Gustavo Gómez marca duas vezes e se torna o 3º zagueiro-artilheiro da História do Palmeiras

Gustavo Gómez comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Atlético-GO, durante partida válida pela décima segunda rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Gustavo Gómez chegou a 22 gols pelo clube e deixou para trás o ex-zagueiro Cléber

De volta à equipe titular do Palmeiras após período com a seleção paraguaia, Gustavo Gómez precisou de apenas cinco minutos para fazer história. Ao marcar dois gols diante do Atlético-GO (aos 43’ e 48’ do primeiro tempo), o camisa 15 se tornou o terceiro maior zagueiro-artilheiro da História do Verdão.

São 22 bolas na rede para o capitão, que deixou para trás Cléber e empatou com Vágner BacharelLoschiavo, com 32, e Luís Pereira, com 36, vêm logo à frente. Na atual temporada, o paraguaio contabiliza cinco tentos.

Contratado em 2018, Gómez soma 187 partidas pelo Palmeiras e sete títulos conquistados. Líder do elenco e ídolo da torcida palmeirense, o defensor acumula outros feitos pelo clube; confira:

  • 22º zagueiro com mais jogos pelo Palmeiras: 187;
  • 3º estrangeiro com mais jogos pelo Palmeiras e mais vitórias (114);
  • Estrangeiro com mais títulos na História do Palmeiras: 7;
  • Jogador de linha com mais vitórias pelo Palmeiras na Libertadores: 33;
  • 10º jogador com mais partidas no Allianz Parque: 76;
  • Nunca passou uma temporada sem ir às redes.

Gustavo Gómez quebra tabu

Gustavo Gómez comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Atlético-GO, durante partida válida pela décima segunda rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Os dois gols de Gustavo Gómez também quebraram um tabu de quase 10 anos sem que um zagueiro marcasse ao menos duas vezes em uma partida do Verdão. O último a conseguir o feito foi Henrique, no empate em 3 a 3 com o XV de Piracicaba, em 3 de fevereiro de 2013.

Com Gómez em campo, o Palmeiras enfrenta na próxima segunda-feira o SPFC, no Morumbi, às 20h, pelo Brasileirão. Enquanto o Verdão é o líder com 25 pontos, o rival ocupa a quinta colocação, com 18.

Sob comando de Abel Ferreira, Palmeiras segue quebrando tabus de mais de 2 décadas

Abel e Dudu comemoram gol do Palmeiras contra o Coritiba, durante partida válida pela décima primeira rodada do Brasileirão 2022, no Couto Pereira.
Cesar Greco

Na noite de domingo, o Palmeiras venceu o Coritiba no Couto Pereira por 2 a 0, algo que não acontecia havia 25 anos

O Palmeiras de Abel Ferreira se acostumou a quebrar longos tabus. No último domingo, a equipe fez 2 a 0 e venceu o Coritiba no estádio Couto Pereira, algo que não acontecia havia 25 anos – o último triunfo no Alto da Glória ocorrera em 25 de março de 1997, por 1 a 0.

Vale ressaltar que, apesar do período sem vitórias, o clube levantou a taça da Copa do Brasil no estádio, em 2012, após empate por 1 a 1 no duelo decisivo.

O Palmeiras é sem limites. O Palmeiras gosta de bater recordes”, disse Rony ao final do duelo. Com Abel no comando, o Palmeiras vem superando antigos tabus que duravam mais de duas décadas.

No ano passado, o Verdão deixou para trás 24 anos sem vitória sobre o Ceará como visitante, ao fazer 2 a 1 no Castelão; já em março deste ano, Rony marcou o gol do triunfo palmeirense em cima do SPFC por 1 a 0, que quebrou um jejum de 25 anos sem vencer o rival no Morumbi pelo Campeonato Paulista.

“O treinador é avaliado por resultados e títulos. Tudo que acontece é mérito de um trabalho coletivo. Sozinho não sou ninguém”, minimizou o treinador sobre o feito alcançado.

Outra conquista marcante foi a eliminação do SPFC nas quartas-de-final da Libertadores de 2021 – o Palmeiras havia chegado para aquele confronto sem nunca ter vencido o rival na competição continental.

Dudu e Rony comemoram gol do Palmeiras contra o Coritiba, durante partida válida pela décima primeira rodada do Brasileirão 2022, no Couto Pereira.
Cesar Greco

Palmeiras dominante no Brasileirão

A vitória no Couto Pereira garantiu a permanência do Palmeiras na liderança do Brasileirão e consolidou ainda mais os números do time.

Além disso, são dez jogos de invencibilidade no Campeonato Brasileiro, sendo seis seguidos sem ser vazado.

O Palmeiras volta a campo na próxima quinta-feira para enfrentar o Atlético-GO, às 18h, no Allianz Parque; foram vendidos 34.600 ingressos antecipadamente para o confronto, de acordo com a última parcial divulgada pelo clube, às 9h55 desta terça-feira.

Palmeiras vence SPFC no Morumbi, classifica-se às quartas do Paulista e quebra tabu de 25 anos

Rony comemora seu gol pelo Palmeiras contra o São Paulo, durante partida válida pela quarta rodada do Paulistão 2022, no Morumbi.
Cesar Greco

Com gol Rony aos 10 minutos de jogo, o Palmeiras bateu o rival por 1 a 0 e chegou aos 23 pontos no Paulistão

O Palmeiras visitou o SPFC na noite desta quinta-feira, em duelo atrasado pela quarta rodada do Campeonato Paulista, e venceu o rival por 1 a 0Rony marcou.

O Verdão começou o jogo em cima do SPFC e criou duas ótimas chances nos primeiros minutos: aos 8’, Wesley acertou a trave de Volpi e, dois minutos mais tarde, Rony aproveitou cruzamento de Marcos Rocha para fazer o gol da vitória.

Com a vitória, a equipe classificou-se de forma antecipada para as quartas-de-final do Paulista e também garantiu a primeira colocação do Grupo C, com 23 pontos – o Mirassol, segundo colocado, ainda pode alcançar o Palmeiras em número de pontos, mas não ultrapassará o Verdão nas vitórias.

Desde a implementação do atual modelo de disputa do Paulistão, em 2014, o Palmeiras sempre ficou entre os quatro primeiros colocados. O clube foi semifinalista em 2014, 2016, 2017 e 2019 e chegou à decisão em 2015, 2018, 2020 e 2021, sendo campeão dois anos atrás.

Na classificação geral do campeonato, o Palmeiras, líder, abriu quatro pontos de vantagem para o segundo colocado, Red Bull Bragantino. Os três últimos jogos do time na primeira fase do Paulistão serão contra Santos (13/3), SCCP (17/3) e diante da equipe de Bragança Paulista, no dia 20.

Além disso, os três pontos conquistados no Morumbi fizeram com que o Palmeiras quebrasse um tabu de 25 anos sem vencer o rival em seu estádio em jogos pelo Campeonato Paulista. A última vitória havia acontecido em 19 de março de 1997 – triunfo por 1 a 0, gol de Viola. Contando todas as competições, a última vez que o Verdão havia saído vencedor desse estádio diante do SPFC foi em 2018 (2 a 0 – pelo Brasileirão).

O retrospecto da equipe palmeirense no Morumbi contra o SPFC aponta 27 vitórias para o Verdão, 51 para os donos da casa e 48 empates. Já no histórico geral, o triunfo desta quinta-feira foi a 108ª do Palmeiras diante do rival.

Além do Palmeiras, Abel também quebrou um tabu

Abel e Rony comemoram seu gol pelo Palmeiras contra o São Paulo, durante partida válida pela quarta rodada do Paulistão 2022, no Morumbi.
Cesar Greco

A vitória palmeirense sobre o SPFC nesta noite de quinta-feira também foi a primeira de Abel Ferreira sobre Rogério Ceni. Os dois treinadores já haviam se enfrentado quatro vezes no passado, com adversário comandando três vezes o Flamengo e uma vez o rival paulista.

Com o Allianz Parque podendo receber 100% da capacidade, o Palmeiras volta a campo no próximo domingo para enfrentar o Santos, às 18h30.

Donos do meio-campo, Zé Rafael e Danilo comandam vitória do Palmeiras sobre Athletico-PR

Danilo comemora com Zé Rafael o gol pelo camisa 8 pelo Palmeiras contra o Athletico-PR, durante a segunda partida válida pelas finais da Recopa Sul-Americana 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Titulares desde o ano passado, Zé Rafael e Danilo foram às redes no triunfo palmeirense por 2 a 0

A vitória do Palmeiras por 2 a 0 sobre o Athletico-PR na Recopa Sul-Americana, que definiu o título do torneio em favor do Verdão, foi construída graças à dupla de meio-campo: Danilo e Zé Rafael. Aos 4 minutos do segundo tempo, o camisa 8 bateu com perfeição a falta que abriu o placar da partida; já nos minutos finais da partida, a Cria da Academia apareceu na área para completar o passe de Atuesta e fazer o segundo gol palmeirense.

Além dos gols, os dois foram peças fundamentais para que o Palmeiras mandasse no jogo do primeiro ao último minuto. Eles tiveram um ótimo aproveitamento nos passes e mostraram solidez defensiva, como mostram os números do SofaScore:

Abel Ferreira começou a escalar a dupla com mais frequência a partir do Campeonato Brasileiro do ano passado. O primeiro jogo de ambos como titulares foi o triunfo por 2 a 1 sobre o Internacional, no Beira-Rio – Danilo fez o gol que deu os três pontos ao Verdão.

A partir dessa partida, Danilo e Zé Rafael jogaram juntos, até o duelo da última quarta-feira pela Recopa, 31 vezes (24 como titulares). Com eles em campo, o Verdão venceu 18 partidas (foi com a dupla começando entre os onze que o Palmeiras conseguiu oito vitórias seguidas no Brasileirão), empatou seis e saiu derrotado em outras sete (aproveitamento de 65% dos pontos).

Além disso, a dupla foi titular na conquista do tricampeonato da Libertadores, sobre o Flamengo, na final do Mundial de Clubes, contra o Chelsea, e no título da Recopa.

Gol de falta de Zé Rafael quebrou um tabu de 62 anos

Danilo e Zé Rafael comemora a conquista da Recopa Sul-Americana 2022 pelo Palmeiras contra o Athletico-PR, no Allianz Parque.
Cesar Greco

O tento de Zé Rafael na decisão pode ser considerado histórico: foi o primeiro gol de falta do Palmeiras em uma decisão de campeonato em 62 anos. A última vez havia sido com Romeiro, no terceiro jogo da final do Supercampeonato Paulista de 1959, contra o Santos (vitória palmeirense por 2 a 1).

Em 2021, o Palmeiras marcou quatro gols de falta: duas com Gustavo Scarpa, uma com Patrick de Paula e outra com o próprio Zé Rafael.

Vitória do Palmeiras sobre o Ceará quebra um tabu de 24 anos

Elenco do Palmeiras comemora o gol de Zé Rafael contra o Ceará, durante partida válida pela décima nona rodada do Brasileirão 2021, no Castelão.
Cesar Greco

Com o resultado de 2 a 1, o Palmeiras chega a três jogos sem perder no Brasileirão, algo que não acontecia há quase 3 meses

O Palmeiras visitou o Ceará na noite desta quarta-feira, em jogo atrasado válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, e venceu o adversário por 2 a 1. Zé Rafael, de falta, aos 48 minutos do primeiro tempo, e Deyverson, aos 26 do segundo, foram os autores dos gols palmeirenses; Cléber, aos 41 da etapa final, descontou para os donos da casa.

A vitória, além de fazer com que a equipe permanecesse no G4, também fez com que o Verdão quebrasse um tabu: havia 24 anos que o Palmeiras não vencia o Ceará como visitante.

A última vitória havia acontecido em 15 de abril de 1997. Na ocasião, com quatro gols de Viola e um de Rincón, o Verdão bateu o Vozão por 5 a 2, pelas quartas-de-final da Copa do Brasil daquele ano. Desde então, ocorreram nove partidas, com três triunfos cearenses e outros seis empates.

Apesar do longo tempo, o Palmeiras nunca ficou em desvantagem no histórico do confronto em jogos com mando do Ceará. Até o duelo de hoje, eram cinco vitórias para o Verdão, quatro derrotas e sete empates. Já no retrospecto geral, a vantagem é enorme: em 32 jogos, são 18 vitórias, 10 empates e as mesmas quatro derrotas.

Palmeiras volta a ficar três jogos sem perder no Brasileirão após quase 3 meses

Após atravessar um momento ruim no campeonato, no qual chegou a ficar cinco partidas sem ganhar, o Palmeiras vem retomando o caminho das vitórias. O triunfo contra o Ceará foi o segundo consecutivo.

Além disso, ao somar o resultado de hoje, com a vitória por 1 a 0 sobre o Internacional e o empate em 0 a 0 contra o Bahia, o Verdão chega a seu terceiro jogo sem derrota, algo que não acontecia desde julho, quando a equipe engatou uma sequência grande de vitórias.

O próximo compromisso será contra o Sport no Allianz Parque, segunda-feira às 21h30.