Palmeiras volta a ter o artilheiro do Paulistão com Flaco López, que repete feito de outro ‘gringo’

Flaco López durante partida pelo Palmeiras contra o Santos, válida pela segunda final do Paulistão 2024, no Allianz Parque, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Além dos 10 gols, Flaco López também distribuiu duas assistências fundamentais para a campanha do título do Palmeiras

Com 10 gols marcados, Flaco López terminou o Campeonato Paulista como o principal artilheiro e ajudou o Palmeiras a quebrar uma marca de seis anos. Desde 2018 que o Verdão não tinha um jogador como maior goleador do estadual. O último foi Borja, que foi às redes sete vezes.

No século, além do argentino e do colombiano, outros três palmeirenses conseguiram o posto de artilheiro. Em 2004, Vágner Love foi o líder com 12 bolas na rede, enquanto que quatro anos depois, foi a vez de Alex Mineiro se destacar, com 15. Por fim, Alan Kardec, na edição de 2014, alcançou o feito ao anotar nove tentos.

Artilheiro do Paulistão, Flaco López vive sua redenção no Palmeiras. Contratado em maio de 2022, o argentino teve pela primeira vez, na atual temporada, confiança e sequência na equipe titular. Além dos 10 gols, o centroavante foi muito importante nas assistências. Ao todo, foram duas: uma para o gol de Endrick, que classificou o time à final; e a outra para o tento de Aníbal Moreno, que deu o título ao Palmeiras.

“Foi o primeiro campeonato que fui mais protagonista para o time. Feliz pelo trabalho de todos. Nesse ano estou tendo mais oportunidade e também estou mais tranquilo para aproveitar ao máximo as chances. Fico feliz por isso. Não penso no que passou. Desfruto de todos os momentos pensando no que posso melhorar pelas coisas que vem pela frente”, disse o camisa 42, durante a festa de premiação do Paulistão – além do troféu de artilheiro, Flaco entrou na seleção ideal da competição.

“O físico mudou também, estou ganhando mais massa muscular e deu essa confiança para brigar um pouco mais. Trabalho de todo mundo que está dando fruto”, complementou.

Relembre os gols de Flaco López pelo Palmeiras no Paulistão:

Raphael Veiga iguala Dudu e alcança marca especial na carreira

Raphael Veiga em partida pelo Palmeiras contra o SPFC, válida pela décima primeira rodada do Paulistão 2024, no Morumbis, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Autor do gol do Palmeiras no Choque-Rei, Raphael Veiga chegou a 88 bolas na rede pelo clube no século

Com o gol de pênalti marcado contra o SPFC, no último domingo, Raphael Veiga chegou a 88 tentos com a camisa do Palmeiras e se tornou o artilheiro do clube no século XXI, empatado com Dudu. Com o camisa 7 machucado desde agosto do ano passado, o meia tem a chance de ficar sozinho no topo da lista no próximo final de semana, quando o Verdão enfrenta o Botafogo pelo Paulista.

Meia com forte chegada à área para marcar, Veiga vem sendo um dos principais goleadores do Palmeiras nas últimas temporadas. Ele liderou o ranking em 2021 e 2023, e ficou na segunda colocação em 2020 e 2022. Na atual temporada, é o vice-artilheiro com seis gols, atrás de Flaco López (7).

Em clássicos paulistas, Veiga contabiliza 16 bolas na rede. O SPFC é sua maior vítima: 6 tentos; Santos e SCCP levaram cinco gols cada do camisa 23.

Além disso, o meia chegou à marca de 100 gols na carreira. São 88 pelo Verdão, nove pelo Athletico-PR e mais três pelo Coritiba. Ao todo, Veiga soma 356 jogos como atleta profissional, sendo 350 por clubes e mais seis pela Seleção Brasileira.

Raphael Veiga por temporada no Palmeiras:

  • 2017: 2 gols em 22 jogos;
  • 2019: 5 gols em 31 jogos;
  • 2020: 18 gols em 53 jogos;
  • 2021: 20 gols em 54 jogos;
  • 2022: 19 gols em 48 jogos;
  • 2023: 18 gols em 60 jogos;
  • 2024: 6 gols em 8 jogos.

Os 10 maiores artilheiros do Palmeiras no século:

Rony confirma boa fase e vira artilheiro isolado do Palmeiras em 2022

Rony comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Fortaleza, durante partida válida pela trigésima quinta rodada, do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Com os dois gols diante do Fortaleza, Rony chegou a 23 bolas na rede em 2022, ultrapassando Raphael Veiga

2022 será um ano lembrado com carinho por Rony. Depois de consolidar seu espaço no Palmeiras, com as conquistas da Libertadores, o camisa 10 virou peça fundamental do ataque palmeirense ao atuar como centroavante.

Preciso no ataque à profundidade para abrir espaços aos companheiros e forte na marcação da primeira linha adversário, o atacante foi aprimorando a finalização ao longo do período e o trabalho deu resultado: a três jogos do fim da temporada do Verdão, Rony se tornou o artilheiro isolado do elenco e vai terminar o ano como o líder do critério.

Com os dois gols anotados diante do Fortaleza, na vitória por 4 a 0 que garantiu o título Brasileiro ao Palmeiras, o jogador chegou a 23 bolas na rede, deixando para trás Raphael Veiga, autor de 21. Esses números são os melhores de Rony em toda sua carreira. Pelo clube, nas últimas duas temporadas, ele marcou 11 e 12 gols, respectivamente.

O atleta também é o maior goleador do Verdão no Campeonato Brasileiro, com 12 tentos – o segundo do time é Gustavo Gómez, que anotou 9.

Rony: de desacreditado à peça fundamental

Rony comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Fortaleza, durante partida válida pela trigésima quinta rodada, do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Rony foi contratado pelo Palmeiras em 2020, cercado de boas expectativas por conta do desempenho apresentado no Athletico-PR. Seus primeiros jogos pelo Verdão, no entanto, foram de baixo rendimento e nenhum gol – o jogador ficou 22 partidas em branco antes de ir às redes pela primeira vez.

Foi com a chegada de Abel Ferreira que o atual camisa 10 deslanchou. Primeiro, sendo o parceiro de ataque de Luiz Adriano; em seguida, assumindo o comando de ataque da equipe. O técnico nunca escondeu a admiração que tem por Rony. Em março deste ano, Abel chegou a revelar que vetou a saída do atacante.

“Eu disse na época [para a diretoria quando chegou a proposta]: ‘Por favor, não vendam esse jogador!’. [Queriam pagar] 7 milhões de euros, e eu pedi: ‘Por favor, não vendam esse jogador, ele é muito importante não só para mim, mas para o Palmeiras’”, relatou o treinador, que depois chegou a afirmar que amava o camisa 10. “Ele vai cometer erros, é claro, mas todo mundo comete. Uns gostam, outros não gostam. Eu amo o Rony”, disse o treinador.

Rony contabiliza, ao todo, 158 partidas pelo Palmeiras e 46 gols marcados. Na lista dos maiores artilheiros do clube, o jogador ocupa a 63ª posição, empatado com Mathias III.