Destaque do Palmeiras, Danilo é convocado por Tite pela 1ª vez na carreira; Weverton também é chamado

Danilo e Rony durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Com a convocação, Danilo e Weverton desfalcarão o Palmeiras em partidas do Campeonato Brasileiro

Na manhã desta quarta-feira, o técnico da Seleção Brasileira, Tite, divulgou a lista dos convocados para os jogos amistosos contra Coréia do Sul e Japão, que acontecerão nos dias 2 e 6 de junho, respectivamente. Há a possibilidade do Brasil disputar mais um amistoso no período, já que o confronto contra a Argentina, que estava marcado para o dia 11, foi cancelado – a CBF busca um novo adversário, porém ainda não há uma definição.

O volante Danilo, que vem sendo um dos destaques do Palmeiras desde o ano passado, foi convocado pela primeira vez em sua carreira. Outro palmeirense chamado pelo treinador foi o goleiro Weverton, que volta à seleção após ser cortado da última lista devido um problema na mão.

“Jogador que a gente acompanha no hall de atletas importantes. A sequência de grandes jogos do Danilo proporcionou [a convocação]. Jogos importantes como no Mundial, final de Libertadores, jogos ao vivo. Buscamos uma série de componentes que o credenciam”, disse Tite sobre a convocação de Danilo.

Antes da Copa do Mundo, que acontecerá em novembro, o Brasil terá outra oportunidade de entrar em campo em setembro.

Danilo e Weverton desfalcarão o Palmeiras no Brasileirão

Weverton durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Titulares e fundamentais para o Palmeiras, Danilo e Weverton desfalcarão a equipe no Campeonato Brasileiro. A apresentação dos atletas à seleção está prevista para acontecer no dia 26 de maio. Assim, a dupla pode ficar de fora de até cinco partidas, caso o terceiro amistoso se confirme: contra Santos (29 de maio), Atlético-MG (5 de junho), Botafogo (9 de junho) e Coritiba (12 de junho), além do confronto diante do Atlético-GO (15 de junho), já que o retorno dos atletas ao Brasil está previsto para ocorrer um dia antes (14).

Com os dois ainda à disposição de Abel Ferreira, o Verdão entra em campo na noite desta quarta-feira para enfrentar a Juazeirense, pela Copa do Brasil. No sábado, o duelo será diante do Red Bull Bragantino, pelo Brasileirão.

Weverton é convocado por Tite e será desfalque do Palmeiras no mata-mata do Paulistão

Weverton em jogo do Palmeiras contra o São Paulo, durante partida válida pela quarta rodada do Paulistão 2022, no Morumbi.
Cesar Greco

Weverton será ausência no jogo das quartas-de-final e em uma eventual semifinal

Na manhã desta sexta-feira, o técnico Tite, da seleção brasileira, divulgou a lista dos jogadores convocados para as duas próximas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar.

Assim como ocorreu nas últimas convocações, o goleiro Weverton foi chamado pelo treinador e desfalcará o Palmeiras em ao menos um jogo do mata-mata do Campeonato Paulista.

Já classificado para a Copa do Mundo, o Brasil enfrentará o Chile, no dia 24, e a Bolívia, dia 29, na altitude de La Paz. Por conta dessa convocação, o arqueiro não estará disponível a Abel Ferreira para o confronto de quartas-de-final, na qual o Verdão está garantido, que deve ocorrer no dia 23.

Além disso, caso o Palmeiras siga avançando, Weverton também não poderá atuar na semifinal, prevista para acontecer no final de semana do dia 26, e pode até ser desfalque no primeiro jogo das finais, previsto para o dia 30, caso o Palmeiras siga avançando.

Além de Weverton, outros pilares defensivos também podem ser desfalque

Weverton em jogo do Palmeiras contra o São Paulo, durante partida válida pela quarta rodada do Paulistão 2022, no Morumbi.
Cesar Greco

O Palmeiras também pode ter que jogar o mata-mata do Campeonato Paulista sem o zagueiro Gustavo Gómez, que deverá ser confirmado na lista do Paraguai; e o lateral Piquerez, que está na pré-lista do Uruguai.

Com Luan ainda machucado, Abel Ferreira só deverá ter Marcos Rocha dos considerados titulares da defesa para os jogos decisivos.

“Fico preocupado quando nossos jogadores vão para seleções e, se não jogam, perdem a competitividade. Temos que aceitar. Nossos jogadores vêm tendo um ótimo desempenho e é normal que alguns deles, sobretudo os defensores, sejam convocados. Vamos dar o nosso melhor, mas logicamente não teremos o mesmo nível competitivo. Isso já ocorreu ano passado. Fico triste quando nós não paramos nas datas Fifa, porque nos faz pensar se vale a pena investir em jogadores internacionais, se em momentos de decisão não temos eles. Isso não é justo”, reclamou Abel em entrevista coletiva após a vitória sobre o Guarani, domingo passado.

Dudu e Vitor Hugo são convocados para a seleção da CBF

Dudu e Vitor HugoTite convocou agora há pouco 23 jogadores para a partida em que o Brasil enfrentará a Colômbia, no dia 25, à noite. O treinador convocou apenas atletas que atuam em clubes brasileiros para a partida, que será realizada no Engenhão e terá toda renda revertida às vítimas do acidente com o voo da Chapecoense, ocorrido em novembro.

A lista tem jogadores de nada menos que 14 times. Flamengo, com quatro; Atlético-MG e Grêmio, com três, foram os times que mais cederam atletas. O Palmeiras cederá dois eneacampeões: Dudu e Vitor Hugo.

Os jogadores se apresentarão no dia 24 pela manhã, um dia antes do jogo, e voltam a ficar à disposição de seus treinadores no dia 26. Tite não conseguirá impor nenhum entrosamento aos convocados, que devem jogar apenas um tempo, cada. Tecnicamente, é um evento absolutamente nulo.

A convocação teve claramente um apelo popularesco. Provavelmente pela primeira vez na História todos os 12 maiores clubes cederam pelo menos um jogador, que ainda teve um atleta do Sport (Diego Souza) e um do Atlético-PR (Weverton). Todo treinador tem suas preferências, mas é um tanto risível a inclusão de Rodriguinho, do SCCP, na lista, só para darmos um exemplo.

Devido ao caráter emocional da partida e a transmissão da RGT, fica fácil entender a necessidade de agradar às maiores torcidas do país. Ter um jogador na seleção de Tite faz bem para o ego de todo torcedor, sobretudo aqueles cujos times não andam tão bem. A empatia nacional com o treinador vai para a estratosfera e a audiência pega carona. Espertos.

Dudu e Vitor Hugo, obviamente, ficaram bem contentes. Jailson, Jean e Tchê Tchê, que se fossem convocados não causariam nenhuma surpresa, devem ter ficado decepcionados por ver nomes que jogam no Flamengo e no SCCP, claramente inferiores a eles no último campeonato, chamados em seus lugares.

Sentimento ambíguo

Como sempre nessas situações, ficamos felizes pelos nossos atletas convocados, mas sentimos o incômodo de vê-los correndo o risco de uma lesão, como aconteceu com Fernando Prass no ano passado, além de bagunçar todo o trabalho físico e tático de nossa comissão técnica. Os esquecidos perderam o foco por alguns dias e precisam lidar com a frustração.

Tite vem recuperando o prestígio da seleção da CBF junto aos torcedores, e mesmo entre nossa torcida, já é possível ver a simpatia com a camisa amarela aumentando bastante. É inegável que a presença de nossos jogadores no grupo, como ocorreu ano passado com Fernando Prass e Gabriel Jesus, ajudou nesse processo. Mas nossa carência está bem suprida com os títulos que o time vem conquistando. Não precisamos de seleção nenhuma para sentirmos orgulho do Palmeiras, obrigado.

Feito o registro, e em nome da solidariedade às famílias dos atletas da Chape, farei o esforço de não ser tão rabugento com a seleção. Mas só desta vez.