão técnica e não é de hoje, é do tempo do Braga, Paok e aqui, ainda mais pelas vendas que se fazem. É um trabalho de base muito bem feito, mas é preciso ter coragem para estar em uma equipe que luta por títulos”, concluiu.

Fabinho foi a campo 23 vezes na atual temporada e soma um gol, seu primeiro pelo clube, que aconteceu no clássico diante do Corinthians, no Allianz Parque. Ao todo, o camisa 35 tem 80 partidas pela equipe profissional do Palmeiras.

Fabinho vs Atlético-MG:

  • 82 minutos jogados;
  • 30 ações com a bola;
  • 91% dos passes certos;
  • 1 finalização;
  • 100% dos dribles certos;
  • 1 duelo ganho no chão;
  • 2 faltas cometidas;
  • 1 falta sofrida.

Cria ‘experiente’, Fabinho revela papo com Abel e celebra gol no Derby

Fabinho em disputa pelo Palmeiras contra o SCCP, durante partida válida pela décima terceira rodada, do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Fabinho anotou um gol inusitado na vitória do Verdão sobre o SCCP, por 2 a 0

O Palmeiras contou com suas Crias da Academia para vencer o SCCP por 2 a 0, pelo Brasileirão. Fabinho marcou o primeiro, ao desviar cobrança de falta de Raphael Veiga, e Vitor Reis completou o placar.

Na zona mista do Allianz Parque, o volante falou sobre o lance inusitado que abriu o marcador para o Verdão. “Acabei abaixando para sair do caminho da bola, mas ela pegou em mim e foi pro gol. Fiquei muito feliz pelo gol”, disse o camisa 35, que anotou seu primeiro tento pelo time profissional.

“Sempre foi um sonho jogar um Derby com o estádio lotado, com o apoio da torcida. Fico feliz por essa oportunidade. Jogo clássico desde a base e agora no profissional foi o meu primeiro como titular”, completou.

Participando dos treinos do profissional desde 2021 e fixo no elenco desde janeiro do ano passado, Fabinho também falou sobre dar conselhos aos atletas que estão chegando ao time principal, casos de Vitor Reis e do atacante Luighi, que ficou no banco no Derby.

“Estou há três anos entre os profissionais, então procuro conversar com os meninos que estão subindo. Dar conselhos, falar da rotina no profissional. Quando eu subi, também tive essa ajuda”, disse.

Por fim, o volante revelou conversas com Abel e comentou sobre a concorrência na posição.

“Claro que quero sempre jogar, estar em campo. Mas entendo a concorrência na minha posição, temos jogadores de muita qualidade. É seguir treinando, trabalhando. O Aníbal foi suspenso e a oportunidade apareceu em um Derby. O Abel conversa bastante comigo, pede paciência pra eu aproveitar da melhor forma quando a oportunidade chegar”, completou.

Fabinho vs SCCP:

  • 87 minutos jogados;
  • 1 gol;
  • 43 ações com a bola;
  • 87% dos passes certos (27/31);
  • 1 passe decisivo;
  • 1 lançamento certo;
  • 3 finalizações;
  • 100% dos dribles certos (2/2);
  • 6 duelos ganhos;
  • 4 ações defensivas;
  • 1 falta cometida;
  • 1 falta sofrida.

Elogiado por Abel, Fabinho agradece a oportunidade: “Dou minha vida em campo”

Fabinho em disputa pelo Palmeiras contra o Atlético-MG, durante partida válida pela nona rodada do Brasileirão 2024, na Arena MRV.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Fabinho soma apenas 10 partidas na temporada e espera por mais chances

A forma e a disposição com que Fabinho entrou no duelo contra o Atlético-MG, na última segunda, foi bastante elogiada por Abel Ferreira após a partida. O volante foi a campo aos 34 da etapa final, quando o placar já apontava 3 a 0 para o Palmeiras. Mesmo com pouco tempo disponível, mostrou vontade e agradou o treinador.

“Quando vi o Fabinho entrar no jogo, fazer duas recuperações perfeitas, eu penso: não vou contratar mais ninguém. É com jogadores assim que quero ao meu lado”, disse o treinador. Fabinho agradeceu aos elogios do comandante.

“Fiquei muito feliz de ter entrado ontem, ter tido a oportunidade. Foi um grande jogo, contra um grande adversário. A gente sabe desse confronto direto que sempre é contra eles, então fico muito feliz de ter entrado, de ter ido bem e, o mais importante, de termos saído com a vitória”, disse.

“Feliz também pelos elogios do Abel. Trabalho diariamente aqui esperando a oportunidade. Sempre que entro, eu dou a minha vida em campo, sempre fazendo o que eu venho fazendo nos treinamentos. Quero seguir aproveitando sempre as oportunidades”, complementou.

O volante participou de apenas 10 partidas da atual temporada – no ano passado, o camisa 35 foi utilizado em 40 oportunidades. Ao todo, ele soma 67 partidas pelo Verdão.

Fabinho pronto para mais

A pouca utilização do jogador na temporada se deve pela forte concorrência no setor, principalmente com a chegada de Aníbal Moreno, no início do ano.

“O Abel sempre fala para todo mundo se preparar e a gente sabe como vai ser o calendário de jogos, com muitas partidas, então tem que dar conta do recado. Vamos seguir trabalhando aqui para colher nos jogos”, concluiu.

Breno Lopes e Fabinho completam marcas especiais contra o Bahia

Breno Lopes e Fabinho completam marcas especiais contra o Bahia. Breno Lopes em jogo do Palmeiras contra o Bahia, durante partida válida pela trigésima rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Breno Lopes completou 150 jogos pelo clube, enquanto Fabinho chegou a 50 partidas

Além da vitória do Palmeiras contra o Bahia, Breno Lopes e Fabinho têm outros motivos para celebrarem o último sábado: os dois jogadores completaram marcas expressivas vestindo o uniforme palmeirense.

Titular nas últimas três partidas – e decisivo no Choque-Rei, Breno alcançou 150 jogos pelo clube. Herói da conquista da Libertadores de 2020 sobre o Santos, o atacante contabiliza 23 gols marcados pelo Verdão.

Na sexta-feira passada, Breno comentou sobre o feito. “É gratificante. A gente sabe que é uma marca que nem todo jogador tem esse privilégio de completar com uma camisa tão pesada quanto a do Palmeiras”, disse o camisa 19.

Em boa fase, o atacante deve seguir de titular. O próximo jogo do Verdão será contra o Botafogo no Nilton Santos, quarta-feira, às 21h30.

Fabinho

Fabinho em jogo do Palmeiras contra o Bahia, durante partida válida pela trigésima rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

No Palmeiras desde os 13 anos, Fabinho chegou a 50 partidas pelo Palmeiras. O volante foi titular contra o Bahia e substituiu Zé Rafael, que estava suspenso. Após a vitória, o camisa 35 também celebrou a marca.

“Estou indo para nove anos de clube. Completar 50 jogos é uma marca que eu sempre sonhei, sempre trabalhei por esse momento, não dá nem para expressar a felicidade. Eu fico muito feliz com essa sequência. O Abel sempre conversa comigo para eu fazer o que eu treino e procuro dar o meu máximo. Fico feliz por ter entrado bem e agarrado essa oportunidade”, disse o volante, que ouviu conselhos do ‘ídolo’ Zé Rafael antes da partida.

“Ele é o meu ídolo, sempre aprendo com o Zé. Antes do jogo ele conversou comigo e disse para eu aproveitar a oportunidade, fazer aquilo que vinha demonstrando nos treinos. Ele é o nosso ‘5’ hoje e não tem muito o que falar, pra mim é o melhor volante do Brasil”, completou.

Zé Rafael é desfalque e Fabinho vira opção para ser titular contra o Bahia

Fabinho durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Jogador com a atual maior sequência de jogos na temporada, Fabinho está prestes a completar 50 partidas pelo Verdão

Vindo de goleada histórica sobre o SPFC, por 5 a 0, o Palmeiras volta a campo na noite deste sábado para enfrentar o Bahia, no Allianz Parque, em jogo válido pela 30ª rodada do Brasileirão. O Verdão busca a vitória para confirmar a boa fase e se consolidar no G4.

Para o confronto, o técnico Abel Ferreira não poderá contar com Zé Rafael, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos. Quem deve ganhar a chance de titular no lugar do camisa 8 é Fabinho.

“A gente sabe que será mais um jogo difícil contra o Bahia, como todos vêm sendo. Mas estamos muito confiantes, vamos nos preparar bastante e, com o apoio da nossa torcida, trabalhar para sairmos com mais uma vitória e continuar nesta sequência positiva”, disse o volante.

A Cria da Academia vem ganhando mais espaço e, atualmente, é o atleta do elenco com a maior sequência de partidas disputadas – é o único que participou dos últimos sete duelos. Além disso, o volante está próximo de completar 50 jogos pelo clube.

“Vem sendo um ano muito produtivo para mim e estou muito feliz com as oportunidades e com a minha evolução ao longo da temporada. Cada dia que passa, aprendo mais e me sinto cada vez mais preparado. Vou continuar trabalhando para continuar colhendo frutos”, completou o jogador, que deve atuar ao lado de Richard Ríos contra o Bahia.

Fabinho na temporada:

  • 32 jogos (4 como titular);
  • 25 desarmes;
  • 6 interceptações;
  • 10 lançamentos;
  • 296 passes certos.