Chororô: Raphael Veiga cita Valdivia e explica comemoração do gol

Raphael Veiga comemora seu gol pelo Palmeiras contra o SCCP, durante partida válida pela terceira rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Decisivo em clássicos, Raphael Veiga chegou a 10 participações diretas em gols contra o SCCP

Contando com o Allianz Parque lotado, o Palmeiras venceu o SCCP por 2 a 1 e alcançou sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro, chegando a 7 pontos ganhos. O principal nome da partida palmeirense foi o meia Raphael Veiga, que mesmo voltando de lesão, participou ativamente dos dois gols.

No primeiro, o camisa 23 foi o responsável por cobrar o escanteio que resultou no gol de Murilo; já o segundo foi anotado pelo próprio jogador, que finalizou a grande transição ofensiva do Palmeiras acertando um chute no canto de Cássio. Na comemoração do gol, o meia fez homenagem a um ex-palmeirense: Valdivia.

A clássica celebração do chileno, o ‘chororô’, que foi eternizado após um Derby em 2008, foi repetida por Veiga, que dedicou o tento ao ‘Mago’.

“Eu sempre gostei muito do Valdívia, era um cara que eu pagava ingresso para ver jogar. Por ele ter feito isso numa comemoração contra o SCCP num clássico, eu quis homenageá-lo”, disse. “Sempre com muito respeito, mas futebol é isso, foi só uma homenagem para ele mesmo”, complementou.

Raphael Veiga decisivo em clássicos

Com o tento e a assistência, Veiga ampliou seus números em clássicos paulistas pelo Palmeiras e, principalmente, diante do SCCP. Ao todo, são cinco bolas na rede e cinco passes para gol do camisa 23 em Derbies – 10 participações diretas em gols.

Contabilizando os três rivais do estado, o meia soma 14 gols e mais sete assistências.

Na História: Gustavo Gómez é o zagueiro com mais gols pelo Palmeiras em uma temporada

Gustavo Gómez comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Athletico-PR, durante partida válida pela trigésima quarta rodada do Brasileirão 2022, na Arena da Baixada.
Cesar Greco

Com gol sobre o Athletico-PR, Gustavo Gómez chegou a 11 em 2022

O ano de 2022 tem sido marcante para Gustavo Gómez. O zagueiro, além de ser fundamental para as glórias e vitórias que o clube conquistou na temporada, também vem quebrando seguidos recordes com a camisa do Palmeiras.

Contra o Athletico-PR, na última terça-feira, o camisa 15 se tornou o zagueiro com mais gols pelo Verdão em uma mesma temporada, ao fazer o terceiro tento da equipe na vitória por 3 a 1 na Arena da Baixada. Ao todo, são 11 gols para o paraguaio, que superou o recorde que Junior Baiano (10) havia estabelecido em 1999.

“Sou muito grato por tudo que estou vivendo. Agradeço muito aos meus companheiros e a todos os profissionais do Palmeiras. Nós, jogadores, temos a melhor estrutura para fazer o melhor dentro de campo e só tenho que agradecer. Estou muito feliz”, disse Gómez, ao final do jogo.

Dos 11 gols do defensor, nove foram anotados no Brasileirão, o que faz dele o vice-artilheiro da equipe atrás apenas de Rony, que marcou dez.

Gustavo Gómez supera Valdivia

Gustavo Gómez comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Athletico-PR, durante partida válida pela trigésima quarta rodada do Brasileirão 2022, na Arena da Baixada.
Cesar Greco

A expressão “zagueiro-artilheiro” e Gustavo Gómez podem ser usadas como sinônimo devido ao desempenho ofensivo do jogador. Além de ter se tornado o maior defensor goleador do clube em um único ano, Gómez ultrapassou Valdivia na lista dos estrangeiros com mais gols pelo Verdão em campeonatos brasileiros.

São 16 para o paraguaio, que assumiu a segunda colocação do ranking, contra 15 do chileno. O líder disparado do critério é seu conterrâneo Chiqui Arce, que foi às redes por 26 vezes.

O próximo feito a ser batido por ele é ser o zagueiro com mais gols na História do Palmeiras. Com 28 marcados em quatro temporadas e meia de clube, o defensor está atrás apenas de Loschiavo (32) e Luís Pereira (36). Contando o tempo que está no Verdão, Gustavo Gómez tem seis tentos de média por ano.

Líder em participações em gols, Gustavo Scarpa supera número de Valdivia no século 21

Gustavo Scarpa comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Botafogo, durante partida válida pela vigésima nona rodada, do Brasileirão 2022, no Engenhão.
Cesar Greco

Scarpa chegou a 42 gols pelo Palmeiras, deixando para trás o chileno, que marcou 41

Ao ir às redes na última segunda-feira, diante do Botafogo, o meia Gustavo Scarpa superou o ex-jogador Valdivia em número de gols pelo Verdão e se isolou na sexta posição no ranking dos maiores goleadores do clube no século, com 42 bolas na rede. Vivendo seus últimos momentos no Palmeiras, o camisa 14 bateu firme o pênalti do empate que iniciou a virada do Verdão sobre os cariocas.

“Não sou um artilheiro nato, mas fico muito feliz toda vez que marco um gol”, disse o jogador, que chegou a 25 participações diretas em gols na temporada (11 tentos e 14 assistências), líder do elenco no critério ao lado de Raphael Veiga.

“Para mim, é uma honra alcançar mais um número tão expressivo com a camisa do Palmeiras. Poder ultrapassar um cara que tem uma história gigante aqui no clube, que é um ídolo para a torcida. É gratificante, fico muito feliz e dou graças a Deus porque tudo tem dado certo”, complementou Scarpa, que no ano que vem jogará pelo Nottingham Forest.

Principal meia do time desde a lesão de Veiga, Scarpa assumiu também a responsabilidade de ser o cobrador oficial de pênaltis e, apesar de confessar o nervosismo antes da batida, vem mostrando eficiência: acertou as últimas sete cobranças – o último erro foi em 2019, no clássico diante do SCCP.

“Difícil ser o substituto do Veiga, não só nos pênaltis. É difícil ter a tranquilidade que ele tem pra bater, eu vou pra todas as cobranças ‘em choque’ (risos). Mas é preciso dar o melhor e me coloco sempre à disposição, para vencer esses receios”, declarou.

Veja a sequência de pênaltis de Gustavo Scarpa:

Scarpa comenta viradas

O triunfo sobre o Botafogo foi a terceira virada que o Palmeiras conseguiu no Campeonato Brasileiro, estatística que o time lidera em toda a competição, entre as equipes que disputam. Ao contabilizarmos toda a temporada de 2022, o número sobe para cinco.

“De um tempo para cá, essa questão de viradas não tem sido uma novidade pra gente. Claro que não gostaríamos que fosse assim, pois queremos sempre ganhar de uma forma mais tranquila, mas existe um adversário que tem muito mérito”, comentou Scarpa.

As reviravoltas palmeirenses no ano foram contra Independiente Petrolero, Juazeirense, Atlético-GO, SPFC e Botafogo. Além disso, a equipe chegar a virar contra o Avaí, na Ressacada, mas permitiu o empate.

Gustavo Gómez alcança outro recorde pelo clube e declara: “Melhor decisão foi vir ao Palmeiras”

Gustavo Gómez em jogo do Palmeiras contra o Ceará, durante partida válida pela vigésima rodada do Brasileirão 2022, no Castelão.
Cesar Greco

Capitão da equipe, Gustavo Gómez chegou a 122 vitórias pelo Palmeiras e igualou os números de Valdivia

Titular absoluto da zaga palmeirense e um dos líderes do elenco, Gustavo Gómez celebrou mais uma marca pelo clube no último sábado, quando o Verdão bateu o Ceará por 2 a 1, fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro.

O camisa 15 chegou a 122 triunfos com a camisa do Palmeiras e se tornou o estrangeiro com mais vitórias em toda a História do clube, ao lado do chileno Valdivia. “Muito feliz, muito grato ao Palmeiras, aos meus companheiros, à diretoria, à comissão técnica. Sem eles, eu não conseguiria as vitórias”, disse o zagueiro, que no critério é seguido por Arce (115), Villadóniga e Echevarrieta (85 cada).

No Palmeiras desde 2018, após passagem sem tanto sucesso pela Europa, Gómez acumula diversos feitos pelo clube. Dentre eles: é o estrangeiro com mais títulos conquistados (7); o terceiro zagueiro com mais gols marcados (25) e está próximo de alcançar 200 jogos – atualmente contabiliza 198 partidas.

“Tomei a melhor decisão de vir ao Palmeiras. Aqui, o jogador tem tudo para mostrar sua capacidade e comigo aconteceu isso. Foi muito natural”, declarou Gómez, que em setembro do ano passado, já havia dito que no Palmeiras ele encontrou seu “lugar no mundo”.

Artilheiro do time no Brasileirão, Gómez era anunciado pelo clube há exatos quatro anos.

Gustavo Gómez projeta Atlético-MG x Palmeiras

Vindo de vitórias seguidas no Brasileirão, o Palmeiras enfrentará o Atlético-MG nesta quarta-feira pela Libertadores, no jogo de ida das quartas-de-final. As duas equipes voltam a se enfrentar na competição continental pouco menos de um ano depois do Verdão ter levado a melhor na semifinal de 2021.

Gustavo Gómez comemora seu gol pelo Palmeiras, contra o Internacional durante partida válida pela décima nona rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

“O mais legal do nosso elenco é que vivemos cada jogo. Será um jogo de Libertadores, contra um rival muito difícil e que já enfrentamos no ano passado na semifinal. Sabemos que é um estádio muito difícil também. Estamos nos preparando para fazer o nosso melhor e tentar trazer a vitória”, finalizou Gómez.

Diferentemente do ano passado, o Palmeiras fará o primeiro jogo fora de casa e decidirá a vaga no Allianz Parque, no próximo dia 10. Os ingressos para a partida de volta já estão sendo comercializados e mais de 21 mil foram vendidos antecipadamente.

Aposentado, Valdivia recebe homenagem do Palmeiras e manda recado à torcida

Valdivia comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Atlético Sorocaba, durante partida válida pela terceira rodada do Paulistão 2014, no estádio municipal Walter Ribeiro, em Sorocaba/SP.
Cesar Greco

Aos 38 anos, Valdivia anunciou aposentadoria no último final de semana

Na última sexta-feira, aos 38 anos, Jorge Valdivia anunciou a aposentadoria do futebol. O ex-meio-campista, que atuou pelo Palmeiras em duas oportunidades – de 2006 a 2008; e de 2010 a 2015 –, foi homenageado pelo clube na noite de segunda-feira.

Descrito pelo clube como “ídolo de uma geração e lenda eterna do Palmeiras”, o chileno teve sua trajetória recontada com destaques para atuações marcantes, como o gol do “chororô” diante do SCCP em 2008; o tento sobre o SPFC na semifinal do Paulista de 2008, além do pênalti convertido frente ao Coritiba no primeiro jogo da final da Copa do Brasil de 2012.

O clube, ainda, o introduziu na “Galeria de Craques” do site oficial, que também conta com a presença de Ademir da Guia, Emerson Leão, Edmundo, Evair, entre outros ídolos da história palmeirense.

Nas redes sociais, o maior jogador da História do Palmeiras, Ademir da Guia, e o ex-jogador Alex, camisa 10 da primeira conquista de Libertadores, também homenagearam Valdivia; confira:

Valdivia manda recado à torcida

Também através das redes sociais, o Palmeiras divulgou um vídeo de Valdivia agradecendo o clube e a torcida. Confira:  

Entre ‘magia’ e lesões

Valdivia comemora seu gol pelo Palmeiras contra o SPFC, durante partida válida pela quinta rodada do Paulistão 2014, no Pacaembu, em São Paulo/SP.
Cesar Greco

Valdivia chegou ao Palmeiras em 2006 após ser destaque do Colo-Colo. Conhecido como “El Mago”, o ex-camisa 10 recebeu poucas oportunidades no primeiro ano de clube, mas com a chegada do técnico Caio Júnior, em 2007, firmou-se como titular e um dos principais jogadores da posição no país.

Disputou 38 partidas e encantou a torcida palmeirense em sua primeira temporada completa; jogador de técnica apurada e com ótima visão, Valdivia, ainda, foi às redes em 10 oportunidades.

No ano seguinte, comandado por Vanderlei Luxemburgo, manteve a performance e conquistou o primeiro troféu pelo clube: o Campeonato Paulista, torneio no qual foi decisivo na semifinal diante do SPFC ao marcar o tento da classificação para a final. Em agosto de 2008, após 40 jogos disputados e 14 gols marcados, foi vendido para o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, por cerca de R$ 20 milhões.

O retorno ao clube ocorreu em 2010, mas ‘El Mago’ não conseguiu repetir o sucesso na segunda passagem. Ainda que dentro de campo o desempenho técnico se mantivesse o mesmo, Valdivia conviveu com seguidas lesões musculares e desfalcou a equipe por muitos jogos. De 2010 a 2015, ano em que encerrou sua passagem, o chileno foi a campo em 148 dos 332 jogos que o Palmeiras realizou no período que esteve integrado ao elenco.

Ao todo, contabiliza 241 partidas pelo clube (estrangeiro com mais jogos na História do Palmeiras, ao lado de Arce), 41 gols marcados e três títulos conquistados: Campeonato Paulista de 2008 e as Copas do Brasil de 2012 e 2015.