Fifa confirma Palmeiras no Mundial de Clubes de 2025

Fifa confirma Palmeiras no Mundial de Clubes de 2025.
Divulgação

Palmeiras disputará o torneio da Fifa devido ao título da Libertadores de 2021

Na manhã desta terça-feira, a Fifa anunciou que os campeões continentais entre 2021 e 2024 têm vagas garantidas para a edição do Mundial de Clubes de 2025, que será a primeira no novo formato. Assim, o Palmeiras, campeão da Libertadores em 2021 e primeiro campeão Mundial, marcará presença.

A conquista da Libertadores de 2021 foi a terceira da história palmeirense. O título veio em cima do Flamengo, por 2 a 1, em jogo disputado no estádio Centenário, em Montevidéu – Raphael Veiga e Deyverson balançaram as redes.

A Conmebol tem direito a seis vagas, sendo quatro delas preenchidas com os campeões da Libertadores; a entidade deve usar o seu ranking para preencher as duas vagas restantes. O novo Mundial de Clubes reunirá 32 clubes e será realizado de quatro em quatro em anos.

Veja a divisão de vagas por confederações aprovados pela Fifa:

  • AFC (Ásia): 4
  • CAF (África): 4
  • Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): 4
  • Conmebol: 6 (América do Sul)
  • OFC (Oceania): 1
  • Uefa (Europa): 12
  • País-sede do torneio: 1

100 jogos de Breno Lopes e treino técnico marcam a sexta-feira do Palmeiras

Breno Lopes durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Herói da conquista do bicampeonato da Libertadores, Breno Lopes completou a centésima partida pelo Verdão no confronto diante do Botafogo-SP

Marcado na História do Palmeiras por ter sido o autor do gol que garantiu o bicampeonato da Libertadores, sobre o Santos, o atacante Breno Lopes comemorou a marca de 100 jogos com a camisa do Verdão na partida diante do Botafogo-SP, pelo Campeonato Paulista.

Contratado no fim de 2020, Breno soma 16 gols pelo Verdão. “Motivo de orgulho. Sabemos como é difícil jogar no Palmeiras”, disse o jogador ao site oficial.

“Ontem [quinta-feira] foi uma noite especial com essa camisa, poder chegar à marca de 100 jogos é gratificante. Muito feliz por saber que estou participando de um clube vitorioso. Sabemos como é a competitividade aqui dentro, então cada oportunidade vale ouro. Feliz por completar essa marca e mais ainda pela vitória”, complementou.

Ao lado dos outros companheiros que iniciaram o jogo em Ribeirão Preto no banco de reservas e também dos que não foram relacionados, o camisa 19 foi a campo na manhã desta sexta-feira e participou do treino técnico promovido pela comissão técnica. O grupo aperfeiçoou a troca de passes, a marcação e realizou enfrentamentos de sete contra sete.

“Temos um grupo muito forte e unido. Aqui dentro somos uma família. Com certeza isso faz toda a diferença. Sempre que entro, entro muito feliz em saber que estou defendendo um clube gigante como o Palmeiras. Feliz pela marca, pelos títulos e por tudo que construímos aqui dentro”, acrescentou o atacante.

Breno Lopes comenta vitória e projeta Choque-Rei

Graças a um golaço de Raphael Veiga, o Palmeiras fez 1 a 0 sobre o Botafogo-SP e venceu a primeira partida do ano. A equipe se prepara agora para o confronto diante do SPFC, que acontece domingo no Allianz Parque, às 16h.

“Sabíamos a importância do jogo de ontem, a busca pela primeira vitória. Independentemente das circunstâncias, temos de ir lá e fazer nosso dever. Jogo difícil, um adversário que nos impôs muita dificuldade, mas nossa equipe foi consistente e conseguiu uma boa vitória, que nos dá confiança”, disse Breno.

“É continuar trabalhando para entrar em forma o mais rápido possível e ajudar a equipe. Contra o São Paulo são sempre jogos difíceis. Temos de trabalhar, pensar na equipe deles para no fim de semana estarmos em uma tarde abençoada e, se Deus quiser, buscar mais três pontos”, finalizou.

Conmebol lança documentário sobre o tri da Libertadores do Palmeiras; assista

Conmebol lança documentário sobre o tri da Libertadores do Palmeiras. Atletas do Palmeiras comemoram a conquista da Libertadores 2021.
Cesar Greco

Estreia da produção pela Conmebol aconteceu no dia em que marcou um ano da conquista do Palmeiras sobre o Flamengo

No domingo, completou-se um ano da conquista do tricampeonato da Libertadores do Palmeiras, sobre o Flamengo. Em celebração à data, a Conmebol lançou o documentário ‘Cabeça Fria e Coração Quente’, que mostra imagens, bastidores e entrevistas dos principais personagens da conquista palmeirense.

“Como é que se define um ídolo? Eu me pergunto isso. Pelas conquistas, pelo que faz em campo? Às vezes, a gente tem um jogador que não conquistou nada e é ídolo. Mas por quê? Porque ele foi raçudo, representou a torcida”, disse o goleiro Weverton, logo nos primeiros minutos.

A produção conta com a participação de Weverton, Gustavo Gómez, Dudu, entre outros jogadores do atual elenco; além do técnico Abel Ferreira, de torcedores que estavam presentes ao estádio Centenário e do atacante Deyverson, herói da final.

Toda a trajetória do clube até a conquista do título é recontada, com declarações dos atletas e da comissão técnica.

Assista ao documentário produzido pela Conmebol sobre o título do Palmeiras:

Consolidação e ataque avassalador: como o Palmeiras reencontra o Atlético-MG após triunfo na Libertadores de 2021

Danilo, Luan e Veron, comemoram classificação do Palmeiras para final da Libertadores após jogo contra o Atlético-MG, durante segunda partida válida pelas semifinais volta da Libertadores 2021, no Mineirão.
Cesar Greco

Palmeiras e Atlético-MG duelaram na semifinal da Libertadores, quando o Verdão levou a melhor e avançou à grande decisão

Na tarde deste domingo, no Allianz Parque, o Palmeiras entra em campo para enfrentar o Atlético-MG. As duas equipes contabilizam 15 pontos no Campeonato Brasileiro e o duelo vale a liderança da tabela.

Para a partida, o técnico Abel Ferreira terá o retorno de três jogadores que estavam machucados: Luan, Piquerez e Gabriel Veron. Por outro lado, terá os desfalques de Weverton, Danilo, Gustavo Gómez e Atuesta, que servem às suas seleções. O clube terá o apoio maciço de sua torcida, já que 38.500 ingressos foram vendidos antecipadamente – números que já garantem esse jogo como o de segundo maior público do Palmeiras no ano.

Há pouco mais de 9 meses, os times se enfrentaram no segundo confronto pela semifinal da Libertadores do ano passado, em que o Verdão levou a melhor e se classificou à grande decisão. De lá pra cá, além do título da competição continental sobre o Flamengo, o Palmeiras ganhou mais duas taças (Campeonato Paulista e Recopa Sul-Americana), alcançou números defensivos e ofensivos expressivos e teve uma consolidação em sua formação.

Alto aproveitamento do Palmeiras e ataque avassalador

O Palmeiras atuou 54 vezes desde a partida disputada no Mineirão. Foram 35 vitórias obtidas contra oito derrotas e outros 11 empates, o que perfaz um aproveitamento de 72% dos pontos. No período, ainda, a equipe marcou 102 gols (média de 1,88 por partida) e sofreu 40 (média de 0,74).

Contabilizando apenas os duelos deste ano, as estatísticas do Palmeiras são ainda melhores: em 36 jogos, são 26 vitórias, sete empates e três derrotas, com 75 gols marcados e 21 sofridos. Considerando o desempenho de todos os times que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro em 2022, o Verdão tem o melhor ataque a segunda melhor defesa – atrás do Ceará.

O Palmeiras chega para o confronto ostentando uma série invicta de 14 partidas (11 vitórias e três empates).

Consolidação na formação

Dentro de campo, algumas ideias da comissão técnica para a formação do time também se consolidaram desde o último confronto entre as equipes, como a utilização de Rony mais avançado e a entrada de Gustavo Scarpa para atuar ao lado de Dudu e Raphael Veiga.

Em setembro do ano passado, data em que foi disputado o segundo jogo da semifinal da Libertadores, Abel havia transformado o camisa 10 em centroavante havia pouco tempo. À época, as opções mais naturais – Deyverson e Luiz Adriano, principalmente – não vinham num bom momento e o tão esperado camisa 9 não tinha sido contratado. Rony, À sua maneira, se encaixou na função; seus movimentos sem bola para abrir espaços na defesa adversária, transformaram o ataque da equipe.

Gustavo Scarpa, por sua vez, não foi utilizado nos dois confrontos contra a equipe mineira, mas sua afirmação no time ocorreu pouco tempo depois, tanto que o jogador esteve presente na decisão, diante do Flamengo. O encaixe do jogador deu-se pelo lado esquerdo, numa dobradinha com Piquerez. Atualmente, o camisa 14 é o líder em assistências do elenco, com seis passes para gol.

Há 6 temporadas no Verdão, Mayke relembra superação para atuar na decisão da Libertadores

Mayke do Palmeiras em disputa com Michael do Flamengo, durante partida final da Libertadores 2021, no Estádio Centenário, em Montevideo.
Cesar Greco

Mayke, que pouco atuou antes da final, foi o escolhido por Abel Ferreira para substituir Marcos Rocha, que estava suspenso

O lateral-direito Mayke terminou o ano de 2021 em alta no Palmeiras. Apesar de ter sido reserva durante a temporada, o atleta recebeu a oportunidade de começar jogando a final da Libertadores contra o Flamengo entre os onze iniciais, já que Marcos Rocha estava suspenso, e foi importante para a conquista do tricampeonato, contribuindo com uma assistência para o gol de Raphael Veiga.

Aos 29 anos de idade, Mayke chegou para a decisão em Montevidéu tendo disputado apenas três jogos nos três meses que antecederam a partida (frente ao Atlético-GO, Fluminense e Fortaleza) e, ainda, vindo de uma cirurgia no joelho direito.

“Só tenho de agradecer a Deus, ao staff do clube que me ajudou demais e à minha família, que sempre esteve me apoiando e me ajudando nos momentos bons e ruins. Vim de uma cirurgia, voltei aos gramados, fiz só três jogos e fui para a final da Libertadores. É um jogo muito importante para a minha carreira, pois saí com o sentimento de dever cumprido”, relembrou o defensor à TV Palmeiras/FAM.

“Esperava um jogo muito difícil, estava bem nervoso, preocupado. Entrar em uma final de Libertadores é um enorme compromisso, ainda mais vestindo a camisa do Palmeiras. [Na comemoração do título] eu fui direto ver minha família que estava no estádio e agradeci a eles”, continuou.

Na temporada 2021, o camisa 12 participou de 32 jogos.

Mayke projeta o ano de 2022 do Palmeiras

Mayke durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Contratado junto ao Cruzeiro, Mayke vai para sua sexta temporada no Palmeiras. Eleito o melhor lateral-direito do Brasileirão de 2018, o experiente jogador enalteceu as conquistas do Verdão em 2021, mas ressaltou que isso é “passado” e comentou sobre as expectativas para 2022.

“Fizemos uma excelente temporada em 2021, mas sabemos que já passou e agora é ir atrás dos nossos objetivos deste novo ano. É fazer de tudo para virem mais títulos e tenho certeza de que vamos nos empenhar ao máximo para que no final dê tudo certo”, finalizou.

Ao todo, Mayke esteve presente nos cinco títulos conquistados em sua trajetória no Palmeiras (as Libertadores 2020 e 2021, Copa do Brasil 2020, Paulistão 2020 e Brasileirão 2018). Esses números o deixam entre os laterais (esquerdos e direitos) mais vencedores pelo clube, ao lado de jogadores históricos como Djalma Santos, Geraldo Scotto, Eurico, Zeca, Junior, Roberto Carlos e Arce.