Merece mais chances? Luis Guilherme vibra com oportunidade na Argentina: “Pude fazer a diferença”

Luis Guilherme em partida pelo Palmeiras contra o San Lorenzo, válida pela fase de grupo da Libertadores 2024, no Nuevo Gasometro, em Buenos Aires-ARG.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Acionado no segundo tempo, Luis Guilherme sofreu a falta que resultou no gol do Verdão

Luis Guilherme voltou a ganhar oportunidades com Abel Ferreira, no duelo do Palmeiras contra o San Lorenzo na Argentina, e correspondeu. O meia entrou no segundo tempo e participou do lance do gol de empate, de Piquerez, sofrendo a falta que foi cobrada pelo uruguaio.

Aos 18 anos, Luis Guilherme vive sua segunda temporada na equipe profissional. Ele foi promovido ao time em maio de 2023 e, até o momento, soma 34 jogos. Após o treino de quinta-feira, o camisa 31 celebrou a chance recebida.

“Feliz por ter feito mais um jogo bom. Temos de estar sempre preparados para quando a oportunidade aparecer, agarrar com todas as forças. Graças a Deus, pude entrar e fazer a diferença, sofrendo a falta que resultou no gol do Piquerez. Só tenho a agradecer a Deus, agradecer à comissão, à torcida, que sempre me apoiou, e, se Deus quiser, vai ser um ano vitorioso para a gente”, disse o meia.

O jogador atua ao lado de Endrick desde o Sub-11 e é considerado um dos grandes nomes da geração de 2006. Ele busca ainda se firmar no time profissional. Nos últimos oito jogos, foi a campo apenas duas vezes. Contra o San Lorenzo, jogou por 30 minutos e terminou o duelo com 77% dos passes certos, 100% dos lançamentos certos, três duelos ganhos no chão e três faltas sofridas.

Luis Guilherme: entre elogios e ‘puxão’ de orelha de Abel

A atuação de Luis Guilherme foi assunto na coletiva de Abel Ferreira. O meia foi elogiado e também levou uma ‘bronca’ por não ter ajudado defensivamente a equipe no último lance da partida.

“Quem entrou foi muito bem. Estamos sempre na espera de que o Luis nos dê o que deu hoje [quarta]. Mas naquele último lance eu vou puxar suas orelhas, ele tem que ajudar o Garcia a defender para o Ríos não sair do corredor central para ajudar o lateral. Senão falta no meio. Felizmente, o Rony fez a compensação. Por isso todos somos um”, disse o treinador.

Luis Guilherme deve ser opção no banco de reservas na final de domingo contra o Santos. A bola rola a partir das 18h, no Allianz Parque.

Abel explica qual foi a ideia por trás da escalação inicial e revela sentimento após empate com San Lorenzo

Abel Ferreira em partida pelo Palmeiras contra o San Lorenzo, válida pela fase de grupo da Libertadores 2024, no Nuevo Gasometro, em Buenos Aires-ARG.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Em coletiva após o 1 a 1, Abel analisou o desempenho do Palmeiras

O técnico Abel Ferreira deixou o estádio Nuevo Gasómetro satisfeito com o empate em 1 a 1 com o San Lorenzo, na estreia do Palmeiras na Libertadores. Em coletiva após o jogo, o treinador afirmou ter terminado o duelo com a “sensação positiva”.

“Era bom conseguirmos um bom resultado. Queríamos ganhar. No primeiro tempo, o adversário fez o gol na bola parada, mas no resto nós conseguimos controlar. Na segunda parte tivemos a grande primeira oportunidade, com o Rony; depois outra com o Gómez. Nestes tipos de jogos, não podemos perder esses gols. Eles tiveram boas oportunidades em transições. Mas, no fim, é bom sair daqui com a sensação de que a equipe lutou, jogou e criou”, disse.

“Somos um time que nunca desiste e busca sempre o melhor resultado. Queríamos a vitória, mas saímos com uma sensação positiva do jogo. Colocamos um time que não tem tanto ritmo de jogo, mas é para isso que os treino, para darem uma boa resposta. Começamos melhor do que o ano passado e tenho que dar os parabéns aos meus jogadores”, complementou.

Abel apostou em um time todo reserva e precisou acionar alguns titulares para chegar ao empate no segundo tempo.

“O Gabriel Menino e o Breno não entravam há um tempo, sei que é difícil. O Garcia também tinha jogado pela última vez em janeiro. O Lázaro é uma grata surpresa, entrou muito bem. O Vanderlan jogou numa posição que gosta menos, ele gosta de estar mais espetado. Quem entrou foi muito bem, o Luis, que estamos sempre esperando que ele nos dê o que nos deu hoje”, disse Abel, que também explicou os motivos da escalação inicial.

“A ideia inicial era criar um quadrado no meio, com Menino e Ríos, lado a lado, na primeira fase da construção e o Lázaro e o Breno circulando nas costas dos meio-campistas do adversário. Criar um quadrado para ganhar a bola por dentro. Em alguns determinados momentos [a estratégia] funcionou bem, em outros nem tanto. No segundo tempo, o que fizemos foi encostar o Breno mais na linha de defesa deles, subir mais o Vanderlan. Não é fácil fazer essas mudanças, é preciso coragem e também confiar nos jogadores, eu os confio. Os jogadores ganharam ritmo, ganhei opções”, explicou o comandante, que no segundo tempo colocou Piquerez, Flaco López, Aníbal Moreno, Luan e Luis Guilherme.

Passada a estreia na Libertadores, o Palmeiras volta todas as atenções na final do estadual. No domingo, o Verdão enfrenta o Santos, no Allianz Parque, precisando vencer por dois gols de diferença para conquistar o título Paulista nos 90 minutos.

Confira outras respostas de Abel Ferreira

– Gol sofrido de bola parada

“Não me incomoda sofrer gols, porque sei que não jogo sozinho. Sofremos um gol de um jogador muito forte e alto, é difícil ganhar o duelo, mas faz parte. Claro que não queremos sofrê-los, mas o importante é ter uma boa resposta, uma boa reação. É sempre difícil jogar fora de casa na Libertadores”.

– Piquerez

“Nós esperamos isso do Piquerez. Ele aumentou muito o sarrafo, pela forma com que ele joga. Então, é isso que nós esperamos dele. Não só gols de falta, que ele treina muito, mas tudo que ele faz: correr de trás pra frente, criar, chegar à área… é isso que esperamos”.

Piquerez comemora empate com San Lorenzo e já pensa na final: “Temos que ganhar”

Piquerez comemora seu gol pelo Palmeiras contra o San Lorenzo, em partida válida pela fase de grupo da Libertadores 2024, no Nuevo Gasometro, em Buenos Aires-ARG.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Autor do gol do Palmeiras na Argentina, Piquerez chegou a 11 bolas na rede pelo clube

Abel Ferreira apostou no time reserva do Palmeiras para o confronto de estreia na Libertadores, contra o San Lorenzo, e precisou de alguns titulares para não ser superado na Argentina. Acionado no segundo tempo, Piquerez, de falta, marcou o gol do empate em 1 a 1.

Eleito o ‘herói da partida’, pela Conmebol, o lateral-esquerdo destacou a força do adversário jogando como mandante e comemorou o resultado final.

“Os times argentinos são assim, são fortes em seu campo. Encontramos o empate, um resultado muito positivo. Temos um elenco amplo com jogadores de muita qualidade. Somos um time grande e temos experiência nessa competição. Jogando em casa, com o apoio da torcida, era óbvio que eles atacariam. Mas aguentamos bem e arrancamos um empate muito importante para nós”, disse o uruguaio, que nem esperou o corpo descansar para já pensar na final do Paulistão, contra o Santos.

“Agora é pensar no domingo, na volta da final com o Santos, e temos que ganhar”, complementou Piquerez.

11x Piquerez pelo Palmeiras

Piquerez comemora seu gol pelo Palmeiras contra o San Lorenzo, em partida válida pela fase de grupo da Libertadores 2024, no Nuevo Gasometro, em Buenos Aires-ARG.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Dono da lateral-esquerda, Piquerez chegou a 11 gols com a camisa do Palmeiras, o segundo na atual temporada. Dentre todos os uruguaios que já atuaram pelo clube, o camisa 22 é o terceiro em bolas na rede, atrás de Hector Silva (16) e Villadóniga (52).

Pré-jogo San Lorenzo x Palmeiras – Conmebol Libertadores 2024

Pré-jogo San Lorenzo x Palmeiras

Pré-jogo San Lorenzo x Palmeiras – Conmebol Libertadores 2024

Estádio: Nuevo Gasómetro
Data e Horário: 03/04/2024 21h30

Transmissão

Globo

Globo (para SP; outras praças, cheque aqui a programação)

ESPN

ESPN

Star+

Star+

ge.globo

A transmissão no Verdazzo acontece aqui. Salve o link ou ative a notificação, coloque a TV no mudo, sincronize a imagem com o nosso cronômetro e deixe o áudio com a gente!

Na noite desta quarta-feira, a Sociedade Esportiva Palmeiras visita o San Lorenzo em partida válida pela primeira rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores.

Em meio à disputa das finais do Campeonato Paulista, o Verdão inicia a busca pelo quarto título da Libertadores em Buenos Aires.

Escalação do Palmeiras

Palmeiras

DESFALQUES
Lesionados:
Dudu e Bruno Rodrigues

Abel Ferreira tende a poupar os jogadores que disputarão a final do estadual no próximo domingo e é provável que boa parte dos titulares sequer viaje à Argentina.

Caso a tendência se confirme, um possível time para o jogo no Nuevo Gasómetro é Marcelo Lomba; Garcia, Gustavo Gómez, Naves e Vanderlan; Fabinho e Gabriel Menino; Estêvão, Richard Ríos e Lázaro; Rony.

Escalação do San Lorenzo

San Lorenzo

O San Lorenzo não poderá contar com o técnico Rubén Insúa, que foi expulso na partida em que El Ciclón foi eliminado da Sul-Americana, no ano passado.

O treinador parece ter achado um time-base, que vem jogando sem muitas alterações nas últimas partidas, incluindo a derrota no último final de semana para o Boca. O time que tende a entrar em campo é Altamirano; Luján, Romaña, Campi e Braida; Irala, Leguizamon, Giay e Barrios; Ferreira e Bareiro.

Números

  • As duas equipes já se enfrentaram 7 vezes na História, e a vantagem é do Verdão: 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas;
  • Com mando deles, o Palmeiras nunca ganhou: foram 2 empates e 2 vitórias do San Lorenzo;
  • As duas últimas partidas fora de casa foram disputadas no Nuevo Gasómetro, e em ambas o time da casa levou a melhor por 1 a 0;
  • Os dois times se encontraram pela Libertadores apenas na fase de grupos da edição de 2019, com uma vitória para cada lado;
  • Faça os cruzamentos de dados históricos como quiser usando nosso Almanaque. Clique aqui!

Odds

Nem a perspectiva do Verdão usar o time reserva foi capaz de dar o favoritismo ao time da casa. Os principais sites de aposta pagarão, em média, para cada real aplicado:

No calendário

O Palmeiras já disputou 22 jogos no dia 3 de abril e perdeu só uma vez. Veja a lista completa clicando neste link.

Arbitragem

Jesús Valenzuela

Árbitro Principal:
Jesús Valenzuela

VAR:
Juan Ernesto Soto

Previsão do tempo

Temperatura: 19°C
Chuva: Não há previsão de chuva
Vento: ENE – 17km/h
Umidade: 57%

Parpite

O foco na final do estadual certamente vai atrapalhar a estreia, a exemplo do que aconteceu no ano passado, na Bolívia.

Mesmo assim, nosso time tem condições de trazer um bom resultado na bagagem. John Textor dirá que foi manipulado, porque vai dar Verdão: 1 a 0, gol de Gustavo Gómez, El Capitán. VAMOS PALMEIRAS!

Libertadores 2024: confira o Raio X dos adversários do Palmeiras na fase de grupos

Libertadores 2024: confira o Raio X dos adversários do Palmeiras na fase de grupos.
Divulgação

Palmeiras é o cabeça de chave do grupo F da Libertadores

Em sorteio realizado na noite desta segunda-feira, em Luque, no Paraguai, a Conmebol definiu os grupos da Libertadores 2024. Cabeça de chave do grupo F, o Palmeiras enfrentará o Independiente del Valle (EQU), San Lorenzo (ARG) e Liverpool (URU).

Tricampeão, o Verdão chega à 24ª participação de Libertadores – a nona seguida, um recorde entre os times brasileiros. O Palmeiras vai atrás do quarto título da competição para se tornar a equipe do Brasil com mais conquistas. A fase de grupos se inicia na semana do dia 4 de abril.

Confira o Raio X dos adversários do Palmeiras na Libertadores

Independiente Del Valle (Equador)

Independiente Del Valle

O Independiente Del Valle é conhecido por ser o ‘terror’ dos clubes brasileiros nas competições continentais. Para o Palmeiras, no entanto, a história é diferente. As equipes se encontraram em dois jogos de Libertadores, na fase de grupos de 2021. E o resultado foram duas vitórias palmeirenses: 5 a 0 no Allianz Parque e 1 a 0 na altitude de Quito.

Comandados por Javier Gandolfi, o Independiente del Valle manda suas partidas no estádio Banco Guayaquil, que tem capacidade para pouco mais de 12 mil torcedores. O clube tem sede na cidade de Sangolquí, região metropolitana de Quito. A equipe lidera o campeonato equatoriano, com três vitórias em três jogos.

– Quito fica a cerca de 6h de voo, a uma altitude de 2.850m aproximadamente.

San Lorenzo (Argentina)

San Lorenzo

Tradicional clube argentino, o San Lorenzo esteve presente uma vez no caminho do Palmeiras na Libertadores, na fase de grupos de 2019. Na ocasião, quem jogou como mandante levou a melhor: triunfo por 1 a 0 dos argentinos no Nuevo Gasómetro e vitória palmeirense por 1 a 0 no Allianz Parque. Em toda a história, Palmeiras e San Lorenzo já se enfrentaram sete vezes, com três vitórias do Verdão contra duas do adversário, além de dois empates.

Apenas o nono colocado do grupo B do campeonato argentino, o San Lorenzo tem sede na capital Bueno Aires e joga no estádio Nuevo Gasómetro (capacidade de 43.963). A equipe é comandada por Rubén Darío Insúa.

– Buenos Aires fica a cerca de 2h40 minutos de voo, ao nível do mar.

Liverpool (Uruguai)

Liverpool-URU

Último time sorteado no grupo do Palmeiras, o Liverpool, do Uruguai, será um adversário inédito na história do Verdão. Sediada em Montevidéu, a equipe da capital uruguaia foi fundada em 1915 e manda suas partidas no estádio Belvedere, que tem capacidade para 10 mil torcedores. Comandado por Emiliano Alfaro, o Liverpool é o 11º colocado do campeonato local.

– Montevidéu fica a cerca de 2h45 minutos de voo, ao nível do mar.