Abel Ferreira vê vitória justa e enaltece jogo corajoso do Palmeiras

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Atlético-MG, durante primeira partida válida pelas oitavas de final, ida da Libertadores 2023, no Mineirão.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Posicionamento de Dudu e desempenho de Raphael Veiga também foram assuntos na coletiva de Abel Ferreira

O técnico Abel Ferreira gostou do desempenho do Palmeiras na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, no Mineirão. Na coletiva após o jogo, o treinador citou a competitividade da equipe e viu o resultado final como justo.

“Tivemos calma, fomos competitivos, fizemos uma grande primeira parte, com as dinâmicas muito bem feitas. Encaramos um adversário poderoso. No segundo tempo eles empurraram a gente, algo normal porque tinham que reagir. Sinceramente, o resultado deste jogo foi justo, mas ainda estamos no meio da eliminatória”, analisou Abel.

O comandante comentou também sobre as dificuldades de jogar partidas eliminatórias e ressaltou a forma com que os jogadores entraram no jogo.

“Jogos como o de hoje têm um componente mental muito forte. Há muita coisa em jogo. É um momento muito intenso pros jogadores, ainda mais num ambiente como o de hoje, de estádio cheio. Com essa carga tão pesada, é fundamental que os jogadores foquem naquilo que sabem fazer que é jogar futebol sob pressão”, disse.

“Às vezes nem todos estão na mesma onda, alguns têm medo de falhar, outros se escondem. Já aconteceu comigo quando era jogador e eu sempre me arrependia depois. Felizmente, hoje, todos tiveram a coragem de ir a campo e jogarem o que sabem. O resultado depois é consequência. Temos que tomar conta das nossas tarefas”, complementou.

A partida da volta entre Palmeiras e Atlético acontece na quarta-feira da semana que vem, no Allianz Parque. O Verdão joga pelo empate para chegar às quartas de final da Libertadores.

Confira outros trechos da coletiva de Abel Ferreira

– Posicionamento de Dudu

“Tudo é estratégia. Preciso pensar em muita coisa ao mesmo tempo. Sabia que ele não estava na sua maior capacidade física e temos um lateral-esquerdo com uma capacidade física muito boa. Com a entrada do Dudu por dentro nós íamos criar uma dúvida no lateral adversário e foi isso que aconteceu. Além disso, ele atuando ali também se poupa um pouquinho com bola, mas sem a bola não há negociação, ele sabia o que tinha de fazer. Ele treinou nessa mesma posição que jogou hoje há dois dias e é um jogador que nos traz experiência e nos ajuda”.

– Retomada da confiança da equipe

“Não conheço nenhuma equipe que só ganhe, digo sempre isso. Não vamos ganhar sempre, mas vamos lutar sempre para ganhar. Sobre a má fase, já havia explicado. Infelizmente, por causa da loucura que é o calendário e a intensidade dos jogos no Brasil, tivemos vários jogadores com queda física e lesionados. Do goleiro ao centroavante. Isso foi a grande influência do nosso baixo rendimento. Só que eu prefiro um elenco curto, enxuto, e arriscar, do que ter 30 jogadores e os que estão de fora ficarem chateados. Não mudamos nada, nossa forma de trabalhar é a mesma”.

Raphael Veiga

“O Veiga é um jogador completo, não tem apenas os 50% que normalmente tem os jogadores brasileiros. Ele também passou por problemas físicos. A minha função enquanto treinador não é só ganhar, também é potenciar jogadores, valorizar o clube. Os títulos são consequências”.

Filme repetido: Palmeiras enfrenta Atlético-MG nas oitavas da Libertadores

Filme repetido: Palmeiras enfrenta Atlético-MG nas oitavas da Libertadores.
Divulgação

Confronto entre o Palmeiras e Atlético-MG acontece na competição pelo terceiro ano consecutivo

Em sorteio realizado nesta quarta-feira na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, o Palmeiras conheceu seu adversário das oitavas-de-final da Libertadores 2023. O Verdão, líder do Grupo C e primeiro colocado da tabela geral, medirá forças com o Atlético-MG, time que se classificou às oitavas como segundo colocado do Grupo G.

O jogo de ida será de mando da equipe mineira, na semana do dia 2 de agosto; enquanto a volta será no Allianz Parque, entre os dias 8 e 10 – datas e horários ainda serão confirmados pela entidade nos próximos dias.

Após o sorteio dos confrontos, todo o chaveamento até o caminho da grande final, que será disputada no Maracanã, também foi definido. Se avançar, o Palmeiras poderá enfrentar nas quartas-de-final o Independiente del Valle ou o Deportivo Pereira.

Por ter tido a melhor campanha na classificação geral, o Palmeiras terá a vantagem de atuar todas as partidas decisivas do mata-mata em sua casa. Na fase de grupos, o Verdão somou 15 pontos, com cinco vitórias e uma derrota, e também foi o melhor ataque (16 gols).

Palmeiras x Atlético-MG pelo 3º ano seguido na Libertadores

O Palmeiras volta a enfrentar o Atlético-MG pelo terceiro ano consecutivo na Libertadores e busca o terceiro sucesso. Em 2021, na semifinal, o adversário teve a vantagem de fazer o jogo decisivo em sua casa, mas o Verdão levou a melhor e avançou até a decisão.

Já no ano passado, nas quartas, os mandos se inverteram e foi o Palmeiras que pôde jogar o segundo confronto como mandante. Em uma partida em que a equipe palmeirense teve duas expulsões, Weverton defendeu o pênalti de Rubens que fez o Verdão deixar o Atlético-MG para trás novamente.

Neste ano, além de se encontrar outra vez com o time atleticano, o Palmeiras terá outro reencontro: Luiz Felipe Scolari. Técnico do Athletico-PR na Libertadores do ano passado, o ex-treinador comanda atualmente a equipe mineira.

Palmeiras goleia Bolívar e confirma melhor campanha da fase de grupos da Libertadores

Palmeiras posa para foto em jogo contra o Bolívar durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Nas últimas seis edições de Libertadores, o Palmeiras foi o melhor time da fase de grupos em cinco oportunidades

O Palmeiras retomou o caminho das vitórias na noite desta quinta-feira ao golear o Bolívar por 4 a 0, no Allianz Parque, na última rodada da fase de grupos da Libertadores, e garantiu a liderança do grupo. De quebra, o Verdão também foi o melhor time da fase de grupos, com 15 pontos em seis jogos.

Nas últimas seis edições da Libertadores, o Palmeiras foi o melhor time da fase de grupos em cinco oportunidades: 2018, 2019, 2020, 2022 e 2023. Na única vez que não ficou na primeira colocação, em 2021, o Verdão foi a segunda melhor equipe.

Ser o primeiro colocado na classificação geral dá ao Palmeiras o direito de decidir os jogos do mata-mata até a semifinal, caso o time avance até esta fase. O Verdão busca o tetracampeonato da competição.

Possíveis adversários do Palmeiras nas oitavas

O sorteio das oitavas-de-final da Libertadores e a definição do chaveamento até a final acontecerão na próxima quarta-feira, às 13h. Os times classificados estão divididos em dois potes, com os primeiros colocados na chave A e os segundos na B.

Não há restrição de confronto nessa fase do torneio, sendo assim, o Palmeiras poderá enfrentar qualquer um dos times que terminaram na segunda colocação de seus grupos: Flamengo, Nacional, Bolívar, River Plate, Argentinos Juniors, Deportivo Pereira, Atlético-MG e Atlético Nacional.

Os jogos das oitavas devem acontecer nas semanas do dia 1 e 8 de agosto.

Copa do Brasil: Palmeiras enfrentará o Fortaleza nas oitavas-de-final

Copa do Brasil: Palmeiras enfrentará o Fortaleza nas oitavas-de-final.
Reprodução

Confronto diante da equipe do Fortaleza será inédito para o Palmeiras na Copa do Brasil

No começo da tarde desta terça-feira, o Palmeiras conheceu seu adversário nas oitavas-de-final da Copa do Brasil. A equipe de Abel Ferreira enfrentará o Fortaleza, que na fase anterior derrotou o Águia de Marabá.

O primeiro jogo acontecerá no Allianz Parque, enquanto a volta será de mando do Fortaleza. As datas dos confrontos ainda serão definidas pela CBF, mas está previsto para ocorrer nas semanas dos dias 17 e 31 de maio.

Será a primeira vez que o Palmeiras enfrentará o Fortaleza na Copa do Brasil. O último duelo eliminatório entre as equipes ocorreu em 1960, na final da Taça da Brasil, que terminou com a vitória do Verdão por 11 a 3 no agregado e o título do torneio.

O retrospecto geral entre os clubes, independentemente da competição, aponta para uma vantagem do Verdão: 8 vitórias, 5 empates e outros 6 triunfos do adversário. O último confronto aconteceu pelo Brasileirão do ano passado, no Allianz Parque, e terminou com vitória palmeirense por 4 a 0.

Confira todos os confrontos das oitavas-de-final da Copa do Brasil:

  • Palmeiras x Fortaleza
  • Internacional x América-MG
  • SPFC x Sport
  • Athletico-PR x Botafogo
  • Flamengo x Fluminense
  • Bahia x Santos
  • SCCP x Atlético-MG
  • Grêmio x Cruzeiro

Palmeiras aplica 11 a 0 no AEFA e avança às oitavas da Copa do Brasil Sub-17

Atletas do Palmeiras comemoram gol contra o AEFA-MS, em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil Sub-17, na Academia de Futebol 2, em Guaraulhos-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Palmeiras enfrentará o Azuriz na próxima fase

Atual campeão da Copa do Brasil Sub-17, o Palmeiras estreou com goleada na edição de 2023. Enfrentando o Instituto AEFA-MS, na Academia de Futebol 2, o Verdão venceu por 11 a 0 e se classificou para as oitavas-de-final.

Rafael Coutinho, Luighi, Benedetti e Luis Arthur marcaram dois gols cada, enquanto Jhonatan, Hugo e Kaio anotaram os outros tentos palmeirenses. O placar de 2023 supera a estreia do Palmeiras na edição anterior, quando o time goleou o Sant German-RO por 10 a 1.

O técnico Rafael Paiva escalou o Palmeiras com César; Vitor Reis, Benedetti Fellipe Jack; Kauan Firmo, Uberaba, Rafael Coutinho Kauan Vitor; Kidani, Riquelme Fillipi Luighi. No segundo tempo entraram Kauan Lima (goleiro), Pedro Gilmar, Jhonatan, Kaio, Luis Arthur Hugo.

Na próxima fase da competição, que será disputada em duelos de ida e volta, o Palmeiras enfrentará o Azuriz-PR, que eliminou o Ska Brasil-SP. Mandos, horários e datas ainda serão definidas pela CBF.

Campanha do Palmeiras na Copa do Brasil Sub-17:

Primeira fase

  • 08/03: Palmeiras 11 x 0 AEFA-MS – Academia de Futebol 2
    Gols: Rafael Coutinho (2), Luighi (2), Benedetti (2), Jhonatan, Hugo, Luis Arthur (2) e Kaio

Oitavas de final

  • Palmeiras x Azuriz-PR – a definir