Palmeiras volta aos treinos após folga; lesionados ainda são dúvidas para duelo pelo Brasileirão

Raphael Veiga e Mauricio durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Vitor Reis treinou normalmente, mas outros cinco jogadores do Palmeiras seguem de fora

Depois de dois dias de folga, os jogadores do Palmeiras voltaram ao trabalho na tarde desta terça-feira, na Academia de Futebol. O grupo deu sequência à preparação para o confronto diante do Criciúma, domingo, no Allianz Parque.

Totalmente recuperado de um problema muscular, Vitor Reis treinou pela primeira vez normalmente ao lado dos companheiros. A Cria da Academia era titular até se lesionar e agora está novamente à disposição.

Por outro lado, Mayke, Gabriel Menino e Marcelo Lomba não participaram das atividades. Os três seguem tratando de lesões, assim como Piquerez e Bruno Rodrigues, que estão fora da temporada. Gustavo Gómez, Richard Ríos e Estêvão, convocados nesta data Fifa, também foram desfalques do treino.

Em campo, o restante do elenco, mais alguns jogadores do Sub-20, realizaram uma atividade posicional de construção de jogo e finalizações. Depois, disputaram um oito contra oito em campo reduzido.

Personagem pós-treino do Palmeiras

Rômulo durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Ainda buscando espaço e minutos na equipe, o meia-atacante Rômulo concedeu entrevista depois do treino e falou sobre seu momento no clube e a pausa no calendário por conta da data Fifa.

“A minha adaptação aqui no clube foi boa. Infelizmente, tive uma lesão no começo, mas acho que isso serviu de aprendizado para eu me fortalecer muito mais aqui. Todo mundo me acolheu muito bem e pude ajudar a equipe em todas as vezes que eu entrei. Independentemente se fora ou dentro de campo, estou ajudando meus companheiros da melhor maneira possível. E creio que todo dia estou em constante evolução, com todo mundo me ajudando. Isso daí me fortifica mais, então é continuar evoluindo, continuar trabalhando forte e cada vez evoluir”, disse.

“Esse tempo que a gente teve de trabalho é muito importante para acertar o que precisa e continuar evoluindo sempre a cada dia. No final de semana, já temos um compromisso muito importante aqui dentro de casa, então é continuar fazendo o nosso melhor nos treinamentos para a gente chegar lá no Allianz Parque e fazer um grande jogo”, concluiu o camisa 20, que chegou ao Palmeiras após se destacar pelo Novorizontino no Paulistão e soma 10 partidas, com uma assistência.

Palmeiras começa semana com boa notícia vinda do Departamento Médico

Dudu e Vitor Reis durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Reforço importante no setor de criação já iniciou a transição física e poderá ser relacionado em breve

Vindo de cinco vitórias consecutivas no Brasileirão, o Palmeiras começou a semana com mais uma boa notícia: o meia Rômulo se recuperou de lesão na coxa direita e iniciou o processo de transição física.

O jogador realizou atividades com e sem a bola junto aos profissionais do Núcleo de Saúde e Performance. Apesar de recuperado, o meia não participou do treinamento ao lado dos companheiros e ainda não deve ser relacionado para o jogo de quarta-feira frente ao Fortaleza, no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro.

Sem o camisa 20 e Lázaro disponíveis, Abel Ferreira vem escalando Gabriel Menino na posição. O jogador foi titular contra Red Bull Bragantino e Juventude na função e agradou a comissão técnica.

O Palmeiras realizará o último treino na Academia de Futebol, antes da viagem para Fortaleza, na manhã desta terça-feira. A equipe ocupa a segunda colocação na tabela do Brasileirão, com 23 pontos, um a menos que o Flamengo.

Dia do Palmeiras:

Palmeiras goleia São Caetano em jogo-treino marcado por nova lesão de atacante

Rômulo durante jogo-treino do Palmeiras  contra o São Caetano, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Na Academia de Futebol, o Palmeiras venceu o adversário por 8 a 1, com hat-trick de Rômulo

O Palmeiras enfrentou o São Caetano, nesta sexta-feira, em jogo-treino realizado na Academia de Futebol. Com destaque para Rômulo, o Verdão goleou por 8 a 1. O meia marcou três vezes, enquanto Gabriel Menino e Flaco López marcaram dois gols cada e Dudu foi às redes uma vez. A partida foi dividida em três tempos de 30 minutos.

Os titulares do empate em 0 a 0 com o Botafogo, na noite de quinta-feira, pela Copa do Brasil, não atuaram e realizaram apenas atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. Rony e Luis Guilherme, que entraram na segunda etapa, participaram de um período do amistoso. Assim, a comissão técnica deu ritmo de jogo aos demais 18 jogadores sem posições exatamente definidas.

A nota triste do dia ficou por conta de uma nova lesão sofrida pelo atacante Bruno Rodrigues. O jogador rompeu o tendão patelar do joelho esquerdo em decorrência de um trauma sofrido durante o jogo-treino e precisará passar por cirurgia. O camisa 11 havia se recuperado recentemente de uma cirurgia no joelho direito.

Confira as escalações do Palmeiras no jogo treino:

1º Tempo: Weverton, Mayke, Naves, Luan, Vanderlan, Aníbal Moreno, Gabriel Menino, Dudu, Bruno Rodrigues, Caio Paulista e Flaco López.

2º Tempo: Mateus, Naves, Luan, Caio Paulista, Garcia, Fabinho, Jhon Jhon, Vanderlan, Rômulo, Dudu e Flaco López.

3º Tempo: Kaique, Garcia, Naves, Michel, Caio Paulista, Fabinho, Jhon Jhon, Vanderlan, Dudu, Rômulo e Flaco López.

Veja os gols:

Ganhando espaço, Rômulo comemora estreia na Libertadores: “Sonho”

Rômulo em jogo pelo Palmeiras contra o Independiente Del Valle, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Contratado após o Paulistão, Rômulo foi utilizado em 4 dos últimos 5 jogos do Palmeiras

O meia Rômulo viveu uma noite especial em dobro na última quarta-feira, na vitória do Palmeiras por 2 a 1 sobre o Independiente del Valle, pela Libertadores. Além de ajudar a equipe a vencer e garantir a classificação às oitavas, o camisa 20 realizou o primeiro jogo da carreira na competição continental.

O jogador entrou em campo aos 37 minutos da etapa final, no lugar de Lázaro. Ele atuou do lado esquerdo do campo e, apesar do pouco tempo, criou boas oportunidades ofensivas.

Após a vitória, Rômulo celebrou a estreia na Libertadores nos microfones da TV Palmeiras e também em seu perfil oficial no Instagram.

“Muito feliz em estrear na Libertadores e principalmente com a vitória. Foi muito importante vencer e agora é continuar trabalhando para a gente seguir fazendo um grande campeonato”, disse o jogador ao canal do clube.

“Um torneio que sempre sonhei em jogar e graças a Deus pude realizar mais esse sonho com a camisa do Palmeiras”, escreveu.

Contratado após o Paulistão, depois de se destacar pelo Novorizontino, Rômulo vem ganhando mais espaço na equipe. O jogador foi a campo em quatro dos últimos cinco jogos do Palmeiras e contribuiu efetivamente na vitória sobre o Botafogo-SP, com uma assistência. Ele soma 65 minutos pelo Verdão.

Rômulo vs Independiente del Valle:

  • 13 minutos;
  • 12 ações com a bola;
  • 100% dos passes certos (8/8);
  • 1 passe decisivo;
  • 2 duelos ganhos (3 disputados);
  • 1 corte;
  • 2 desarmes.

Abel faz pedido à direção sobre Estêvão e questiona linha de impedimento do VAR: “É algo muito sério”

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Botafogo-SP, durante partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras venceu o Botafogo por 2 a 1, mas poderia ter tido uma vantagem maior se não fosse o gol anulado, criticado por Abel

O Palmeiras abriu vantagem contra o Botafogo-SP, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Atuando no Allianz Parque, o Verdão venceu por 2 a 1, graças aos gols de Rony e Estêvão, que marcou no último lance da partida.

Ao final do confronto, o técnico Abel Ferreira, em entrevista coletiva, não escondeu a felicidade ao falar do jovem jogador palmeirense e fez um apelo à direção.

“O que peço à Leila é que não venda esse jogador. Deixe-o ficar conosco até 2027, porque esse jogador é diferente de tudo que já vi. Ataca, defende, não se esconde do jogo. Pode ser uma referência para nós, todas as equipes precisam deste tipo de jogador”, disse o treinador.

“Não sou eu que lhe ensino a driblar, a chutar, o que ensino é saber defender, se posicionar. Ele sabe que tem o carinho de todos, tem uma família muito bem estruturada. Me deixa feliz vê-lo jogar, mas se amanhã ou depois ele ficar de fora, não critiquem, porque ele não pode jogar todas. É bom ter jogadores desse nível. Só quero que fique conosco até os 20, 21 anos”, complementou.

O treinador palmeirense também falou sobre o gol anulado de Rony pelo VAR, no qual foi marcado impedimento, e reclamou de como as linhas foram traçadas.

“Era pra ter tido mais um gol, mas foi anulado. Pra mim, aquilo é gol legal, a linha não pode ser traçada errada, cortando a orelha do jogador. Vamos esperar para ouvir [o áudio do VAR]. O VAR veio para sanar as dúvidas, mas eu olho para a imagem e pra mim o Rony não está impedido. Além disso, parece ter uma linha mais grossa que a outra, isso me assusta, é algo muito sério e, às vezes, parece brincadeira”, disparou.

Confira outras respostas de Abel Ferreira:

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Botafogo-SP, durante partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

– Análise do jogo

“A gente sabia das dificuldades que iríamos encontrar. Eles vieram com uma linha de cinco atrás e outra de quatro à frente. Havia pouco espaço. No primeiro tempo as melhores oportunidades foram deles, em transições. Na segunda parte, sim, mudamos para ter mais presença na área e sabíamos que eles não iam aguentar nossa pressão. Pedi para os jogadores manterem o ritmo e velocidade na circulação. Criamos oportunidades, fizemos os gols”.

 Troca de Rony por Veiga, no intervalo

“A alteração do Rony pelo Veiga foi para ter mais gente na área, começamos a atacar com seis jogadores. Acredito que correu bem”.

– Rômulo

“Os jogadores representam em campo tudo aquilo que vejo na vida. Somos resilientes, persistentes. De alguma maneira a gente chega lá. O último gol é prova disso, a forma com que o Rômulo disputa e ganha a bola para fazer o cruzamento. Parabéns para ele, entrou muito bem, o lançamento foi um primor. Ele mereceu. O último gol é a imagem do Palmeiras”.

“Nosso primeiro jogo da temporada foi contra o Novorizontino e, depois da partida, o Barros e eu fizemos aquilo que tínhamos de fazer, que era não deixar esse jogador escapar para outra equipe. É um jogador com fome de triunfar, tem qualidade, já tem o respeito dos colegas porque ele é bom, assim como o Veiga”.